Capcom não pode atender a todos os desejos dos fãs, afirma produtor

Veja mais de 30 imagens de Resident Evil 6

Em entrevista para o Blog Oficial do PlayStation, o produtor de Resident Evil 6, Hiroyuki Kobayashi, afirmou que a Capcom nem sempre pode atender a todos os desejos dos fãs da franquia. Ele diz enxergar a relação dos aficionados com a empresa assim como a criação de um filho na qual os pais nem sempre concordam sobre os melhores rumos para a criança.

O desenvolvedor garante que a empresa está sempre de olho no feedback de quem ama a franquia e tudo é levado em conta durante a produção. Ainda assim, porém, a equipe tem a responsabilidade – e a pressão – de entregar novas experiências e inovações na jogabilidade. E é justamente aí que as discordâncias acontecem.

Para Kobayashi, ouvir apenas aos fãs e tudo o que eles tem a dizer pode impedir até mesmo o progresso da série. Segundo o produtor, o ideal é ter um equilíbrio entre a vontade dos jogadores e os anseios da indústria como um todo, de forma a entregar os melhores resultados possíveis para todos.


Tags: , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

71 Comentários em "Capcom não pode atender a todos os desejos dos fãs, afirma produtor"

  1. Matheus 03/10/2012 at 14:33 -

    é faz sentido…

    • Emerson 03/10/2012 at 17:39 -

      Não me entenda mal, mas o que eles disseram, é óbvio e se aplica a qualquer produtor de conteúdo.

      De forma resumida:

      Feedback é importante (pra caralho)
      Muitas opiniões/sugestões/petições variadas acerca de vários assuntos sobre série.

      Analiso tudo, escolho um e faço.

      De qualquer forma SEMPRE haverá alguém pra fazer mimimi.

  2. Atila 03/10/2012 at 14:35 -

    eles estão no caminho certo…só caprichar melhor da próxima vez…e tentar recuperar a identidade da série pq só de jogar um pouco pude notar q ta sério o negócio…parece q eles não sabem realmente onde querem levar a série =/ #chatiado

  3. nome 03/10/2012 at 14:40 -

    calma aí… Eles também podem estragar o jogo se não ouvirem alguns pedidos.
    Mas por outro lado eles estão certos, pois é bom entregar inovações e experiencias.

  4. rodrigo 03/10/2012 at 14:40 -

    concordo , se eles fizessem tudo o que os fans pedissem já teríamos a Alice nos games .

  5. esdras_b 03/10/2012 at 14:49 -

    eu acho q resident evil se apressou muito com inovações a ponto da série perder a identidade. uma prova disso é o próprio re6 q não define qual é realmente o genero de resident evil com 4 campanhas diferentes. um jogo q quis inovar mas acabou se tornando mais um jogo de tiro como tantos outros call of duty e uncharted da vida com elementos sombrios.
    re6 foi o resident numerado com as menores notas da série como prova disto.
    creio q re6 foi justamente uma prova da capcom aos jogadores. para q ela possa definir de vez nesta proxima geração qual o rumo de resident evil.
    minhas sugestões para um próximo game da série:
    -inimigos não droparem munição, munição ser encontrada em gavetas, caixas, carros abandonados.
    -ervas em pontos estratégicos.
    -inventário com espaço limitado, e com possível organização pessoal.
    – inimigos sem armas de fogo, atacando com substancias, tentáculos, espinhos (bows).
    – chefes: bows inteligentes e armadas.
    – tudo de noite.
    – puzzles relacionados a história.
    – ser possível bater apenas se tiver deixado o inimigo vulnerável como em re4.
    – andar feito gente (pois o andar de re6 parece de robo)
    – evento de bioterrorismo acontecendo de surpresa como foi em re: degeneração (filme cg)
    – etc.

  6. intelligencer Ada wong 03/10/2012 at 14:58 -

    concordo com eles ñ da pra agradar a todos, sempre haverá as pessoas q vão gostar das mudanças e as q vão odiar, um exemplo disso é o RE4 mtos consideram o melhor jogo da série e outros consideram q foi a decadencia de RE, eu considero 1 dos melhores…

    • Mhad 03/10/2012 at 15:34 -

      Sim concordo plenamente,muitos se dizem que re5 é o pior de todos,e pra re5 foi até hj oque mais me agradou,eu acho isso uma bestera de ficar criticando,eu por exemplo sempre gostei de todos os resident evil que lancaram até hj (exeto spin offs) todos que faz parte da historia eu gostei,e re6 nao esta sendo diferente,realmente o game ficou muito bom,claro que nem todo jogo é perfeito.

      • nome 03/10/2012 at 15:52 -

        eu também acho o RE5 um dos melhores jogos de Resident Evil até hj.

        • intellidencer Ada wong 03/10/2012 at 16:12 -

          tbm gosto mto de RE5 ele é um game q te faz querer jogar + e +
          e tbm trouxe o melhor enredo da série, mas mesmo com uma históriamto fraca eu considero o RE4 melhor

          • Mhad 03/10/2012 at 16:22 -

            Muitos podem descorda,mais meus favoritos sao RE5 e RE4,RE5 principalmente pq trouxes boss muito bom,uma historia que pra min foi exelente sem deixar quase nd de furos,uma jogabilidade foda,um inventario muito bom (o melhor pa min),o Lançe de pegar itens e o lançe de ter armas nas costas,gostei bastante de re5,e o re4 tbm foi exelente,os antigos claro sao muito bom,mais mesmo sem zumbis e etc…Prefiro o re5 por ser oque mais viciei e oque mais joguei tbm,é incrivel como resident evil tem a capacidade de fazer as pessoas zerarem diversas vezes,pelo o menos comigo foram no minimo 20 xD.

  7. Henrique 03/10/2012 at 15:47 -

    Eu acho é que as pessoas gostam de reclamar. Acabam criando muita expectativa e esperam que um jogo vá revolucionar essa geração como ocorreu com RE na época do PSX. Quase todas críticas negativas que li (não li todas) se sustentam em jogos anteriores da série. Gostei muito de RE6 e concordo que há falhas na jogabilidade, câmera, etc… Mas nada que faça o jogo receber nota 3 ou 4. Estou no terceiro capítulo do Leon e a crítica mais coerente que li até então foi a do UOL games. Todas falhas citadas por eles foram o que me atrapalhou no jogo até então e os pontos positivos são alguns dos que notei logo de cara no jogo. Se até o ORC eu gostei e platinei (nem li as críticas na época, só depois, pois sei que elas influenciam), RE6 eu jogarei por muitas horas. Quem quer se divertir não se prendendo no que RE já foi um dia, pode comprar sem medo. Shady, tem previsão para sair sua crítica ?

  8. Diego Sakasaki 03/10/2012 at 15:54 -

    “novas experiências e inovações na jogabilidade”
    Só na cabeça dele que tem isso =/
    Tudo que fazem é copiar fórmulas de games que venderam bem na atual geração, compilam tudo e botão o nome de Resident Evil.

    Que não da pra escutar fans toda hora – OK

    Que monstros mais fortes, rápidos seria uma evolução natural da proposta inicial da série – OK

    Agora que Resident Evil esta se tornado mais um daqueles jogos feitos pra burrões que não gostam de explorar nada, nem ter que pensar, só sair atirando feito lunático, isso é notavél.

    No final é um game que nem é lá grande coisa como game de ação que pretende ser. E se um dia ir por água abaixo, adivinha para quem eles vão fazer um RE especial para erguer a série??? para os fans antigos.

    • Henrique 03/10/2012 at 16:10 -

      “Jogo pra burrões”. Pô pegou pesado agora cara. Então God of War 3 é também um jogo pra “burrão” que não gosta de explorar nada ? Se você parar pra pensar o Kratos só sabe ficar batendo aquela corrente de fogo dele (uow!). Um jogo para ser bom não tem que ter os puzzles mais difíceis. E copiar fórmulas não é “pecado”.
      Obs.: Note que em momento algum disse que GOW é melhor ou pior que RE6 (até pq amo GOW também), pra mim jogo sempre foi gosto (desde que eu jogava atari), críticas especializadas só existem como um parâmetro técnico.

      • Mhad 03/10/2012 at 16:27 -

        Pegou pesado mesmo,pois só vc pra nao ter gostado,eu adorei,e se nao sabe,todos os games da atualidade sao assim,nao existe game dificil hj em dia,eu sou um fã antigo da serie,meu primeiro foi justamente o re1,e nem por isso vo dizer que n gostei de re6,eu adorei,eu axo isso critica boba,vc é o tipo de gamer que só sabe exigir sem dar valor,pra esse tipo de gamer,o jogo nunca ta perfeito neh,sempre tem falhas,eu sinceramente nao sei mais oque esses fãs que criticam querem 😀

      • Diego Sakasaki 03/10/2012 at 17:07 -

        “Jogo para burrões”

        Quando falei mal desse tipo de jogo é exatamente sobre as quotes estilo GOW que estou me referindo, sera que ninguém cansou disso ainda?
        Onde esta a novidade nisso. É adoro GOW mas acho q froid ficar o game inteiro apertando quadrado. =/ Não tive intenção alguma de ofender.

        “E copiar fórmulas não é “pecado”.
        – Não que seja um pecado cara mas acho que como o produtor mesmo disse deveriam tentar ao menos inovar nesse ponto.
        Todo jogo ultimamente mais parece um filme do que um game com pitadas de COD e Uncharted. Não sou fan hardcore dos antigos tanto que RE4 é o que eu mais jogo ao lado de RE2.
        Fico imaginando a caca que a Crapcom faria com o Onimusha se lançasse um hoje…

        • Uncreed251 04/10/2012 at 14:16 -

          Na vdd eu sou a favor de mais parecerem filmes, por causa de realidades e talz, o único problema é que por que os ” pioneiros “, nestes estilos, venderam muito, e as outras empresas também tentando arrecadar, acabam por só lançar isso; mas nisso admiro jogos que deram uma inovado nos jogos de tiros, transformando eles muito além disso, como: Uncharted ( quem jogou deve saber o por quê )!!!
          P.S.: O God Of War, deve tar se equivocando em chama-lo de jogo pra burrões, pois ele tem dois aspectos que você falou que a falta delessão elementos fundamentais nos ” jogos burrões “; exploração e puzzle!

    • sonny 03/10/2012 at 20:44 -

      Concordo em partes com sua opinião amigo.

      Sou daqueles que prefere um jogo difícil e inteligente que um jogo “tiro, tiro e mais tiro”, mas não deixei de gostar de RE5 por isso.

      Por mais COD que a série ?RE esteja virando, o RE5 me cativou muito, primeiramente pelo Wesker e Jill que são meus personagens favoritos desde PSX.
      E não precisa ser um crítico pra saber que RE5 foi sim um jogo feito com CUIDADO e ATENÇÃO, sem falar nos gráficos, PUTS, que gráficos são aqueles? Os gráficos de RE5 dão um banho até em jogos lançados agora (como Modern warfare 3, battlefield, uncharted 3 e até mesmo RE6).
      Uma coisa é ser fã, outra é ter senso de julgamento, e aquele que afirmar que RE6 tem gráficos melhores e mais trabalhados que RE5 não só está enganado a si mesmo, como também aos outros que lerem uma bárbarie dessa.

      Joguei um pouco da campanha do Jake e nunca vi um jogo mais escuro que esse, Operation perde em questio escuridão pra esse jogo, Call of duty perde em quesito controles enjoativos e vários outros erros que não só eu pude observar como vários outros sites. Até mesmo o Shady reparou na infinidade de pixels que esse jogo possui, parecendo mais um ps2 classic transportado para uma TV 1080p, onde as bordas dos objetos têm 300 serrilhados.

      Não posso deixar de discordar que infelizmente “tiro pra tudo que é lado” não é só de Re, mas os gamers estão assim hoje, e basta as empresas se ajeitarem nessa nova “moda”, prova disso é que – já saíram pesquisas inclusive – jogadores dos anos 90 tinham maior aptidão para resolver problemas usando a inteligência e sexto sentido do que jogadores de hoje. Hoje um jogo faz sucesso tendo o seguinte:

      – inimigos fáceis
      – pouco ou nenhum puzzle
      – clichês
      – vasto arsenal com vários tiros e pentes pra usar
      – quanto maior o barulho melhor
      – personagens quase invencíveis

      Infelizmente restam as empresas se adequarem ao novo estilo de jogadores. Um gamer dos anos 90 raramente iria necessitar de ajuda em um puzzle (às vezes precisando SE VIRAR pra passar de fase) enquanto os gamers de hoje não só estão mais preguiçosos como mais BURROS (desculpem não achei outra palavra), às vezes não sabendo resolver um probleminha simples que possa aparecer (como ausência de munição e outras coisinhas mais que somente os jogos antigos tinham). Prova disso é, quem não se lembra dos puzzles absurdos e difíceis de TOMB RAIDER e RESIDENT EVIL 3? Pois é, hoje os jogos SÃO FEITOS para pessoas preguiçosas que gostam de atirar em tudo que se move, como call of duty, socom, re6, re5, uncharted e etc… Não culpo as empresas, e sim os pais que estão entregando a educação dos filhos à Deus, porque de pais só têm o registro. (outro dia me deparei com um garoto de 10 ISSO MESMO, DEZ ANOS jogando modern warfare 3 e XINGANDO palavrões ABSURDOS, que quando eu tinha a idade dele eu NEM SABIA o que eram, atirando nos outros e achando MARAVILHOSO o sangue voando… cadê os pais nessa hora? sabe onde estão? DO LADO DELES, e é o PRÓPRIO PAI que ensina o filho(a) a atirar e a falar palavrão, outro dia também um garoto de 9 anos me xingou de gay e viado na psn só porque não quis jogar re5 versus com ele, logo depois me veio o pai encher meu saco, e falei pra esse pai criar vergonha na cara, e ensinar o filho a estudar e brincar de bola, e não ficar caçando confusão numa rede online, e ainda falei pra ele que ser pai não é só virar os olhos na hora do sexo, e sim EDUCAR o respeito, paz e servir de exemplo, e não ficar achando bonito ver seu filho de 9 anos direcionando ofensas para alguém, ele me pediu perdão e eu aceitei, mas não satisfeito exigi que agisse mais como pai e não influenciasse o filho a matar pra virar um traficante)

      • MathRe 03/10/2012 at 20:57 -

        Depois somos chamados de fanboys,hater só pq demos nossa opinião.Concordo com vc essa coisa hj em dia que só é jogo de tiro mas eu vou ficar me estressando por isso NÃO prá falar a verdade meus jogos favoritos são Re 4 e 5(salva pelos gráficos,uma ÍNCRIVEL jogabilidade,uma ótima história e tudo mais)O problema mesmo prá mim foi Re6 meu Iluminação que meu não dá para aguentar,jogabilidade(sério tentei mesmo me adequar só que não consegui),É inimigo atirando prá tudo quanto é lado e etc…mas talvez a história seja boa…sonny vc já jogou re 6?

        • sonny 03/10/2012 at 21:00 -

          O jogo final não, mas joguei a demo, e tomei raiva mortal desse jogo só pela demo. E o breno adorou ele, vc viu math? rsrsrr tem doido pra tudo mesmo hehe, falei com ele q ele é doido, ele ficou rindo da minha cara. kkkkkkkkk

          • MathRe 03/10/2012 at 21:07 -

            Não falei com o Breno mas imagino,kk.E eu tbm joguei só umas vezes a demo e voltei pro meu lindo Re 5 eu tenho dúvida até agora se compro ou não Re 6 mas não é só por isso só nesses dois meses já gastei de mais(não só coisas de Re)Eu vou comprar o Code veronica e o Re 4 pela psn que eu sempre quis =D

          • sonny 03/10/2012 at 21:13 -

            eu joguei uma vez só e já excluí do HD.

          • MathRe 03/10/2012 at 21:16 -

            Vc vai comprar?(apesar de eu já saber a resposta)rs

          • sonny 03/10/2012 at 21:22 -

            ECA, eu não. SRSRSRR
            vou guardar pro gta5 e aliens colonial marines

      • Henrique 03/10/2012 at 23:08 -

        RE deixou de ser um jogo de Puzzle desde RE4, o que agradou uns e outros não. Antigamente os jogos duravam 2 a 3 horas (o Tofu de RE2 que o diga). Os puzzles que levavam dias eram viáveis, pois os jogos eram pequenos. Esse tipo de puzzle também passou a ser impopular (Silent Hill que o diga). Eu adorava SH, mas ele não conseguiu se sustentar só com survival horror + puzzles e olha que downpour me lembrou muito o primeiro jogo. Nesta geração o único Survivor Horror que gostei foi Alan Wake. RE6 sem puzzle já dura 40 horas (as 4 campanhas). Só não concordei com as notas abaixo de 4, não é necessário tanta polémica. Acho que para nota ser tão baixa assim, a Capcom teria que ter se “esforçado” um pouco mais (se esforçar negativamente, claro). Bem … já estou no 4º capítulo do Leon e como só vou jogar no Sábado, estou ansioso. Como disse, só compro jogos para me divertir, jogo video-game a mais de 20 anos e nunca fui muito ligado a detalhes técnicos, somente a jogatina… E como vão abandonar RE para sempre, pois ele cada vez mais esta abandonando o estilo puzzle (o que pra mim não é ruim), recomendo Dead Space e Siren: Blood Curse (caso não tenha jogado, claro). Sem ressentimentos. Abraços!

      • Uncreed251 03/10/2012 at 23:53 -

        Concordo, hoje é só tiro, tiro , tiro, não que eu não goste ( adoro ) mais só tem isso, com poucas excessões, e encontrar hoje em dia um jogo como Heavy Rain ( jogo criativo, e que te faz emergir na história, sem tiroteios, somente escolhas, QTEs, mistérios e vários finais ) e Metal Gear Solid ( o bom e velho stealf, passar sem ser visto, que te faz pensar em táticas para não ser visto e talz, e já que até Spliter Cell tá virando ação daqui a pouco MGS vai ficar sem concorrente no gênero rsss )!!!
        P.S.: acho difícil o RE5 ter gráficos mais bonitos que Uncharted 3!!!!!

  9. LeonSccotyKennedy 03/10/2012 at 16:05 -

    Re não esta acabando e sim evoluido, mas acho que eles devem voltar com mais terror e tirar armas de fogo dos inimigos, so ataques fisicos armas brancas

  10. Allyson Jeronimo 03/10/2012 at 16:07 -

    Melhor review de RE6 até agora. Analisou com cuidado e detalhes todo o jogo. Nenhum outro foi tão justo como esse. http://www.playtv.com.br/games/analise/resident-evil-6

  11. Allyson Jeronimo 03/10/2012 at 16:09 -

    Estou ansioso para ler o review do SAC. Eu estava pensando em escrever o meu, mas o do playtv foi exatamente a minha visão do game.

  12. RafaelRedfield 03/10/2012 at 16:17 -

    Não Gosto desse Kobayashi .. Vocês Se Lembram ou Sabe oque Ele Falou , Entre a União Entre Chris e Leon No Mesmo Game ????? Ele disse que nós iriamos Odiar de ver Eles Brigando No Mesmo Game…e Ainda Demorou uns 15 Anos Pra Isso Acontercer … e ainda ele Vem Dizer que Ouve Os Fãs … Da Série … Hipocrisia … Não? e Pra Mim Resident Evil Nunca Perdeu a Origem .. Porque Sempre Continuou Com o Bioterrorismo e a Evolução Do Vírus. e Eu Amo e Sempre Vou Amar Resident Evil Em Geral.

    • Uncreed251 03/10/2012 at 16:41 -

      Tiro as palavras da minha boca!

    • Ninho 03/10/2012 at 17:58 -

      Ver dois personagens que os fãs mais gostam da série brigando seria legal? Eu ainda não cheguei a jogar o RE6 então não vi aquele Crossover dos dois mas pelo o que eu entendi foi apenas uma discussão. Uma briga entre os dois não seria muito bom até mesmo por causa da Claire e os Fanboys iriam ficar enchendo o saco dizendo “Ah, Leon ganha porque é inteligente e ninja” e “Ah, Chris ganha porque é musculoso, é mais forte…” A união deles num game seria ótimo mas brigar não e com certeza não teria um vencedor.

      • RafaelRedfield 03/10/2012 at 18:31 -

        Não Falei No Sentido Brigar ..pra Acabar em Morte.. Aquele Desentendimento e Discução Deles, Foi Perfeita. e Foi isso que Concerteza Deixou os Fãs Mais Anciosos..mas se Fosse Por esse ”Kobayashi” isso Infelizmente Não Teria Acontecido..

        • nome 03/10/2012 at 18:43 -

          eu não gosto dessa ideia do Leon e do Chris brigarem. Poxa, eles lutam pela mesma coisa, não? Combater o bioterrorismo.

          • MathRe 03/10/2012 at 20:06 -

            Dá um drama na série os protagonistas se enfrentarem ou brigarem, em filmes,séries e jogos pelo menos 9/10 disso acontece

  13. Leonardo 03/10/2012 at 17:53 -

    Não é questão de agradar os fãs, a maioria esmagadora de fãs de verdade de resident evil gostou dessa “transformação” que Resident evil teve em RE 4 e RE 5,incluido eu,RE 5 é um dos meus games favoritos de todos, mas sim criar um jogo que agrade aos Gamers em geral, com uma jogabilidade refinada, gráficos bons, iguais ao RE 5 , e resident evil 6 não tem GRÁFICOS MARAVILHOSOS, não está melhor que RE 5, relacionado a identidade do jogo, RE 6 tem sua indentidade,e TODOS os fãs estavam loucos para jogar esse jogo, e esse Kobayashi não tinha motivo para ficar falando q não dá pra agradar todos,por favor kobayashi, todos estavam “AGRADAVÉIS” vendo os trailers e tals, mas primeiro de tudo crie um jogo com uma jobalidade boa, gráficos bons, depois pense no que os fãs gostariam de vez nesse jogo… MINHA OPINIÃO!

    • leandro 03/10/2012 at 18:36 -

      nossa!! cara você tiro palavra da minha boca, pelo amor de deus Re 6 esta muito ruim os graficos esta parecendo um Re 4 , desculpa mais esperava muito melhor, pra mim o Re5 fecha tudo.

  14. Carlos Lopper 03/10/2012 at 17:54 -

    Eu acho o que Kobayashi falou não é nenhum pecado.
    A tecnologia muda e é claro que os jogos tendem a evoluir com essas mudanças. É claro que a marca Resident Evil deve continuar ouvindo os fãs e isso é muito importante, a Capcom não deixou nenhum momento sequer de ouvi-los, ela apenas tenta alcançar outros jogadores e evoluir com a tecnologia. Todos os jogos de gerações passadas passaram por mudanças e Resident Evil tinha que passar também e continua.
    Seria besteira eles continuarem apenas visando os desejos dos fãs que muito vezes são absurdas… deixa que eu já vi cada comentário de fã de Resident Evil que pela mãe do papa.
    Eu acho que Resident Evil 6 já teve uma grande mudança na sua narração e isso foi positivo, porém ele deve melhorar a tecnologia da sua jogabilidade, o qual foi o ponto “X” de Resident Evil 6 não ganhar boas notas.

  15. Carlos Lopper 03/10/2012 at 17:57 -

    concordo Leonardo… acho que eles preocuparam demais no enredo e na apresentação do jogo, esquecendo a jogabilidade.

  16. Luis serra 03/10/2012 at 18:06 -

    Re4 é o melhor e ponto final. O re5 ate q não é ruin mais 4 é tudo de baum.

  17. Jean 03/10/2012 at 18:26 -

    concordo com o Allyson Jeronimo, muito boa a análise, falou os pontos certos, e nota justa

  18. Lara 03/10/2012 at 18:38 -

    Luis Serra..o re4 o melhor?!
    se foi o Re4 que fez com que o resident evil perdesse sua identidade…mas tudo bem é a sua opinião.
    Bom só no fato deles trazerem os zumbis de volta,significa que eles estão ouvindo os fans e isso é bom,no Cenário do Leon…me faz lembrar muito de re2(principalmente na parte da viatura)
    é fato que o resident evil nunca mais será como os 4 primeiros(re1,re2,re3 e code veronica)…porém a Capcom pode trazer certas coisas de volta exemplo:
    .Puzzle bem elaborados e com certo contexto na história do game
    . Escassez de munição e ervas
    .E Zumbis(que voltaram agora com re6)
    não sei para vcs mais para min esses 3 fatores,são quase que a marca dos antigos Resident Evil.
    Na minha opinião esses é o suficiente, simplesmente pelo fato de ser Resident Evil,o verdadeiro Resident Evil…pouca munição,pouca erva…muitas BOW e como sempre uma história bem elaborada

    • MathRe 03/10/2012 at 20:03 -

      Sério nunca entendo quando dizem que nos jogos antigos tinha pouca munição tipo toda vez que fecho o CODE:veronica sempre acabo com umas 200 balas de handgun,crossbow e até de grenade launcher(G.L. não mais pelo menos umas vinte eu tenho)

      • sonny 03/10/2012 at 20:52 -

        resta saber em QUAL modo né math? rsrsrr nunca terminei com munição sobrando em re1, re2, 3 e code veronica,e sempre joguei no modo mais difícil. Se vc só jogou no fácil LOGICAMENTE vc não pode afirmar isso aí, pois no modo fácil… é fácil rsrsrr… rejeita explicações né. rsrsrr

        • MathRe 03/10/2012 at 21:00 -

          Sempre gostei de jogar no modo normal.

          • sonny 03/10/2012 at 21:01 -

            rsrsrr pois é, normal é NORMAL, tenta jogar no modo desafiador q vc verá q NUNCA sobrará munição

          • MathRe 03/10/2012 at 21:02 -

            Vou tentar rs

  19. Jean 03/10/2012 at 18:43 -

    questão da jogabilidade, no meu ponto de vista:
    pontos positivos são os movimentos de esquiva, rolar, e atirar andando e deitado ficarão bons trouxe mais dinâmica a jogabilidade, e são úteis pra escapar de investidas de inimigos, os pontos negativos é a câmera livre que as vezes ela se perde, e a necessidade de estarmos posicionando ela, e o inventário, fica meio ruim vc se organizar a medida que vai adquirindo mais armas, e controlar a munição, o inventario do Re5 é o melhor de todos, eu curto muito posicionar as armas na posição das setas para sacar, o sistema de cobertura também não ficou muito bom, mas depois que se nos se acostumamos fica legal de jogar.

  20. Lara 03/10/2012 at 20:36 -

    MathRe quem jogou o Code sem detonado,ajuda ou mod
    pelo menos na primeira vez..irá concordar que o jogo é difícil,tem na minha opinião a melhor história,e personagens memoráveis(o Alfred por exemplo).
    Lógico que depois de jogar unas 20 vezes fica fácil né…

    • MathRe 03/10/2012 at 20:45 -

      Realmente qualquer jogo que a gente joga pela primeira vez é difícil e depois da gente jogar várias vezes fica mais fácil mas então não é só os jogos antigos que temos essa dificuldade.Quem joga pela primeira vez Re 4 ou Re 5 não sabe que para economizar munição precisamos dar um golpe físico,então gasta mta bala tbm.

      • sonny 03/10/2012 at 20:56 -

        Mentira. Já fechei RE4 e 5 mais de 300 vezes, fiz tudo em todos esses jogos, descobri TODOS os bugs dos 2 e NUNCA (isso mesmo, NUNCA) fiquei sem munição sem usar os golpes físicos. Isso é desculpa sua, porque qualquer um pode segurar o botão de atirar em um inimigo até acabarem TODAS AS BALAS do inventário e MESMO assim o próximo inimigo deixará balas pra você. A engine do jogo funciona assim, se vc está sem munição o jogo te dá, se está sem erva o jogo te dá… não existe essa história de que golpes físicos é pra economizar munição, pois não é, pra falar a verdade os golpes servem somente para AFASTAR inimigos em grupos, nada mais, nada menos.

        • MathRe 03/10/2012 at 20:59 -

          Comigo já aconteceu rs

          • sonny 03/10/2012 at 21:03 -

            kkkkkk então seu jogo deve ter dado um bug absurdo kkkkkkk. Porque nunca aconteceu isso comigo e com ninguém que já conversei da minha lista. qualquer dia vou chamar vc pra gente jogar um pouco a história do re5, e não vamos pegar nenhum item de cura, e vou deixar vc no VERMELHO, aí mato um inimigo pra vc ver q vai surgir uma erva pra vc usar. topa fazer o teste?

          • MathRe 03/10/2012 at 21:08 -

            Bora =D

  21. Platinum 03/10/2012 at 22:34 -

    Engraçado. Reclamar é fácil, mas ver que é bom, né. Se você quer um das antigas, te apresento o modo Ada, cara. Joga primeiro pra falar mal de um jogo, o jogo foi feito pra agradar a todos, pra mim, é o melhor da geração, incluindo a versão do RE6 pro Nemesis, o Ustanak, que está bem fiel, realmente, até dizendo uma palavra [“Jake”]. Sério, para de falar mal de algo que agrada a quem é fã de RE mesmo. Ah, e comparando a RE5, cada um tem seu requisito. O problema de iluminação vem pelo RE6 ser de noite, RE5 de dia. O RE6 é superior em gráficos a RE5, pelo menos na minha TV, mas o RE5 é mais iluminado. E pra aqueles que não gostam de tiroteio, joga o Mercenaries no “Caos urbano” ou o modo da Ada ou do Leon, que vale a pena [O do Chris é o verdadeiro CoD, mas tem uma história bacana].

  22. MathRe 03/10/2012 at 22:50 -

    Primeiro:Prefiro os novos
    Segundo:Só falei mal das coisas que vi na demo que provavelmente irá estar no jogo final:Iluminação e jogabilidade, não falei mal dá história pq não joguei o jogo inteiro para ter esssa afirmação.(sendo que tenho esperança que seja legal)
    Terceiro:Essa coisa de que os gráficos de Re 6 são melhores que os do Re 5 aí vem da opinião de cada um aki mesmo nesse site já vi uns 4 falando o contrário
    Quarto:Tanto quanto Re 5 e 6 os dois são de dia e a noite
    Quinto:Confesso que nunca fui fã de tiroteio mas isso nunca me atrapalhou quando joguei Re 4 e Re 5

    • Platinum 06/10/2012 at 22:05 -

      Tipo, não reclamei da sua opnião, por que a minha bate com a sua. Mas a de outros que dizem “Esse jogo não vale a pena é uma bosta, não dá nem pro galho, cade o terror”. O problema é esses haters que ainda se dizem fã de RE, que só sabem xingar, tanto que RE5 e RE6 arrasam em gráficos, na minha opnião.

  23. Luis sera 03/10/2012 at 23:06 -

    Lara na minha opniao re4 nao acabo com a serie aquela historia do leon na espanha é muito boa te prende no jogo.e eu tb gostaria q a serie voltasse a suas origins com puzles e tudo mais q os 3 primeiros jogos da serie tinha.

  24. Luis sera 03/10/2012 at 23:11 -

    Aquela parte do leon na espanha não podia ter acabado os inimigos la são muito legal de se ver o bitores mendes,salazar, sadler e outros.ah e o luis sera não podia ter morrido ele era um bom personagem para a serie.

  25. P.Junior 03/10/2012 at 23:31 -

    Eu e a maioria dos fãs (eu acho, não falando por ninguém) não queremos muita coisa só que a Claire, o T-Vírus, zumbis de verdade e o terror voltem. É pedir demais

  26. EduardoD 04/10/2012 at 04:39 -

    Nesta situação eu prefiro que eles aceitem a sugestaão que eu tenho…

    corta o cabelo da Jill pro proximo game, corta, sério sem brincadeira. e eles não vão voltar com os jogos antigos isso é triste mais é uma realidade ja ficaria feliz se a Jill for a Jill… porra Ada, Leon iguais por que não fazer isso com a Jill

    os gamers de hoje querem mandar bala. é isso… é provavel que os gamers mais antigos não representem nem 5% da demanda eu accho.

    e respeito RE4 mais não curto muito a história… acho um legal mais não é tudo isso….

  27. EduardoD 04/10/2012 at 04:44 -

    Acho RE4 legal mais não é tudo isso…

    O RE1 e principalmente o REMAKE são muito bons…

  28. Luis sera 04/10/2012 at 12:40 -

    O re1 foi o q eu mais gostei quando joguei no ps1. Mais agora so tenho pc e nao consegui baixar ele para o pc. Ai aki no meu pc so tenho re3, re4 e re5.

  29. Maria Clara 04/10/2012 at 13:15 -

    Acho que se RE não tivesse mudado as pessoas estariam reclamando do mesmo jeito, só que estariam reclamando porque o jogo esta sempre igual… tem sempre algumas pessoas pra reclamar do que está bom. Se não ta gostando para de jogar ou não compra… Quem falou mau de RE6 aqui nos comentarios é certeza que comprou ou que quer comprar.

    • REORC 04/10/2012 at 19:01 -

      se depois de 5 jogos apenas no Sexto jogo da franquia se não o sétimo RE4 mudou o gênero e so começaram a reclamar apartir daí então meu filho… vê se alguem reclama de Silent hill até hoje ??? apenas criticam a jogabilidade e talz mais o gênero ta perfeito como sempre

  30. EduardoD 04/10/2012 at 15:15 -

    Acho que a maioria concorda que é um ótimo jogo, legal de jogar, tipo supimpa…

    .

    mais não ssei quem estaria reclamando se o jogo tivesse mantido um “bucadinho” de identidade…diferente do que alguns pensam mesmos os fãs mais antigos que gostavam do jogo como era compram sim, jogam e ajudam a CAPKORFLAKES. pois gostam da franquia, curtem Resident Evil como um todo….e não precisa parar de jogar por não curtir… lembrem-se que modas passam e evoluir não significa se tornar ultra ação….
    mais sempre se cria uma espera foda pelo game… prefiro esperar pelo remake doRE2 e possvel do RE3 se forem feitos é claro.

    mais isso é só a porcariazinha da minha opinião.

  31. Leon S. Kennedy 04/10/2012 at 22:20 -

    SE GOSTOU MAIS DO 2 JOGO SÓ O 2, SE GOSTOU MAIS DO 3 OU SEI LA VAI LÁ E ZERIIIIII DENOVO E DE NOVO …
    mais que esse RE tá bom isso tá… na minha opinião o que não me agradou muito foi os capitulos muito curtos e em boa parte do jogo perdemos o controlo dos personagens e em uns momentos nem podemos correr mesmo fazendo a acão de correr… EU VOLTO NO RE7…

  32. Juno 04/10/2012 at 22:23 -

    simples, opiniões devem ser respeitadas.. mais desculpas resident NUNCA se limitou a nada, ou vcs acham o que, que a intenção da umbrella e do wesker era FAZER ZUMBIS me poupe.. pena que muita gente não tem a mente aberta para enxergar isso.. e ainda bem que eles continuaram com essa evolução, a capcom esta de parabéns, com mais um titulo da serie MUITO bem desenvolvido.. conseguiram misturar bem a adrenalina e a tensão, com sustos e variedades, pois como disse RE NUNCA se limitou se a ter uma serie aonde existe pessoas que querem fazer zumbis.. enfim, estou muito mais que satisfeito com o titulo, a nova jogabilidade esta incrivel.. ou seja, a capcom não pode agradar todos, claro que o jogo não é perfeito.. mais esta muito bem produzido.. e tenho ctz que agradou a muitos!!! e estarei ansiosamente aguardando a sequencia que estara melhor ainda! xD

    • Jonathan Nunes 05/10/2012 at 14:21 -

      é isso ai… chega de nego choramingando…

  33. EduardoD 05/10/2012 at 21:14 -

    Não vou escrever um texto aqui para mostrar como tem equivoco no que dizem se tratar de reclamar… e que alguns gamers adoram falar aqui.

    RE6 é um ótimo jogo.

    .

    não é perfeito. não é mesmo.

    utiliza parametros modernos para ser desenvolvido, coisas que estão na moda e zumbis vem de incidentes não são criados… o jogo ta incrivelmente cheio de ação… mente aberta todos tem pois uma boa parte das vendas destes jogos atuais são vendidos para fãs da velha guarda…

    enxergar as duas partes é bom eu vejo evolução… mais sou da velha guarda.

    respeito é claro a galerinha supimpa…

  34. Lívia Redfield 07/10/2012 at 22:23 -

    Meus pedidos são:
    -Inimigos sem armas .
    -A claire no lugar da Helena (para ter um romance leon & claire)
    -Chefes mais fácies (para as crianças que jogam no Easy mas parece o Hard)
    -Que fosse para PS2 igual o RE4.
    E só.