Entrevista com Christopher Emerson, dublador de Piers

Entrevista com Christopher Emerson, dublador de Piers

Christopher EmersonUma das grandes novidades da Comic-Con 2012 foi a revelação do grupo de atores que interpretará cada um dos personagens de Resident Evil 6. Lá, em meio a grandes nomes como Roger Craig Smith ou Troy Baker, está Christopher Emerson, o americano de 30 anos que aparece agora em um dos maiores trabalhos de sua carreira: o papel de Piers Nivans no sexto game da saga.

Tendo os video games como um dos principais passatempos da infância, assim como a maioria de nós, Emerson acumula papeis em filmes como “Do Que As Mulheres Gostam” e “Spaceboy”, além de aparições nos seriados “House” e “Cold Case”. No mundo dos jogos, participou da produção de títulos como Command & Conquer 3: Kane’s Wrath e Ready 2 Rumble Revolution.

Em entrevista ao Resident Evil SAC, o ator, que também é praticamente de paragliding e piloto licenciado de helicópteros, se mostra incrivelmente à vontade no papel de Piers Nivans. Com bastante bom humor e uma atenção incomparável, Emerson respondeu às nossas perguntas e revelou um pouco mais sobre a personalidade de um dos novos personagens de Resident Evil 6.

  • Como você definiria Piers Nivans?

Piers Nivans, o jovem prodígio da B.S.A.A., é um grande atirador, assim como Chris. Ele é conhecido como “o homem que nunca perde um alvo” devido à sua concentração e precisão extremas. Em Resident Evil 6, sua determinação é encontrar o capitão Redfield, que está desaparecido após a perda de sua memória, e trazê-lo de volta para a liderança do esquadrão.

Ele também pode ser caracterizado como alguém muito responsável e astuto, capaz de influenciar seus companheiros sobre a melhor forma de agir no campo de batalha. Essas qualidades tornam Piers um parceiro confiável e importante para Chris. Seu capitão sabe que ele, um dia, liderará toda a B.S.A.A.

  • Você fez algum tipo de preparação para o papel?

No papel de Piers, eu estava sendo recrutado para a B.S.A.A. a principal organização de defesa contra o terrorismo biológico da Organização das Nações Unidas. E como todos os fãs sabem, a equipe é normalmente a única coisa que protege o mundo de um dia MUITO ruim que, nesse caso, pode significar a devastação completa da raça humana pelas mãos de malucos com gel no cabelo como Albert Wesker, por exemplo. Então sim, pode apostar, eu me preparei!

Assisti a muitos vídeos de jornalistas durante a Guerra do Golfo e Invasão do Iraque para trazer autenticidade à forma como uma equipe militar se comunica, avança e permanece unida para lidar com os problemas brutais da vida real. Acredito que os jogadores e os soldados de verdade merecem esse tipo de atenção na hora em que é preciso retratar uma guerra, mesmo que ela aconteça contra zumbis e monstros.

  • Você é fã de video games? Jogou algum Resident Evil antes ou após conseguir o papel?

Joguei pelo menos boa parte do primeiro ao quarto games. Mas quando obtive o papel, ainda não tinha jogado Resident Evil 5. Comprei o jogo no mesmo final de semana e o joguei inteiramente antes da primeira sessão de gravações. Pensando bem, eu podia ter pedido uma cópia para a Capcom. Duh! [risos]

Eu cresci com videogames, eles foram uma grande parte da minha vida. Então, foi muito divertido jogar um deles como “pesquisa para trabalho”. Foi um daqueles momentos em que você sente sua criança interior gargalhando sobre o quanto isso é legal. Ou o quanto isso é nerd. Você sabe… de uma maneira cool.

  • Como foi trabalhar com a gravação de voz e captura facial?

Apesar de ter tido papeis pequenos em outros jogos antes disso, Resident Evil 6 foi minha primeira experiência com a captura facial. E que ótimo jeito de conhecê-la! Estamos em uma ótima época para se trabalhar com video games, com tantos avanços acontecendo na tecnologia a cada ano.

Agora, para um ator, é possível realmente dar vida e nuances à forma como o personagem se comunica e interage com o mundo ao redor dele. Mas mais importante, tudo isso cria um universo mais rico para a imersão dos jogadores.

Por exemplo, se eu quisesse que Piers tivesse um tique sempre que ficasse nervoso, isso realmente apareceria no jogo e poderia ser visto pelo jogador. Mas só para constar, eu NÃO dei um tique nervoso a ele. Piers é legal demais para isso. Ele não tem tiques, ele GERA tiques. Vou trabalhar para que isso seja o novo slogan dele.

  • Você atuou ao lado de Kevin Dorman [o dublê que interpreta os movimentos de Piers] ou os dois trabalhos foram feitos de forma totalmente separada?

Kevin Dorman é INCRÍVEL! Mas o mais louco desse tipo de trabalho é que, até hoje, eu ainda não me encontrei pessoalmente ele. E ainda assim, toda atuação e captura de movimentos que ele fez foram imprescindíveis para que eu pudesse compor minha performance vocal e facial como Piers Nivans.

Na maior parte do tempo, estou atuando enquanto assisto ao trabalho de Kevin em um monitor. As cenas, muitas vezes, foram gravadas muitos meses antes nos estúdios da Just Cause Productions, em Los Angeles. Assim, rosto, corpo, movimentos e voz estarão sincronizadas no jogo. Tenho um respeito e admiração especial pelo trabalho dele em Resident Evil 6.

Entrevista com Christopher Emerson, dublador de Piers

Emerson durante uma das sessões de gravação.

  • Qual foi o principal desafio de interpretar Piers?

O quanto ele é mais bonito do que eu. Mas nosso sensacional diretor de dublagem, Liam O’Brien, me consolava dizendo que eu tenho uma voz ótima e que se sentiria muito melhor se eu voltasse logo ao trabalho.

  • Os fãs brasileiros estão bem empolgados com Resident Evil 6 e Piers Nivans, principalmente as garotas. O que podemos esperar do seu personagem e do título como um todo?

Especialmente as garotas, hein? [Risos] Nem todo mundo sabe disso, mas na academia, ele era conhecido como Piers “Lady Sniper” Nivans. Claro, Chris Redfield pode ser perigoso e excitante em uma primeira olhada, mas, moças, Piers é o cara que você deve levar para casa e apresentar à mamãe e o papai.

Ok ok, vou parar. A Capcom vai ficar louca comigo por estar incitando fan fiction demais sobre meu próprio personagem. Para responder à pergunta, com Piers as garotas podem esperar um personagem heroico e corajoso com um rosto bem marcante, bíceps poderosos, lealdade inabalável, extremamente devotado e com os músculos abdominais de um deus grego.

E… então, Capcom, não me demita… Falando sério, dá para esperar uma série de cenas dramáticas e intensas entre Chris e Piers ao longo do jogo. A história de Resident Evil 6 é uma das melhores até agora e acho que os fãs vão gostar de verdade.

  • Em todo jogo, Chris aparece como um verdadeiro líder. Agora, porém, ele está transtornado e apresenta um comportamento caótico. Piers parece agir como um contraponto a tudo isso. Como a relação dos dois evolui ao longo de Resident Evil 6? Eles chegam a brigar ou entrar em conflito?

Chris foi o líder de elite da B.S.A.A. por muito tempo, mas agora está “transtornado”, como você disse. Piers representa a próxima geração de liderança do esquadrão, que admira e acredita, mais do que todo mundo, que Chris é a melhor defesa da humanidade contra os inimigos. Tudo isso leva a intensos conflitos e testes de confiança entre os dois personagens.

Essa é uma pergunta fantástica. A dinâmica entre eles é um dos pontos que faz a trama de Resident Evil 6 ser ótima. Eu penso em Piers como Samwise Gamgi, enquanto Chris Redfield é Frodo Bolseiro [ambos personagens da franquia “O Senhor dos Anéis”. Só que, como vocês sabem, com armas MUITO grandes.

  • Piers conhece todo o passado de Chris como um agente antibioterrorismo? Ele sabe sobre a história dele com Wesker e da ligação de Jake com o vilão?

Piers já conhecia o “grande Chris Redfield” quando entrou na B.S.A.A. Além disso, só posso dizer que os jogadores devem mergulhar na história quando o game for lançado e descobrir sozinhos o que Piers sabe sobre Wesker e Jake.

Entrevista com Christopher Emerson, dublador de Piers

  • Em Resident Evil: Marhawa Desire, Piers é mostrado como alguém sossegado, que reage às batalhas com tranquilidade e fazendo piadas. Esse comportamento também está presente no game?

Sem dúvida. Piers aparece pela primeira vez em Resident Evil 6 mas já está sendo estabelecido na franquia. A aparição dele no game foi escrita tendo Marhawa Desire em mente, então, essas características estão presentes no jogo.

  • Diversos personagens da série não voltam a aparecer após o game em que são apresentados. Você acha que há uma chance de vermos Piers novamente?

Como alguém que passou momentos incríveis criando e trazendo esse personagem, eu adoraria poder responder essa pergunta. Mas, sinceramente, não faõ a menor ideia. Essa é uma informação que apenas a Capcom sabe.

Mas… Já que você comentou que Piers Nivans é especialmente popular com as brasileiras, eu peço: garotas do Brasil, comecem uma campanha escrita agora mesmo! Escrevam “Piers Nivans Sexy Para Sempre!” em um envelope e enviem cartas para:

Capcom
800 Concar Drive, Suite 300
San Mateo, CA 94402-2649

A Capcom vai me matar. Na verdade, pensando bem, enviem para mim em vez disso.

  • Há algo mais que você gostaria de dizer aos fãs?

Sou sortudo e agradecido pelo convite para participar dessa série de games única e dramática, esse extraordinário universo de Resident Evil. Já recebi muitos comentários positivos, cartas, “joinhas” no Facebook, textos em blogs e tweets para @PlanetEmerson de fãs da franquia de todo o mundo.

Então, eu gostaria que os fãs soubessem que VOCÊS são a razão pela qual trabalhamos duro para criar esses personagens complexos e mundos tão autênticos e ricos. Porque quando o trabalho chega ao fim, tudo o que queremos é ter colocado no jogo algo que vocês não estavam esperando. Algo que acelere a sua mente, bombeie o seu sangue, que seja divertido, instigante, algo…

Evil.

Muito obrigado por ser um fã e aguarde Resident Evil 6, que será lançado em todo o mundo no dia 2 de outubro.

Mais uma vez, o Resident Evil SAC gostaria de agradecer a atenção e o carinho de Christopher Emerson no decorrer desta entrevista. E fica a nossa expectativa de vermos o dublador e Piers no futuro da franquia.

Once again, Resident Evil SAC would like to thank Christopher Emerson for all the attention and care in the course of this interview. We hope to see you and Piers in a future game.


Tags: , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

22 Comentários em "Entrevista com Christopher Emerson, dublador de Piers"

  1. Lara 27/07/2012 at 19:18 -

    Seria Piers o “fã n2 de Chris?” 🙂 🙂 🙂
    legal essa entrevista deu para saber um pouco mais sobre esse personagem que possivelmente substituirá Chris no futuro.
    Ele me parece uma junção do Leon e do Chris 🙂 🙂

  2. MathRe 27/07/2012 at 19:20 -

    Mto Legal!!!Ele parece ser bem simpático =D

  3. Ana Cláudia 27/07/2012 at 19:28 -

    Adorei! Foi uma otima entrevista, agora é só esperar Resident Evil 6 chegar! =D

  4. FakEvil 27/07/2012 at 19:30 -

    Parabens Evil Shady pela Entrevista, foi uma sorte bem grande vc ter conseguido entrevista-lo

  5. Paola 27/07/2012 at 19:53 -

    Amei a entrevista, a personalidade do Piers me agradou bastante, o bom humor do Emerson é incrivel e, eu quero que o Piers venha conhecer meus pais KkKkKKkKk To zuando. Gosto muito do Piers e, acho que ele deveria estar em um proximo RE. 😉

  6. Filipe Motta 27/07/2012 at 20:04 -

    Meus parabéns ao site, a entrevista foi ótima! Ótimas perguntas e ótimas respostas. Esse cara é bem legal. Mal posso esperar pelo jogo! o/

  7. nome 27/07/2012 at 20:05 -

    Legal. Gostei da entrevista. Além disso, ele disse coisas que nós já podemos esperar no jogo. 😀
    Resident Evil 6 será um horror dramático, se não me engano. Agora, eu acho que será isso mesmo pelo que vejo na entrevista.

  8. José Mac 27/07/2012 at 22:21 -

    Espero que com a divulgação da entrevista na íntegra, acabem aqueles comentários sem nexo que disseram no post anterior que o Piers era gay…

    • Natalia Lameiras 28/07/2012 at 14:12 -

      Não entendi. Teria algum problema se ele fosse gay? O.o

      • José Mac 28/07/2012 at 15:46 -

        Não tem problema nenhum com a sexualidade dele, o problema está em se fazer um post com um assunto e o pessoal fazer comentário que não tem nada a ver

        • nome 28/07/2012 at 17:31 -

          Verdade, concordo com vc. Mas esse pessoal dos comentários falam cada coisa que não tem nada a ver MESMO.

  9. ester demetrius 27/07/2012 at 22:51 -

    nossa que legal eu adorei ele, ele e bem simpático ai parabéns pela entrevista.
    e vou leva Piers na minha casa pra conhecer os meu pais kkkkkkk.

  10. LeonSBecker 27/07/2012 at 23:13 -

    me simpatizei mais com o Piers agora ..
    Quando vi a demo pensei “que mulek folgado, olha como fala com o capitão (RENOMADO Chris Redfield).”

  11. Karolina que ama o Leon e o Chris 27/07/2012 at 23:15 -

    Nossa o Piers… Fiquei ate com calor agora, oh la em casa.

  12. Dalmácio Júnior 27/07/2012 at 23:34 -

    Ótima entrevista. 😀 😀 😀
    Esse Christopher Emerson parece ser bem legal. 😀 😀 😀
    E pelo que ele falou, o Piers vai ser um personagem que vai agradar a muitos, e que concerteza já esta mim agradando, ainda mais com esse jeito dele sossegadão, reagindo as batalhas com tranquilidade e ainda mais fazendo piadas, rs, sem sombras de duvidas vou gostar muito desse novo personagem. 😀 😀 😀
    E meus Parabens Shady, por conseguir essa ótima entrevista com Christopher Emerson. 😀 😀 😀

  13. Vine 28/07/2012 at 00:30 -

    Muito legal a entrevista! Realmente interessante, principalmente a parte em que ele citou senhor do s anéis Eu como um fã achei até cômico.. haha Parabéns Shady, teu trabalho esta cada vez mais sendo reconhecido! Um abraço.

  14. The_Mercenary 28/07/2012 at 00:53 -

    É por matérias como essa que o SAC se destaca,quando não são notícias em primeira mão são entrevistas.
    Sempre inovando.
    Muito bom mesmo.

  15. Vinicius 28/07/2012 at 09:55 -

    Massa essa entrevista.

  16. Agl 28/07/2012 at 16:31 -

    Otima entrevista, adorei a dublagem dele!

  17. Kath's 28/07/2012 at 20:19 -

    Eu colocar o Piers numa caixinha embrulhar, e levar para minha casa para apresentar a minha mãe e ao meu pai! ;D ” as garotas podem esperar um personagem heroico e corajoso com um rosto bem marcante, bíceps poderosos, lealdade inabalável, extremamente devotado e com os músculos abdominais de um deus grego.” – morri xD

  18. CalielCO 28/07/2012 at 20:40 -

    E é por isso que eu vou jogar com o Piers.

  19. c-made 03/08/2012 at 22:22 -

    O fato de Chris e Piers terem uma “DR” em todas as cutscenes apresentadas até agora, nas demos, me faz pensar que eles terão o melhor desenvolvimento no jogo, junto, claro, com Sherry e Jake. Essa expectativa aumentou agora com essa entrevista!