Capcom está decepcionada com as vendas de Resident Evil 6

Primeiras imagens da versão PC de Resident Evil 6

Em seu relatório financeiro liberado hoje, a Capcom se mostrou desapontada com as vendas de Resident Evil 6. De acordo com a empresa, as comercializações do título se mostraram muito abaixo do esperado no último trimestre de 2012, período no qual 4,8 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo. O resultado joga o game na quarta posição entre os mais bem-sucedidos da história da desenvolvedora.

Para contornar o problema, a empresa espera recuperar parte de sua expectativa de lucros por meio do lançamento de DLCs para o game, uma prática que a Capcom espera que continue funcionando bem pelos próximos meses. Ainda assim, a previsão de vendas de Resident Evil 6 foi reduzida mais uma vez e, agora, é de 5 milhões de unidades até março de 2013.

O documento também trouxe dados sobre outros títulos recentes da franquia. Resident Evil: Operation Raccoon City vendeu 650 mil cópias em todo o mundo – incluindo sua versão PC – enquanto RE5 ampliou seu domínio com mais 100 mil unidades comercializadas, um resultado motivado por promoções realizadas em serviços de distribuição online.

Aos poucos, as declarações de Masachika Kawata, na semana passada, começam a se explicar. Com Resident Evil 6, a Capcom pretendia estourar a boca do balão, mas, pelo jeito, os gamers não corresponderam às altas expectativas colocadas pela empresa sobre o novo título numerado.

Nada de jogo mais vendido da história da Capcom para Resident Evil 6, e é bem possível que ele nem mesmo ultrapasse a marca de seu antecessor. Uma “boa” notícia para quem espera um retorno às origens e o fim da esquizofrenia na série.


Tags: , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

67 Comentários em "Capcom está decepcionada com as vendas de Resident Evil 6"

  1. GuKeneddy 04/02/2013 at 12:16 -

    BEEEM FEEEEITOOO! lança uma merda e quer se dar bem!

  2. alexsandherfg 04/02/2013 at 12:17 -

    Sinceramente, não tem perigo deles abandonarem a série por conta do fracasso ? #medo

    • Felipe Demartini 04/02/2013 at 12:23 -

      4,8 milhões de cópias vendidas tá longe de ser um fracasso…. eles devem mudar de rumo, mas parar não.

      • alexsandherfg 04/02/2013 at 12:27 -

        ainda bem, espero que agora eles aprendam a lição e comecem a voltar o foco para o terror. Revelations é um ótimo começo !

        • Italo Oliveira 05/02/2013 at 05:27 -

          Está estatisticamente comprovado que a maioria das pessoas que pagam pau por RE Revelations nunca jogaram o game. Todos os seus conceitos se baseiam em opiniões alheia e/ou conhecimento prévio via youtube (que nem de longe é a mesma coisa que jogar, de fato).

          • alexsandherfg 05/02/2013 at 10:29 -

            Concordo com você, nem todo mundo tem condições de comprar um console para cada jogo lançado. O youtube é a melhor opção para pessoas como eu. Que bom que a Capcom decidiu lançar o jogo para o PS3, que bom que a maioria de nós vamos ter a oportunidade de jogar Revelations e deixar de se basear no “conhecimento prévio via youtube” !

          • Felipe Demartini 05/02/2013 at 12:03 -

            Eu diria que é exatamente o contrário, a maioria dos que cagam na cabeça de Revelations fazem isso pq é exclusivo e não tiveram a oportunidade de jogar. Vi mta gente que meteu o pau aqui mesmo nos comentários do SAC gritando de felicidade com o anúncio do game pra Xbox e PS3. Ué, não era uma bosta? Agora é ótimo? Não entendi.

  3. wellinton_lucas 04/02/2013 at 12:18 -

    tah aii a respostas dos fans e tbm esta acontecendo o mesmo com DMC .

    • @effeliciano 04/02/2013 at 12:24 -

      DMC novo é um show a parte, o jogo é MUITO BOM, mesmo que tenha sido outra produtora que o fez.

      JOGUE, AVALIE
      SAIA DO YOUTUBE AMIGO…

      Todos que jogaram, curtiram.
      DMC mantém o ritmo frenético da série: a jogabilidade.

      falow.

      • Vinicius 04/02/2013 at 18:49 -

        Kkkkkkkkkkk faço das suas palavras as minhas amigo!!! Os puxa-sacos de japoneses estão todas alvoraçadas com o resultado positivo de DmC e estão procurando defeitos só porque foi um estúdio ocidental que fez, ou seja, puro preconceito idiota!!! kkkkk

        • Felipe Demartini 04/02/2013 at 18:51 -

          Tudo bem que qualidade é um conceito variável, mas acho que ele estava se referindo às vendas de DmC, que realmente não estão indo bem. A Capcom não divulgou números mas reduziu quase pela metade a disponibilidade do game.

      • wellinton_lucas 04/02/2013 at 21:26 -

        eu joguei tenho o jogo eh otimo em termos de jogabilidade bem superior aos anteriores mas n dante n tem o mesmo carisma .. eu prefiro a velha e boa pegada japonesa na historia e n essa toda americanizada kkkk e em relassao as vendas eu vi que ficou em 1 lugar no reino unido mas..mas n superou DMC4 mesmo caso de RE6 n superou seu antecessor amigo =) o certo e esperar por revelations..

        • M 05/02/2013 at 12:40 -

          so lembra ninja …e britanica se nao to enganado

    • jhonib10 04/02/2013 at 13:37 -

      discordo amigo, o novo DMC é o melhor de todos, é ótimo, é DMC puro

  4. Yuri 04/02/2013 at 12:20 -

    Espero que a Capcom retorne ao terror dos games antigos com isso! Tá certo que os games de Resident Evil hoje são muito bons, mas o que os fãs querem é o terror de volta!

    • Victor 04/02/2013 at 12:27 -

      Voltar a ser o que nunca foi?

      • Yuri 04/02/2013 at 12:29 -

        Foi sim!

        • Victor 04/02/2013 at 12:41 -

          Terro é um termo muito exagerado que a Capcom usou pra promover a franquia.

          • Suxgotav 04/02/2013 at 13:02 -

            Exatamente, o jogo dá uns sustinhos,mas RE nunca foi um jogo que fez pessoas borrarrem as calças

          • alexsandherfg 04/02/2013 at 13:40 -

            sustinho ? Cara, Resident Evil 1 me dava arrepios. Uma junção de monstros, personagem com armas e munição em escassez e quebra cabeças malucos, tudo isso fazer parte do terror em Resident Evil. E o 2° não se perde nesse quesito, só os bosses que são mais fáceis. No 3° e no CV o terror foi se perdendo, até que no 4° ele foi suprimido. Dizer que Resident Evil não teve o gênero TERROR é muita loucura.

          • Italo Oliveira 05/02/2013 at 05:20 -

            Concordo com você Vitor.

            Resident Evil nunca foi, de fato, um jogo de terror, eu me pelava de medo do RE1 porque eu tinha 8 anos de idade quando comecei a jogar, a medida que eu fui crescendo o jogo foi deixando de ser “assustador”. O pessoal que começou a jogar RE quando criança reclama dos atuais jogos por não terem terror, ao mesmo tempo esquecem que não dar para ter, pelo menos em tese, exatamente as mesmas sensações de quando era uma criança.

          • Papa Emeritus 25/04/2013 at 02:26 -

            Discordo plenamente. Terror não significa “dar medo”. Pra começar existem filmes que são focados exclusivamente em mostrar nojeiras, gore, sangue, mas que não metem medo algum, não tem nenhuma atmosfera sombria, não passa nenhuma sensação mórbida. Mas ainda assim são classificados como TERROR.

            O filme Jogos Mortais não deveria ser considerado Terror, pois é na verdade uma trama policial que tem no decorrer do filme cenas de GORE. O filme não passa medo algum, nem sequer dá sustos, mas ainda assim é classificado como filme de Terror.

            O filme Dawn Of The Dead de 1978, do George Romero, é um filme que se baseia em gore, nojeiras e até num drama particular com os protagonistas da história. Eu vi esse filme ainda criança nos anos 80 e NUNCA me meteu medo… embora eu tenha adorado o filme.

            Joguei RE 1 pro Playstation 1 lá no já longícuo 1996, quando um amigo meu me mostrou. Eu tinha 14 anos e no máximo só tomava sustos. Mas me apaixonei pelo jogo.

            As pessoas devem estar achando que pra ser terror tem que ter aquela atmosfera pesada de games como Silent Hill, Fatal Frame, ou de filmes como O Exorcista, Os Pássaros, etc… Terror é uma “categoria” muito abrangente, e não precisa obrigatóriamente meter medo nas pessoas.

            Ora, o filme King Kong de 1933 foi considerado TERROR em sua época, contudo, segundo documentários as pessoas mesmo em 1933 não se assustaram com o filme, mas amaram e se divertiram com cada cena. O filme O Gabinete do Dr. Caligari de 1921 metia medo em muita gente, mas o filme O Estudante De Praga de 1913 não metia medo em NINGUÉM, e os dois são classificados como TERROR. Sendo que o filme O Estudante de Praga é justamente o filme que INSPIROU o Gabinete Do Dr. Caligari, que foi quando começou o movimento expressionista alemão!

            O filme Cannibal Holocaust não mete medo nem numa formiga, mas por causa do sangue, das tripas, das víceras, do gore, das nojeiras, ele é classificado como filme de Terror. Enquanto Alien de 1979 que tinha muito menos sangue que Cannibal Holocaust tinha uma atmosfera mais claustrofóbica e apavorante. Então, não tem absolutamente NADA A VER essa coisa de meter medo ou não. Terror não precisa obrigatóriamente meter medo, e os primeiros games de RE pro Playstation 1 tinham TODOS elementos característicos de filmes de terror.

            Só pra dar mais um exemplo. Uma história cRássica de Terror… Frankenstein. Frankenstein só ganhou fama de Terror com o filme de 1931 com Boris Karloff interpretando a criatura. Contudo o livro de Mary Shelley NÃO É TERROR. É um melodrama GÓTICO. A primeira parte do livro com o Dr. Frankenstein narrando sua história ao Capitão Robert Walton passa uma atmosfera sombria e assustadora, ainda mais com a criatura se escondendo nas trevas ao redor do navio que abriga o Dr. Frankenstein, mas a partir do momento em que o Doutor narra como deu vida a criatura o livro se transforma num drama típico da literatura gótica, a única coisa que mete medo no livro são os primeiros capítulos, no resto o livro vira uma espécie de Poderoso Chefão, um drama adulto com várias reviravoltas e cenas chocantes, mas que não metem medo.

            O conceito de Terror é bastante relativo e depois de vários filmes que vi e livros que li deu pra perceber que meter medo é apenas um DETALHE, mas um detalhe que não é obrigatório.

            Há centenas de obras de Terror que não metem medo algum e que SÃO MUITO BOAS.

  5. Lucas 04/02/2013 at 12:22 -

    Toma Capcom! Quem faz o que quer, recebe o que não quer… não leva os verdadeiros fãs a sério… agora ta aí.

    • Italo Oliveira 05/02/2013 at 05:23 -

      O que faz de você um verdadeiro fã?! Onde é que está o edital de verdadeiros fãs para eu me inscrever.

  6. RogueaVampira 04/02/2013 at 12:27 -

    ‘Uma “boa” notícia para quem espera um retorno às origens e o fim da esquizofrenia na série.’

    hahahahah
    boa, Felipe!

  7. Danilo 04/02/2013 at 12:55 -

    Teria sido melhor lançar um jogo do pelé.

  8. Bruno D cesar 04/02/2013 at 12:56 -

    Qualidade é melhor que quantidade.Essa foi uma das liçoes que a Capcom aprendeu com Resident evil 6.

    O RE5 pode nao ser um jogo de terror, mas ele é um jogo com muita qualidade,é por isso que é o game mais vendido da série.

  9. leandro 04/02/2013 at 13:00 -

    adorei!!!!!! agora concerta essa merda que vocês feis, possa vida desde o resident evil 4 5 e 6 foi essa palhaçada, não adianta o sucesso nasseu nos resident evil antigos, duvido muito como fã que a capcom vai lança novamente o resident desse como o 4,5 e 6 por que? se eles lança novamente sera o fim de tudo e jaera o nome resident evil, estou feliz que agora finalmente voltara as raizes dos resident verdadeiros, pocha capcom não muda um time que esta ganhando, resident é oque é hojé é por causa dos antigos re de terror meu. espero que atenda os seus fã de verdade e esquece esses fãs que gosta de ação, valeuuuu feliz!!!!1

  10. Rx 04/02/2013 at 13:05 -

    Resident evil 6 é de longe o pior o jogo da série, ta mais para Call of Evil que S Horror, tomara que a capcom aprenda a lição de uma vez por todas, QUEREMOS RESIDENT EVIL CLÁSSICOS, COMO CODE VERONICA, RE 1, 2 E 3

  11. Kath's 04/02/2013 at 13:11 -

    Ainda não tem esse trailer de Resident Evil 6 da gamescom em HD néh, Shady?
    http://www.youtube.com/watch?v=s6vNmLv9rXM
    A capcom está devendo essa pra nós XD

  12. Renan 04/02/2013 at 13:17 -

    Esse negócio de DLC é um tiro no pé!
    Capcom lança jogo e milhares de DLCs, depois lança o mesmo jogo já com as DLCs inclusas, muita gente, incluindo eu, deixa de comprar o jogo esperando sair versão completa!

    Fora que, quando joguei RE6 do meu primo, não achei o jogo grande coisa, to nem aí que anda e mira ao mesmo tempo, que dá porrada e voadora, a jogabilidade é horrorosa, acho RE5 muito melhor, em tudo, até em gráficos, sendo um jogo de anos atrás!

  13. Will Meira 04/02/2013 at 13:22 -

    Operation Raccoon City vendeu só 650 mil cópias em todo o mundo?

    HAHAHAHAHAHAHAHAA

    Na boa? 2012 foi o ano em que Capcom levou um lição de moral por parte da opinião pública. Esse novo lançamento de RE REVELATIONS com foco no horror soa como um pedido de desculpa da empresa.

    • Felipe Demartini 04/02/2013 at 14:14 -

      Atenção para a notícia, esse número se refere aos meses entre outubro e dezembro…..

  14. PsicoHélder 04/02/2013 at 13:34 -

    Shady,você esta achando que a CAPCOM esta usando de estratégia para ter a possibilidade de poder revitalizar,ou seja,de recomeçar o franquia.

    • Felipe Demartini 04/02/2013 at 14:14 -

      Não entendi a pergunta.

    • Italo Oliveira 05/02/2013 at 05:35 -

      Eu acredito. A Capcom vem tentando atender aos fãs, que nem ao menos sabem o que querem. Fazer declarações sobre a volta do terror e logo depois voltar atrás é algo meio estranho para pessoas ligadas diretamente no processo criativo. A Capcom gosta de jogar coisas no ar, sabe que tudo vira um alarme de nível crítico. Ela lançou a ideia “e se fizéssemos um remake de RE2?…” “e se colocarmos Chris e Jill novamente em um jogo?…” “e se zerarmos a cronologia e iniciar algo do novo?…” Vai que algumas dessas colocações colam? Vai que a empresa atribui o “pseudo-fracasso” de RE6 na trama batida, ver comentários fervorosos como esses e decide que a trama já deu o que tinha que dar e resolve reiniciar… Eu acredito que a Capcom está seriamente pensando em reiniciar a franquia.

    • José Mac 05/02/2013 at 10:54 -

      Eu acho que certamente os próximos jogos serão influenciados por essa expectativa frustrada da Capcom. Voltarão a ser em ambientes mais fechados, e com escassez de munição voltando. RE nunca foi terror, mas sim apreensão.

  15. Nicolas Augusto 04/02/2013 at 13:51 -

    Ei galera do Resident Evil Sac, eu queria saber como vocês fariam Resident Evil 6? O que mudariam? Como deveria ser?
    Na minha opinião deveria ter o sistema de câmera e movimentação do Resident Evil 5, além de um sistema de armas e upgrades bem completo.
    O game se passaria em um ataque biológico contra o presidente em Washington DC e teria quatro campanhas (Leon,Claire,Chris e Jill). Eu também traria um novo Nemesis. Imagina ele falando BSAA em vez de STARS!

  16. SkyblackX 04/02/2013 at 13:52 -

    Com certeza isso reflete as más praticas que a Capcom vem usando com os fãs que deveriam ser mais respeitados afinal o equilíbrio dela depende de nós.

  17. fabio jr 04/02/2013 at 14:45 -

    se ferro capcom .agora entenda q resident evil é survival horror e nao ação.tao esperando oque pra volta as raises ?

  18. Jorge Luiz Inácio 04/02/2013 at 15:18 -

    Reflexo de um game abaixo da verdadeira capacidade da série.
    Espero que sirva para darem uma continuidade decente.

  19. Allyson Jeronimo 04/02/2013 at 15:28 -

    Ótima notícia. Quem sabe agora começam a rever os conceitos e mudem para algo mais próximo dos antigos jogos. Espero muito que as vendas de Revelations seja um sucesso, assim vão ter finalmente a certeza qual o rumo precisam seguir. Antes tarde do que nunca! Realmente estou feliz com essa notícia, e as poucos acho que será provado que RE ainda é uma franquia relevante e que está apenas em crise.

  20. Vinicius 04/02/2013 at 18:44 -

    Bem feito! Esse é o primeiro RE numerado que estou jogando por “obrigação”. Provavelmente depois que termina-lo uma vez nem vou fazer questão de jogar os outros modos ou em outras dificuldades.

  21. leandro 04/02/2013 at 18:57 -

    olá Felipe Demartini, na sua opinião os residente deveria voltar oque era antes as origens? e oque você acha que a capcom pretende, ela vai voltar as origens de Re ou vai continuar como o Re6. obrigado

    • Felipe Demartini 04/02/2013 at 18:59 -

      Eu queria mto que eles continuassem seguindo a linha de Revelations daqui pra frente.

      • leandro 04/02/2013 at 19:03 -

        mais na sua opnião você acha que a capcom vai voltar as origens ou não?

        • Felipe Demartini 04/02/2013 at 19:07 -

          Não. Se a “origens” vc se refere a câmera fixa e cenários pré-renderizados, acho bem difícil.

          • leandro 04/02/2013 at 19:11 -

            não estou referindo ao terror o ambiente? pode ser a camera do Re 5 mais com os mesmos estilos de terror dos antigos?

          • Felipe Demartini 04/02/2013 at 19:19 -

            Vc precisa ser mais claro.
            Se pra vc o estilo antigo é o terror, o Revelations já é um belo começo e, como eu disse, gostaria muito que eles continuassem assim daqui em diante. Se a Unveiled Edition fizer sucesso, é o que pode acabar acontecendo.

  22. Lara Redfield 04/02/2013 at 19:32 -

    Shady,vc acha que um recomeço para RE seria bom?
    Pq com um reboot os jogos como re1,re2,re3,recv,que são incrivelmente incríveis não valeriam mais nada com relação ao contexto do game,ou vc acha que esse “recomeço” pode não ser necessariamente um reboot ?

    • Felipe Demartini 04/02/2013 at 19:34 -

      Eu nunca emiti opinião sobre o reboot, nem falando bem, nem falando mal. Sinceramente, não acho a melhor opção, mas ainda é MUITO cedo pra tirar conclusões sobre isso.

  23. Lara Redfield 04/02/2013 at 19:51 -

    Tipo essa tal de Neo Umbrella pode ser a “nova” umbrella

  24. negushy 04/02/2013 at 20:50 -

    camera antiga apenas em possiveis remakes.
    ja seguir a linha do revelations, ai sim.
    e um outbreak seria a coisa perefeita a ser feita
    nessa geraçao. logico um BOM outbreak.
    felipe quais os outros 3 jogos mais vendidos da capcom? eu sei, ou acho que sei que RE 2 e o mais vendido da serie.

    • residentfan 04/02/2013 at 21:00 -

      Não sou o Felipe mas esse é o top 3 de mais vendidos da Capcom:

      1 Street Fighter 2
      2 Resident Evil 5
      3 Resident Evil 2

  25. levasco 04/02/2013 at 21:37 -

    Quando a crítica é negativa ainda vai, mas quando mexe no $$$$$$…
    Não queria estar em uma reunião do financeiro da Capcom, cabeças irão rolar.

  26. esdrasbc 04/02/2013 at 21:44 -

    rapaz minhas orações foram fortes, tá tudo acontecendo como eu desejei, inclusive o lançamento de revelations para nossa alegria (bju jill)! tá aí, resident 2 (5milhoes só no ps1 se não me engano) sendo de survivor horror sozinho é o mais vendido re atrás do re5. mostrando q qm procura resident não procura um shooter mas sim um jogo “cabeça” e diferenciado, com clima de terror e sobrevivencia no caos.e qualidade re capcom !
    – e umbora comprar re revelations povo! vi uns gameplays no you tube, e deu p ver q vem coisa boa aí!

  27. Diego Oliveira 04/02/2013 at 23:59 -

    Eu acho bem feito. eles mudaram muito a serie, RE 6 é um bom jogo, mas sinceramente deveria ter outro nome.
    eu gostaria muito sentir aquele mesmo desespero que eu sentia na época do RE 1,2,3 e o CV

  28. Marcus 05/02/2013 at 00:46 -

    Ainda não posso falar muito de RE6 porque ainda não tive tempo para jogar, mas pretendo em breve.

  29. Italo Oliveira 05/02/2013 at 05:49 -

    O problema de Resident Evil 6 foi uma falta de identidade, o jogo, volta e meia, nos faz questionar o seu real propósito. Particularmente acho muita coisa boa, muitos acertos inclusive. O controle e os golpes físicos dão uma nova dinâmica para Resident Evil e isso é incrível. A ideia dos J’avos foi muito bem vinda, pelo menos pra mim. Porém, o jogo recorre a soluções simples e óbvias. E em vários momentos repete as mesmas coisas do mesmo jeito., por exemplo: Todo transporte que Leon entrar, pode ter certeza absoluta que ele vai explodir. A trama é o fator mais preocupante do jogo e o modo de poder iniciar qualquer uma das campanhas quando bem entender só prejudica. Se por acaso você iniciar jogando com Leon, você passa a saber os principais spoilers de todas as outras campanhas. Achei isso um ponto muito fraco, até por não há nada de novidade na história como um todo, como eu disse anteriormente, RE6 não diz para que veio.

  30. José Mac 05/02/2013 at 11:03 -

    Uma esperança a mais de voltarem os ambientes claustrofóbicos e a escassez de munição.
    São grandes as chances de Revelations passar a ditar o estilo dos próximos jogos, isso se a Capcom não inventar de debitar a frustração de RE6 na conta da crise econômica vigente da atualidade, né…

  31. alexsandherfg 05/02/2013 at 12:42 -

    Shady isso são pessoas que só querem se aparecer, por isso nem respondo/julgo essas pessoas, por que não vale a pena. (não consegui dar “reply” acho que é limitado né ?)

  32. georges 05/02/2013 at 12:47 -

    Eu gostei de RE6 mas dava pra saber que ele não teria força pra vender as 7 milhões de cópias que a Capcom queria. Pra ter um sucesso desse porte, deveria ter sido um jogo que explodiria as nossas cabeças. Sério, que ideia foi essa de colocar Chris e Leon no mesmo jogo e não colocar os dois em pelo menos uma cena de gameplay? Pra mim essa foi a maior bola fora do jogo. A trama também não ajudou muito, com uma vilã com uma motivação bem se sal.

    Apesar de alguns defeitos, foi um bom jogo. Só não aproveitou todo o potencial que tinha :/

  33. nome 07/02/2013 at 12:37 -

    sinceramente, espero que RE6 não venda mais que RE5, simplesmente porque o antecessor é bem melhor.

  34. Roberto 03/03/2013 at 00:40 -

    Jogo Resident Evil desde o lançamento do Biohazard até então nestas época se jogava mais em consoles, no caso o Playstation 1, obtive depois o Playstation 2 continuei jogando a saga, por fim o XBOX360 com o R.E 5, cismei de montar um pc top para jogos , e acabei de fechar Batlefield 3, e digo com certeza, não troco meu pc por nem um consolezinho furreca, que venha o PS 4 contra minha HD 7950 !!!