Kawata: mudanças de Resident Evil 6 não foram aceitas pelos fãs

Gamescom 2012: novas imagens de Resident Evil 6

O produtor de RE: Revelations e diversos outros títulos da franquia, Masachika Kawata, admitiu que as mudanças de jogabilidade realizadas em Resident Evil 6 não agradaram aos fãs. De acordo com ele, o foco nos controles e sistemas foi ampliado em relação a RE5 que, segundo ele, teve os gráficos e visuais como principal ponto de atenção dos desenvolvedores.

De acordo com Kawata, esse tipo de problema é comum quando uma empresa está desenvolvendo um game para a nova geração de consoles e serviu como lição para a Capcom no salto para o PlayStation 4 e o novo Xbox. De acordo com ele, a empresa deve continuar desenvolvendo games para os video games atuais mesmo com a chegada das plataformas seguintes.

Kawata também voltou a falar sobre a recepção negativa de Resident Evil: Operation Raccoon City. Segundo ele, as críticas não são motivos para interromper completamente uma linha de produção. Em vez disso, a Capcom está preferindo ouvir o feedback dos fãs e tentar produzir títulos e dinâmicas mais adequadas no futuro.

Tudo, porém, depende da dinâmica do mercado de jogos. E esse foi um ponto que Kawata fez questão de frisar, afirmando que esse – ao lado da vontade dos fãs – é o principal fator que direcionará não apenas a série Resident Evil, mas todos os jogos vindouros da Capcom.

Fonte: Videogamer. Obrigado a Hamidreza pelo link.


Tags: , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

44 Comentários em "Kawata: mudanças de Resident Evil 6 não foram aceitas pelos fãs"

  1. leaft4live 05/02/2013 at 13:20 -

    Não entendo esses ”fãs” no RE5 todomundo queria uma nova jogabilidade (andar e atirar) eles colocão mais movimentos e os ”fãs ficam desagradados?

    Acho que com essas noticias de vendas, fracassos a capcom vai desistir da fraquia, no minimo a saga ira parar no 8 +/- infelizmente :/

  2. Lilit 05/02/2013 at 13:25 -

    só acho que os fãs devem mudar assim como a franquia, voces não percebem que não terão mais o ”MEDO” que tinha antes? (re 1. 2, 3) voces eram crianças e cresceram , tente jogar qualquer outro jogo de terror vc n tera medo pq cresceu

    Ta na hora de criticar menos e parar de ser aquele fã boy de RE 1 2 3

    • Flavio 05/02/2013 at 13:38 -

      A não ser que você jogue Fatal Frame, esse sim da medo.

      • José Mac 06/02/2013 at 08:35 -

        Tive que responder essa, amigo, rs! Fatal Frame, uma das franquias que se pode realmente chamar de um survivor horror autentico!!! Um jogo de Terror com letra maiúscula!!!

    • coiote 05/02/2013 at 14:18 -

      RE6 história tosca, cheio de bugs, vilões retardados, jake patético, jogabilidade que não combina com RE (que porcaria de combo),

      eu gosto de SURVIVOR HORROR, pelo desfio e não pelo medo
      RE6 jogo mais facil do mundo

      re6 TENTOU SER TUDO, mas não foi quase nada

      • Lilit 05/02/2013 at 19:51 -

        Se gosta de survivor horror compre um PS1 e jogue Sh, Resident evil 1 2 3, quer desafio? jogue kinect god of war, etc.
        Se resident evil se mantesse no suvrvivor horror acho que a franquia não manteria muito tempo, para fãs veteranos conserteza querem a volta mais a unica coisa que sabe fazer é chamar o jogo de lixo merda? que fãs são esses? cada dia eu vejo comentarios e os fãs vão piorando cada vez mais.
        Criticar o jogo? é claro pois com as nossas criticas que eles vão melhorando ais ficar
        esculaxando é de mais né? pfvr

        ”Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”
        Charles Darwin

    • Felipe Demartini 05/02/2013 at 14:20 -

      Pq vc comentou duas vezes com nomes diferentes? Não precisa disso para reafirmar sua própria opinião….

    • coiote 05/02/2013 at 14:30 -

      RE6 história tosca, cheio de bugs, vilões retardados, jake patético, jogabilidade que não combina com RE (que porcaria de combo),

      eu gosto de SURVIVOR HORROR, pelo desfio e não pelo medo
      RE6 jogo mais facil do mundo

      re6 TENTOU SER TUDO, mas não foi quase nada

      vc quer que a gente coma uma merda e ainda fale “hum que delicia”

  3. The_Mercenary 05/02/2013 at 13:28 -

    Eu acho que a decepção dos fans não foi com a jogabilidade de RE6 e sim como foi o desenvolvimento das campanhas.Um enredo com vários personagens,eu percebi diversos “furos” até para ocorrer os tais “cross-over”(ou crossing,não lembro).
    Exemplos:
    Campanha do Chris em cruzamento com a do Jake,no leste europeu,o time do Chris some,para Jake e Sherry ajudarem alpha team,que na hora do jogo ficou só Chris,Piers e Finn. O resto sumiu.
    Campanha do Leon super forçada,você ve os caminhos e já sabe o que vai acontecer,como zumbi no chão e você não pode atirar,detector de metais e outros.
    Leon e Helena são jogados para fora do ônibus indo para a catedral e nem se machucam.
    Onde Carla tirou tanto recursos para criar a Neo-Umbrella sem o conhecimento ou interferência de Derek.
    Fora outras coisas…

    O que me decepcionou foi isso.

  4. Renan Izidro 05/02/2013 at 13:51 -

    Kawata tá abrindo os olhos finalmente.
    Burro !!!!!! estamos reclamando há tempos e em pleno 2013 ele vai ouvir ??? pff

  5. aoshi001 05/02/2013 at 14:13 -

    Olá felipe, Gostaria de saber se no Resident Evil remake é possivel selecionar o nivel da dificuldade?
    Se não for jogando com a Jill seria o modo normal e com o Chris seria o hard?
    valeu.

    • yuri 06/02/2013 at 00:04 -

      da primeira vez que voce joga(fundo vermelho), tem a opção hiking, que é o easy, e o mountain climbing, que é o normal mode. uma vez zerado o jogo(fundo amarelo), voce tem o Once Again… com easy, normal e hard habilitados. tem o real survival, que é o modo hard com baús deslinkados e o invisible enemy, que dá pra escolher a dificuldade.

  6. lucas 05/02/2013 at 14:35 -

    eu não tenho nada de muito grave contra a jogabilidade de re6, mas prefiro o bom e velho sh.

  7. LJ 05/02/2013 at 15:04 -

    Jogabilidade de RE:6 foi uma das melhores que já vi na série, o pessoal prefere a jogabilidade tanque de RE:5 e daí ficam tudo revoltado quando pegam uma bem diferente.

  8. lucas 05/02/2013 at 16:12 -

    todo jogo tem seus problemasna jogabilidade por menor que sejam não é verdade

  9. SkyblackX 05/02/2013 at 16:52 -

    São muitas opiniões diferentes, não acho exatamente que foram as mudanças, mas sim a campanha superficial, sem alma, sem uma trama envolvente… Ou alguém comprou o jogo por causa dos Mercenários? E a Capcom continua lançando DLC para esse modo…
    Tem que tomar na cara mesmo.

  10. Chris Redfield 05/02/2013 at 18:13 -

    eu acho q a cada dia q passa + a tecnologia melhora e as pessoas pioram…antes começou no Atari…depois veio Playstation e Nintendo 64(sei q tiveram Mega Drive e tal + me refiro a grande evolução)..depois Playstation 2, Xbox e GameCube…e hj temos os grandes Xbox 360 e PS3..e em breve a nova geração…a tecnologia sempre avança..e com ela os games vão ficando cada vez + reais..Resident Evil 4 foi uma evolução deixou + realista em relação a R.E 1,2 e 3..aí veio o 5 e deixou ainda + realista..e agora veio o R.E 6 q deixou + realista ainda com movimentos + dinâmicos e contra ataques..tudo ficou + d acordo com o q se pode fazer na realidade…+ aí vem as pessoas q estão cada vez + burras e + retrógradas..q ainda preferem uma jogabilidade ñ realista d quase 20 anos atrás…é essa a nova geração desse mundo?…então creio q nunca vamos chegar ao ponto da realidade virtual pq a realidade ñ demonstra tantos desafios e limitações q os games do passado..então por isso vc vê q hj as máquinas querem ser humanas..e os humanos querem ser máquinas…é minha gente..aos olhos do progresso as pessoas pensam d+ e sentem d menos…pessoas burras…assim como a nova geração….analisem e perceberão..se vc ñ é assim..olhe em volta e vai entender o q eu estou falando e vai se sentir tão revoltado qnto eu…um salve para aqueles q REALMENTE entenderam a mudança da série até agora e a grande EVOLUÇÃO q é Resident Evil 6..tem seus baixos..tem sim..+ q game ñ tem?..é isso q faz dele um simples game..se ñ seria um filme…ainda + próximo da realidade…o único ponto realmente baixo d R.E 6 foi Jake Muller e a ausência d Jill Valentine….ponto final.

    • José Mac 06/02/2013 at 09:00 -

      Kkkkkkkkkkk, vc fez toda uma “filosofia de vida” pra dar sua opinião, rs!!!!
      Bom, tenho que concordar, as pessoas estão bem chatas e reclamonas conforme as coisas avançam mesmo, ms fã de RE se tornou BEM exigente com o passar dos anos, não pq estão “emburrecidos”, mas pq foram acostumados com jogos esteticamente perfeitos para suas épocas até RE5, e qd chegou RE6 com alguns defeitos, aí causou revolta em muitos.

    • @Jrloures 06/02/2013 at 15:30 -

      Amigo, eu concordo com cada palavra que vcê disse, as pessoas precisam evoluir e muito ainda, excelente ponto de vista! fora que a CAPCOM faz tudo para agradar, como reclamaram da camera, os caras ajustaram, reclamaram da dificuldade e os caras balanciaram, o que esses caras tem que reclamar do jogo, fora que o modo online como o co-op esta excelente, como respostas e interactividade com seu parceiro, os caras arrumaram a jogabilidade e o menu d dbusca do caça agentee essas pessos reclamam que antes era horrivel de barriga cheia, sim o jogo tem seus defeitos, mais pfvr né, vamos ter o senso que os caras estão inovando cada vez mais e a CAPCOM esta de parabéns por chegar onde chegou, excelente ponto de vista!!

  11. negushy 05/02/2013 at 18:51 -

    esse Kawata ta querendo ser puxa saco dos fãs mesmo hein, so dizendo para RE voltar as origens e que o foco sera o horror, sei nao viu. acho que ele t asendo pago pela capcom pra virar o ‘Heroi” que vai salvar a serie.

    • José Mac 06/02/2013 at 08:41 -

      Putz, se o cara não responde os fãs, ele é um safado que não liga pras opiniões. Agora, se ele se importa com as opiniões das pessoas e reconhece erros, ele é puxa-saco dos fãs??? Vai entender…

  12. negushy 05/02/2013 at 18:57 -

    ou reviver a serie. pq ela nao precisa ser salva. pelo menos olhando pelo lado financeiro

  13. levasco 05/02/2013 at 20:59 -

    RE6 não é um jogo ruim nem excelente, é mediano.
    Tem seus acertos e erros mas no geral não precisa ser esculachado.
    Jogar com Chris e Leon juntos seria legal, a presença de Jill e Claire deixaria o jogo muito carregado. Fora alguns problemas no geral o resultado é aceitável.
    É claro que não teremos o medo que tínhamos nos primeiros, evoluímos, mas é possível mesmo aos “adultos” serem surpreendidos com uma história bem feita e uma ambientação que deixe o jogador tenso.
    Como em RE1, não eram sustos constantes ou clichês que criavam a atmosfera do jogo, mas sim o ambiente e um roteiro criativo que sempre colocava o personagem em desconforto e desvantagem que trazia o “medo”.
    O que gostaria é que nos próximos RE a ação e o terror, survivor horror ou como quiserem chamar sejam balanceados de modo a não termos nem um Gears of Evil nem um jogo amarrado, e com puzzles criativos, que desafiem o jogador e exija que ele saiba ou aprenda coisas extra jogo para conseguir chegar na solução.
    Kawata não é nem herói nem vilão, apenas deve estar comentando o feedback que a Capcom recebeu, assim como Mikami, que teve seu brilhante trabalho, acabou seu ciclo e pronto.
    Espero que não percam o jeito de fazer bons roteiros, que são um dos maiores legados de RE, o que poderia se perder em um eventual Reboot.
    Mudanças são bem vindas, tudo tem de evoluir e melhorar, e se por acaso a Capcom tiver que dar um passo pra trás corrigindo erros isso é legal. Prefiro a jogabilidade de RE5 à dos RE PS1, porém gosto mais da ambientação dos antigos.
    RE legal é com balas contadas, enredo envolvente e personagens marcantes, sei que não é fácil, mas eles tem capacidade pra fazer.

    • Bruno D cesar 05/02/2013 at 21:13 -

      Otimo comentario, concerteza a Capcom pode sim fazer um jogo deslumbrante.

  14. Bruno D cesar 05/02/2013 at 21:10 -

    Felipe, em RE6 foi a jogabilidade que mais te decepcionou?
    O que decepcionou pra mim nao foi a jogabilidade e sim a falta de cuidado, que a Capcom teve, algo antes inexistente nos jogos numerados da franquia.

    • Felipe Demartini 05/02/2013 at 21:52 -

      Não a jogabilidade em si, mas todos os bugs contidos nela. E, como vc disse, a falta de cuidado em geral com o game.

  15. Rafael 06/02/2013 at 00:02 -

    pessoal eu vejo as coisas de um modo diferente, em achar que a franquia vai voltar a ser exatamente como era antes de RE 4, mas eu encaro a realidade e digo que nai vai ser igual, talvez parecido, o shinji mikami mudou as coisas para sempre quando fez Re 4 e nem mesmo um reboot irá fazer fazer a franquia voltar a terror como tinhamos antigamente.

    eu percebi que a jogabilidade resident evil seria voltada ação logo depois que soube devil may cry era para ser um resident evil em 2001, então percebi que era questão de tempo até lançarem um jogo RE que tinha muita ação e Re 4 foi o jogo que me fez ver o que a capcom faria.

    Eu presumi que a re 4 seria o incio da jogabilidade e re 6 seria o auge da jogabilidade frenética.

    a partir de agora a capcom deve aos poucos ir levando a série para outro caminho que seja um misto de survivor horror e ação, o revelations é apenas o começo dessa nova jogabilidade. Acho Re 7, 8 e 9 terão essa jogabilidade e então a capcom deve mudar o genero e a jogabilidade da série novamente.

  16. José Mac 06/02/2013 at 08:50 -

    Tá maluco, não mude a jogabilidade!!! Quer dizer, mude os pontos ruins e de bugs, mas nunca mais tire a função de poder andar e atirar, a possibilidade de se esquivar e a possibilidade de golpes físicos!
    ———————————————————————————————————-
    Como comentei em posts anteriores, o que a série tá precisando é de munição escassa e um certo temor de se enfrentar inimigos, justamente por conta da falta da munição. Essa pegada de até rato no cenário deixar balas de escopeta não dá…

  17. Chris Redfield 06/02/2013 at 12:48 -

    José Mac..games esteticamente perfeitos pra sua época?…olha o gráfico dessa geração e olha o da geração do playstation 1 e 2..ñ tem nem comparação…e mesmo daquela geração também tinham bugs e outros erros ridiculos + nós respeitávamos pelo fato d q eram consoles muito pobres em comparação com PS3 e X360…então hj qualquer erro q aparece em um game as pessoas falam super mal…nada é pior do q Operation Raccoon City e o R.E 6 é 1 zilhão d vezes melhor q aquele lixo tanto em gráficos quanto em história E jogabilidade… se vcs verem eu e os meus amigos na Xbox Live então vc vai achar q nós somos deuses…pq ñ temos problema nenhum com os controles..ñ temos problema nenhum com a câmera…gente..é tudo uma questão d prática..games são q nem treinamento..e a prática leva a perfeição..então é burrice falar q a câmera é ruim q o gameplay é ruim..qndo qm jogou Gears of War..Army of TWO..enfim entre outros games em 3ª pessoa se acostuma rápido com os comandos do R.E 6…e nem precisa d outros games..ahh + é verdade eu esqueci q a paixão nacional aqui é jogar PES e FIFA e COD..sem falar no PC q o povo vai pra esses WoW entre outros..então realmente esse povo q só curte esses games q eu citei e outros com os mesmos parâmetros realmente ñ vão conseguir jogar R.E 6 nunca..

    • José Mac 07/02/2013 at 09:05 -

      Concordo tanto com vc que eu mesmo sou um dos que AMOU a jogabilidade do RE6! Jogo ele brincando tb, só reconheço que tem uns pontinhos negativos (QTE, por ex)!

      Só não concordo com vc em uma coisa: a questão da comparação entre os gráficos de hj com os de antigamente. Amigo, os gráficos de antigamente eram considerados quase perfeitos, SIM, simplesmente pelo fato de que era perto do melhor gráfico que se podia ver naquela época. Quando saiu RE2, eu fui um dos que exclamei: “Cara, que gráficos!!!”.

      Então, eu acho meio incoerente querer comparar coisas de hj em dia com as de antigamente, pois a tecnologia só avança. É óbvio que o que sai hj em dia sempre vai ser melhor.

      Outra coisa que acho que vc me interpretou mal: qd eu disse “jogos esteticamente perfeitos”, eu me refiria ao conjunto da obra, incluindo jogabilidade e ausencia de defeitos graves, como vc ser mordido por um zumbi sem cabeça ou uma QTE que aparece por milésimos de segundos sem nem te dar a chance de apertar o botão. Os REs antigos tem bugs? Sim, mas são muito menos que os de hj em dia. Porém, isso não evitou que eu amasse RE6 como amo. A diferença é que eu reconheço algumas imperfeições, só isso.

  18. Jorge Luiz 06/02/2013 at 13:03 -

    Eu nada tenho contra a jogabilidade, câmeras e etc.
    Só acho que RE6 fugiu de seu estilo e está abaixo de RE4 e 5, estes foram muito mais atraentes, melhor dizendo, prendiam mais a atenção. Acho que esse negócio de muitas histórias com personagens diferentes e zumbis que estão muito mais para personagens mascarados, não ficou legal no RE6.

    Também jogo FIFA (menos este ano), BF3, Need For Speedy, Poker, Sinuca e mais algumas coisinhas de vez em quando, mas RE sempre esteve no “bolo principal” junto com FIFA.

  19. Chris Redfield 06/02/2013 at 13:04 -

    ahh e além do + José Mac…”Como comentei em posts anteriores, o que a série tá precisando é de munição escassa e um certo temor de se enfrentar inimigos, justamente por conta da falta da munição. Essa pegada de até rato no cenário deixar balas de escopeta não dá…”…é tudo uma questão d como vc joga meu amigo..tem pessoas q gastam muita munição e outras como eu q ñ gastam muita munição..então o game vai t dar munição sim..+ vc q escolhe se pega a munição ou ñ..é uma questão d opção o seu modo d jogar é uma coisa q vc mesmo define assim como a sua arma predileta e etc.. vc ñ precisa pegar munição pra armas q vc ñ vai usar né?..então a Capcom ñ errou nisso..ela apenas abriu as opções pra vc jogar da maneira q vc quiser jogar

    • José Mac 07/02/2013 at 09:15 -

      Ah, sim, claro, e no meio daquele tiroteio frenético, eu vou parar naquela correria levando tiro de tudo que é lado, e vou ficar escolhendo o que quero pegar: “ahh, essa bala eu não quero, aquela eu não preciso…” Ou pegar tudo na correria mesmo pra depois parar numa parte do cenário e ficar jogando fora o que não quero. Aff…

      Sabe quando é que vai se poder dizer que a Capcom “abriu as opções”? Quando antes de jogar, aparecer um menu dando a opção de que armas ou frequencia de dropagem de munição a gente vai querer. Aí sim, vai se poder dizer que o jogador tem opções…

      • Chris Redfield 07/02/2013 at 12:58 -

        viu aí está a sua sensação d tensão vc ñ consegue analisar nem pensar em uma situação dessas d tiroteio..então vc tá tenso…aí está a sua própria sensação d sobrevivência…é isso q a Capcom quis..apenas mostrar q existem várias maneiras d ser um horror d sobrevivência tanto na ação quanto no terror..a sobrevivência é presente e a tensão varia d acordo com o jogador..tem bugs no R.E 6 tem esse lance do zumbi sem cabeça t atacar e tal..pô esses são uns erros q pô ñ estragam a experiência d jogo meu e além do + isso só acontece com os zumbis no game e pô é só o seu parceiro na hr q isso acontecer t ajudar lá q vc nem sofre dano nenhum então..tem bugs tem..+ esse é um q pode ser até evitado né cara tanto vc desviando do zumbi qnto seu parceiro t ajudando

  20. Chris Redfield 06/02/2013 at 13:12 -

    Jorge Luiz..zumbis mascarados..ñ primeiramente aprenda a história…os q usam máscaras são os J’AVO entendeu ñ são zumbis..os zumbis estão lá sim..+ ñ estão d máscaras tá..os q usam máscaras são os J’avo e também eles usam pela aparência q eles ficam por causa do C-Virus vc vê q na Edônia eles ñ usavam máscaras..+ na China eles já uniram o útil ao agradável com máscaras chinesas lá..então analise a história antes d flar mal..a Capcom ñ errou na história com isso..o único furo e erro d história q a Capcom fez em R.E 6 foi o Jake Muller e a total ausência d Jill Valentine

  21. Chris Redfield 06/02/2013 at 13:26 -

    gente e pela última vez…parem d achar q Resident Evil é uma história d zumbis..Left 4 Dead é uma história d zumbis..Resident Evil nunca foi uma história d zumbis..Resident Evil é uma história d armas virais e os inimigos do game são apenas o resultado do vírus em questão naquele organismo vivo…só pq começou com um vírus q por causa da união do vírus progenitor com o DNA da sangue suga veio o T-Virus q nos humanos deixava eles daquele jeito d zumbis por assim dizer..ñ significa q sempre vai ser sobre zumbis e q os outros virus q aparecem na série tem q ter o mesmo resultado zumbi canibal lerdo e gemendo pra todos os cantos..pô gente..deixem d ser leigos e analisem + a história q está se passando no game..leiam os files e tudo o + pô..todos sabem q tanto no passado qnto hj em dia..as melhores série d games do planeta sempre foram e são Resident Evil e Metal Gear Solid a nivel d história e tudo o +..hj em dia temos Assassin’s Creed..Gears of War e Dead Space..ñ preciso citar Call of Duty pq Call of Duty ngm liga pra história até pq a história ñ é tão boa assim..o povo gasta todo ano com Call of Duty só pra jogar mata mata..Call of Duty nada + é do q um CS melhorado hj em dia..ngm qr história só qr saber d ser gatilho nervoso..e conseguiu 500 milhões o Black Ops 2…pra vc ver como tem gente burra e sem sentido nenhum nesse mundo…+ Call of Duty é lgl se vc jogar como uma forma d diversão e treinamento d tiro tb enfim até as forças especiais do Exército Americano treinam com Call of Duty né..então como um treino Call of Duty é muito bom…+ é um erro dizer q Call of Duty é melhor q Resident Evil..Metal Gear Solid..e até msm Assassin’s Creed, Gears of War e Dead Space

    • esdrasb 06/02/2013 at 13:54 -

      amigo qm direciona os rumos da história são os produtores, eles poderiam continuar numa linha Survivor Horror (q foi o q fez o sucesso da serie) ou levar p estilo TPS-acão e aventura… construindo toda uma coesão.
      o resident q os fãs antigos qrem é com o Clima, ambiente, apreenção… dos primeiros utilizando as tecnologias atuais.
      resident era um jogo q vc tinha q se adequar p jogar, hoje o problema e q o jogo qr se adquar a todos com isso perdendo a sua essencia.
      resumindo resident tem q seguir o modelo de Re Revelations, q é o jogo atual q mais representa um resident evil moderno autentico!
      por mais q vc qira se justificar algo com os roteiros e trama lembre o q eu falei no inicio do meu comentario. quando o povo diz q qr resident como os primeiros não sei como tm gente q acha q é com jogabilidade e grafico de ps1, logico q não é.
      qremos algo moderno, com otimos graficos e jogabilidade, mas resident evil é muito mais q isso, é clima, é tensão, é personagens envolventes, é boa trama, é agonia, é ufa, é sobrevivencia é humanidade…!!!
      re 6 foi um otimo, mas otimo jogo mesmo! mas não foi um” bom” resident evil! a história montada ficou com muitos exageros de explosões, ação… resident tem q ter equilibrio na ação, no terror e na sobrevivencia.

  22. Jorge Luiz 06/02/2013 at 15:11 -

    Chris Redfield, legal suas explicações, eu não acompanho a trama, apenas jogo, em que pese ter jogado a série inteira e eu ser um fã da série, não fico concatenando os fatos, não que não ache legal, mas apenas não tenho tempo para fazer isso.
    Independentemente de ser ou não sobre zumbis, o fato é que eles mexeram demais e ficou parecendo game de artilharia pesada e não gostei desse RE6, prefiro o 4 e 5 e que também mudaram em relação aos demais mas manteve o seu “espirito”.

    Acho que o mercado já demonstrou que não gostou como mostram os resultados das vendas e a crítica em geral.

  23. Chris Redfield 06/02/2013 at 17:20 -

    esdrasb o clima ñ ficou ação vc tem q entender q horror d sobrevivência é + do q sustos amigo..Silent Hill por exemplo ñ é horror d sobrevivênvia..é psicological horror por isso q assusta…horror d sobrevivência é a situação q t proporciona ter q sobreviver…explosões é normal vc ñ está em um ambiente fechado como d uma mansão né vc tá em um local + aberto então é claro q explosões acontecem pq a situação agora virou uma guerra contra as B.O.Ws amigo então é claro q granadas são usadas e tal é uma coisa normal em uma situação d guerra…a história conta sim o Revelations a situação ñ tinha atingido um nivel catastrófico como no R.E 6 por isso q no Revelations foi assim…a questão é apresentar a situação como seria sendo contida antes d um nivel crítico( como mostrado em Revelations) e mostrando uma situação já em niveis críticos como foi em R.E 6..os personagens continuam envolventes ou vc se esqueceu q Leon…eu Chris Redfield..estávamos presente em Resident Evil 6…e os personagens principais da série somos eu Chris Redfield..Leon S Kennedy..Jill Valentine e até a Ada Wong pq é par romântico do Leon..a Claire minha maninha ñ tem motivo pra ser personagem jogável pq ela ñ é uma combatente + ela ainda está presente na série qm leu os files do R.E 6 vai entender…a história está + realista gente..a Capcom só está mostrando nas histórias situações críticas e situações q ainda podem ser evitadas…Revelations ñ é terror tb ñ ñ tem terror em Resident Evil o horror d sobrevivência sempre foi a situação q t colocam como vc e seu parceiro sendo caçados por todos e tendo q sobreviver..coloque isso em uma situações real e vc vai ter uma tensão..é óbvio é normal…só q estamos vendo o lado d pessoas altamente treinadas pra lidar com aquela situação e combatendo ñ só para sobreviver + sim para atacar e exterminar…por isso q vcs fãs d R.E 1,2,3 tem q entender q a situação d lá pra cá atingiu níveis catastróficos então o q estamos vendo na série hj é uma situação d combate as B.O.Ws e a investigação e prisão d pessoas responsáveis por isso e companhias q estejam envolvidas..Resident Evil continua sendo Resident Evil só q os personagens só ficaram melhores + bem treinados e passaram a ñ só sobreviver + atacar e exterminar a situação d perigo

    • esdrasb 06/02/2013 at 17:43 -

      amigo acho q vc não entendeu o q eu disse, estou falando q toda esta coerencia q vc fala da história foi um dos possiveis rumos p o futuro da serie ,nesse caso p fazer resident ser um jogo de ação a história teria q ir p esse rumo (seria o mais sensato), assim como se fosse continuar survivor horror iria p outro rumo, a trama de resident abre um leque de caminhos e possibilidades q podem ser explorados destacando um estilo de game, é isso q estou dizendo!.
      no meu coment eu nem usei a palavra sustos, vc foi qm usou no seu. pois sustos em resident é so uma consequencia, não é algo tão relevante p mim. susto e terror são relativos p cada pessoa. por isso q eu defendo “survivor horror” posso não levar nem um susto ou sentir medo mas o jogo tem seu clima tenso, sensação de sobrevivencia, o pego de surpresa… entende!? então tudo em re6 pode sim fazer sentido só p este rumo de ação.afinal o ataque global poderia não acontecer. aconteceu? então é uma oportunidade de fazer um resident de guerra.
      – não me delongando acho q deu p vc entender meu ponto de vista. saiba q entendi o teu, faz sentido dentro daquela realidade p re6.

      • Chris Redfield 07/02/2013 at 13:07 -

        é cara só q o survivor horror continua presente d qualquer forma..a única mudança em R.E foi a câmera e as possibilidades d vc fzer + coisas dentro da realidade como contra ataque..rolar no chão e desviar d um ataque isso faz o ritmo do game ficar + frenético e rápido..faz sim..+ tudo na realidade acontece d forma + rápida msm..por isso q teve essa mudança na série a sobrevivência continua lá + o ritmo apenas ficou + rápido..q pode ter esse clima d ambientes escuros pra dar aquela tensão e tal..pode sim..+ ao msm tempo poderia ñ ficar tão realista e seria uma coisa forçada só pra vc ficar na tensão….a idéia da Capcom é deixar as coisas + realistas d uma forma d como aquilo seria se realmente acontecesse…a questão é q vc tá vendo a série Resident Evil como sendo apenas um game..qndo a série na verdade tem uma história com bases reais e até vírus q podem ser criados na vida real com tempo e dinheiro sendo investidos no projeto..e tem tantas armas virais no mundo q vc nem sab da existência q pode até ser q já exista um vírus como o T,G,C,Las Plagas e por aí vai

  24. FelipeWeskerRedfield 06/02/2013 at 23:28 -

    oque eu mais odiei nem foi a jogabilidade foi esse Jake eles matam Wesker e coloca qualquer um como filho dele

  25. Thiago 07/02/2013 at 12:24 -

    eu também concordo que se resident evil voltar ao modelo antigo, o jogo alem de não dar medo vai ser monotono, porque já crescemos e já vimos o gameplay antigo.

  26. Thiago 07/02/2013 at 12:26 -

    eu gostei do jake, mas acho que os movimentos dele não ficaram tão fodas como os de wesker