Capcom admite queda na qualidade de seus jogos

Resident Evil: Operation Raccoon City não terá Beta

Em seu último relatório financeiro antes da publicação dos números referentes ao ano fiscal 2013, a Capcom admitiu a queda na qualidade de seus títulos recentes. De acordo com a empresa, as quedas no faturamento se devem a falhas na estratégia com as franquias e um declínio na qualidade geral dos games.

A desenvolvedora atribuiu as notas medianas recebidas por muitos games a um uso excessivo da terceirização. O outsourcing na produção de jogos foi visto, no passado, como uma boa maneira de reduzir os custos de criação de games. Agora, a Capcom volta atrás e reforça seu compromisso de intensificar o desenvolvimento interno de jogos.

Estratégias erradas relacionadas a DLCs também foram citadas no relatório, que prevê um aumento de investimento no campo da distribuição digital e mais cuidado com os conteúdos extras. A previsão de vendas para alguns dos títulos principais também foi revista novamente. Agora, a expectativa é de 4,9 milhões de unidades vendidas para Resident Evil 6, um número bem possível de ser atingido.

A previsão final, porém, é de um lucro de cerca de ¥ 2,9 bilhões, motivado mais uma vez pela máquina de caça-níqueis de Resident Evil 5. Para o ano fiscal 2013, Monster Hunter 4, Lost Planet 3 e Resident Evil: Revelations Unveiled Edition são vistos como grandes motores para reverter os resultados negativos.

Via Game Informer.

Atribuir quedas de qualidade a jogos terceirizados até faz um certo sentido quando se olha Resident Evil: Operation Raccoon City. Porém, a afirmação soa mais como uma desculpa para transferir o problema para fora dos escritórios da Capcom. DmC: Devil May Cry, desenvolvido externamente, foi bastante elogiado, enquanto Resident Evil 6, criado internamente, sofreu com duras críticas.

A empresa parece reticente em admitir que muitos dos problemas se devem a falhass estratégicas e não necessariamente a setores alheios à empresa. Mas o que importa, no final das contas, é que os erros sirvam como lição para termos games melhores no futuro.


Tags: , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

46 Comentários em "Capcom admite queda na qualidade de seus jogos"

  1. Suxgotav 18/04/2013 at 16:12 -

    Eu nunca curti esse negócio de terceirização , principalmente quando as empresas orientais decidem ocidentalizar seus jogos.

    Eu acho que eles fazem sucessos e são diferentes justamente porque tem a fórmula oriental.

  2. José Mac 18/04/2013 at 16:28 -

    Antigamente a Capcom inundava mesmo o mercado com vários títulos bons ao mesmo tempo. Já hj se conta nos dedos…
    Uma coisa é certa: mesmo em uma crise, a Capcom ainda faz jogos mil vezes melhores do que muita produtora que se diz top!

    • Gabriel Onasses 18/04/2013 at 22:20 -

      Isso mesmo, semana passada tava vendo sobre RE depois do 1.A Capcom produziu o 2, 3 e Code Verônica juntos e ainda transformou o Beta do 4 do DMC 1 que virou um clássico.
      Sem falar no Zero, Remake e 4 que foram feitos praticamente juntos também e ambos tem uma qualidade absurda.
      Acredito que ela esteja passando por esse problemas justamente por não ter alterado ou melhorado sua estratégia comercial.

  3. @effeliciano 18/04/2013 at 16:34 -

    Tinha uma matéria que foi rapidamente deletada, do site eurogamer, que indicava que a Capcom havia reconhecido que o maior problema foi a falta de conteúdo single players para seus jogos Arcades.

    A Capcom anda fazendo essas versões hd/remix/xbla/psn mas não implementa quase nenhum conteúdo single player, dedicando esses jogos inteiramente a jogatina Online.

    Até concordo realmente em partes, pois um bom single player, seja campanha ou modos offline como um replay value, fazem naturalmente o multiplayer ser jogado mais e mais, com o conteúdo adquirido em off.

    É o q eu mais sinto falta nos jogos da Capcom, depois de Asuras Wrath, é a falta de DLC que adicionem conteúdo significativo a experiência single player de um título.

    Por ex. RE6 só tem conteúdo online (tudo bem q os mapas mercenários podem ser jogados em off e com tela dividida) mas o resto é tudo modo ON.

    Enfim, não sei porque deletaram o artigo, mas achei válida as conclusões ali, citadas.

    • Felipe Demartini 18/04/2013 at 17:10 -

      Na verdade essa coisa do single player tem a ver especificamente com os jogos de luta http://www.baixakijogos.com.br/noticias/31759-capcom-quer-que-seus-jogos-de-luta-tenham-mais-conteudo-single-player
      Mas eu concordo com vc, acho um saco essa coisa de empurrar de qquer jeito conteúdo multiplayer, pq não é a minha pira. Mas por outro lado, gosto de não precisar comprar DLC pra ter acesso à história completa.

      • @effeliciano 18/04/2013 at 23:33 -

        Eu também gosto , Felipe.
        Mas se for uma side story, é bem bacana de se comprar…
        Como a side story do MGS Rising chamada Jetstream Sam, que adiciona uma pequena história do Sam, o brasileiro samurai ao game.

        Não é um complemento da historia principal, mas cita ela bastante, inclusive alguns inimigos iguais e 2 ou 3 chefes da mesma.

        Mas o game pode ser jogado sem ela, que não faz diferença, mas vale pena jogabilidade do personagem.

        O que pegou mesmo foi em Asuras Wrath, que quando vc termina o game, ele já cita as próximas histórias ‘coming soon’ e lançaram 4 capitulos via DLC… ai sim é sacanagem.

  4. Billman 18/04/2013 at 16:34 -

    Bom resident 6 tanta promessa e foi uma decepção eles precisam focar é só ver um titulo como Bisohock infinite e ver o que eles fizeram com o resident mesmo sendo jogos diferentes

  5. Diego Shuriken 18/04/2013 at 16:40 -

    DMC descorda de você Capcom ^^

    Acho que a ausência de vários desenvolvedores que trabalharam em Remake, RE4, RE5 deu um desfalque forte na parte criativa da Capcom.
    Outro fator responsável é o atual limbo criativo que as devs japonesas se encontram, cada vez mais tentando ocidentalizar seus games e seguir tendências de mercado ao invés de tentar inovar, criar uma identidade forte como no passado.
    Enquanto tentarem fazer com seus jogos sejam mais atraentes ao público ocidental e jogadores COD vai dar nisso. Afinal onde esta o diferencial em se jogar Resident Evil, pra que vamos querer jogar/comprar algo que se parece com tudo e ainda faz isso muito mal.

    Acorda Crapcom, lance um Mega Man e um Onimusha que preste que vamos ficar de bem 😉

    • yuri 18/04/2013 at 17:27 -

      concordo em genero, número e grau. mesmo colocando o diretor de RE outbreak como o de RE6, a coisa desandou.

  6. re7 18/04/2013 at 16:57 -

    bom eu quero games estilo dino crisi parasite eve e resident evil reveletion lembra esse game da velha guarda, um velho resident com cara nova eu acho se eles for nessa direção a capcom volta autopo!!!!!!

  7. Nicolas Augusto 18/04/2013 at 18:25 -
    • Felipe Demartini 18/04/2013 at 18:31 -

      Legal né? =)
      Amanhã esse trailer vai aparecer por aqui com certeza.

  8. Hirouakan 18/04/2013 at 19:00 -

    “O outsourcing na produção de jogos foi visto, no passado, como uma boa maneira de reduzir os lucros de criação de games.”
    Acho que nesse caso seria CUSTOS no lugar de LUCROS não?!
    Abraços!!

  9. Rogue 18/04/2013 at 19:06 -

    Para mim, isso nao passa de desculpa. Se eles tivessem trabalhado um pouco mais em Resident Evil 6, e tentado melhorar a historia um pouco, teria vendido mais.

  10. Lara 18/04/2013 at 19:47 -

    Agora é esperar pra ver o que eles vão fazer com RE,re6 já foi ruim e decepcionante o bastante,tomara que num futuro re7 eles surpreendam a todos afinal a Capcom tem potencial para isso

  11. Extroy 18/04/2013 at 20:47 -

    Eu não sei por que não continuam com a jogabilidade de RE4 ‘-‘
    Deviam acabar com esse negócio de multiplayer na campanha, pior coisa que fizeram…

  12. Gabriel Onasses 18/04/2013 at 22:16 -

    Falando de Resident Evil a Capcom se iludiu bastante nessa geração principalmente depois do Resident 5.
    As vendas boas justificaram pra ela investir em ação nos jogos da franquia e deu no que deu.
    Pra mim não diria que “ouve queda” na qualidade dos jogos, a estratégia dela que foi fálica, até mesmo no que diz respeito aos gêneros.Ela investiu demais na ação, em RE 5 e 6, Dead Rising 1 e 2 e Lost Planet 1 e 2, sendo que de franquias mais condizentes com o perfil da empresa tivemos apenas MVC3 e SF2 algo que na minha opinião foi um grande vacilo.
    Acredito que ela tenha não só entendido a mensagem com também vá efetuar reais mudanças pra começar a geração bem, gostei bastante dela abrir mão de investir em projetos errados para reestruturar a empresa e depois disso passei a ver a Capcom com outros olhos, antes arrogante agora correndo atrás do prejuízo.
    Não só isso, o crescente fator Ubsoft que está hoje na mesma posição que ela esteve há uma década jaz com que a Capcom entenda a mensagem de que não é legal explorar um público fiel pra tentar, veja bem tentar alcançar um outro, não só isso o crescente fator da principal franquia da Ubisoft em relação a sua deve ter dado um Realit Check pra Capcom.
    Por ser fã de Resident Evil intuitivamente penso mil coisas em relação ao futuro da franquia, mas depois dessa geração admito que meu amor por ela deu uma decaída, RE Revelations foi um dos motivos do meu Hipe para o 6, que por sinal me agradou sim, principalmente a adesão do trio Hiroyuki Kobayashi, Yoshiaki Hirabayashi e Eiichiro Sasaki.Espero que mesmo com a reestruturação eles permaneçam em seus lugares com relação a franquia Resident Evil.
    Enfim…me estendi bastante, mas acredito que isso seja normal tranando-se de fã, gostei da Capcom ter admitido e estar trabalhando para concertar o erro e fico no aguardo principalmente sobre o futuro não só da Capcom mas de suas franquias depois dessa reestruturação.E espero que ela se renove, busque novos objetivos e políticas.

    • Alan 18/04/2013 at 22:38 -

      Concordo, é justamente essa estratégia fálica da capcom que vem f*endo com a série RE.

    • Bruno D cesar 18/04/2013 at 23:09 -

      Ótimo texto. Concordo plenamente com tudo que você disse. Com a nova geração chegando, é preciso encontrar um novo meio de se contar a história em um jogo,e espero que a Capcom encontre esse meio.

      • Gabriel Onasses 18/04/2013 at 23:49 -

        Não só por isso, esse sentimento de renovação tá dominando tudo da indústria.E espero que realmente seja algo produtivo e que agregue valor ao mercado dos games que está crescendo cada vez mais.
        Talvez o foto-realismo seja bom por aproximar os enredos cada vez mais com os do cinema.
        Até o carinha da Ubsoft(preguiça de procurar o nome) falou que jogos B não vão existir e eu aguardo ansiosamente por isso.

        • Bruno D cesar 19/04/2013 at 11:43 -

          A prova disso é o novo Bioshock infinity, o modo como a história foi contada foi maravilhosa, e espero que Resident Evil se inspire em jogos com forte apego na história.

    • Marcus Vinícius Roston 18/04/2013 at 23:15 -

      Não acho que o problema da Capcom está em investir demais no mercado de ação. Acho que o problema da empresa está em querer ser o que não é, em tentar criar títulos atrás de títulos que trazem (ou tentam trazer) uma experiência “completa”, que agrade a todos os tipos de públicos. Em outras palavras, o problema da Capcom está em querer atirar para todos os lados, achando que vai acertar todos os alvos, quando na verdade, nem munição para isso ela tem.
      Resident Evil está com problemas em relação às suas diversas camadas de fãs e a maneira que a Capcom está tentando lidar com elas, e isso fez com que a série se perdesse no meio de tantas tentativas falhas de agradar a tudo e a todos. Se o foco em cada game fosse único, da mesma forma que aconteceu em RE4 e RE5 ( e até mesmo em REvelations), garanto que, pelo menos na parte midiática, a série estaria em ótimas condições, e no quesito lucros, a Capcom ainda estaria muito bem, ou pelo menos não se encontraria nesse estado beirando ao crítico no qual ela se encontra nesse momento.
      Como eu gostei da estratégia tomada em relação à RE5, eu espero que a dupla Kawata e Takeuchi retornem num futuro próximo para a produção de algum Resident, embora eu ache um pouco difícil, já que, até o ponto que eu saiba, Jun está ocupando outro cargo dentro da Capcom atualmente.

      • Gabriel Onasses 18/04/2013 at 23:46 -

        Mas quando eu falo estratégia me refiro justamente ao seu investimento justamente no mercado se shooter.
        Se formos fazer uma alusão há geração passada a estratégia dela foi bem melhor.Pense bem Street 3 luta), Resident Zero, Remake e 4(Horror), Dmc e Onimusha(Rack’n Slash).Essa variação foi oque garantiu o sucesso dela, porque se você for analisar a quinta geração(PS1 e N64) foi o geração da luta, enquanto que a sexta(PS2, Gamecube e Dreamcast)foi a do Rack’n Slash e justamente pela estratégia de lançar jogos de gêneros diversos ela se deu bem porque enquanto o gênero luta decaiu Rack’n Slash lubiu e no final ainda teve o Action que explodiu depois do RE4.
        E quanto ao RE5, no início(mais precisamente no ano de 2009) achei o jogos fantástico, mas depois principalmente por ter mais parâmetro para comparações vi que não passava de um jogo de ação ruim.Acompanha meu raciocínio, antes do RE4 a jogabilidade tanto de ação quanto de terror era horrível, lembro de ver um vizinho meu jogar o Mercenários do ps2(aquele que o personagem tem uma granada na boca) e achar aquilo um C*, não só ele, aquel Psi Ops eu achava uma merda inacreditável, o próprio GTA de todos TPS foi o que ficou por cima da carne seca.Depois do RE4 cara tivemos uma geração de clones(não falo no sentido pejorativo) e o erro da Capcom foi justamente fazer um jogo de ação mas deixar a mecânica original do 4 como um “cala boca”.Se ela tivesse feito como o Tomb Raider que evoluiu em cima da evolução(inception?!!) o jogo teria sido muito melhor.Se você reparar bem o RE6 foi isso, ela tentando correr atras do prejuízo.
        Agora falando das camadas…a série realmente está passando por um problemas, mas depois do 6 não fiquei tão preocupado, o problema não foi solucionado eu sei mas já vi um esforço coletivo, é claro não sou como esses tais “fãs” que param no tempo e querem que tudo seja como 1999.Mas o retorno de múltiplas campanhas pra mim foi um grande avanço, a “volta dos puzzles” também me interessou bastante, mas oque mais me deixou feliz foi o tratamento a nível cinematográfico do enredo.Não sei você mas eu fiz questão de jogar uma campanha por dia direto até zerar e no Hard, e deu para perceber que grande parte da lentidão da série foi resolvida, um problema grave que remete a essa “falha” na estratégia que apontamos anteriormente.

        • Gabriel Onasses 18/04/2013 at 23:56 -

          A rapaz e no tocante a campanha do Jake, só queria dizer que achei um Puxão de rédia da Capcom.Se tivesse sido um extra da Campanha do Chris eu teria me sentido muito mais feliz.Achei um pouco forçar a barra ela como campanha principal, e é fácil perceber isso justamente pelo fato de terem dado a ele o título de filho do Wesker e de Cura pra Humanidade, somando isso a adição da Sherry isso soou para mim como uma adição para justificar ela tirando muita da importância do enredo principalmente da campanha do Leon que para mim foi a mais prejudicada, deixando de ser a principal para ser a mais secundária de todas.

        • Marcus Vinícius Roston 19/04/2013 at 00:17 -

          O tratamento cinematográfico de RE6 cairia como uma luva no game, se praticamente todo o enredo dele não tivesse ficado em segundo plano, explicado apenas através dos files, que também eram uma regalia da série que ficaram um pouco de lado nesse game. Além disso, diferente de muitos, não considerei a jogabilidade de RE6 uma evolução dos controles de RE4, muito pelo contrário, tive a impressão de que a senhorita Capcom pegou tudo o que os controles da série tinham de bom, amassou e jogou no lixo.
          Em RE5 também tive uma visão diferente da sua: Achei que a jogabilidade de RE4 fluiu perfeitamente no game e o fato dele ser mais curto fez com que seu enredo, que eu considero o melhor da franquia, fluir muito mais rapidamente. E novamente, vi uma evolução verdadeira da sua jogabilidade em REvelations, onde ainda acrescentaram o sistema de esquiva e a possibilidade de andar enquanto empunha a arma, isso tudo, é claro, além do foco do game, que já não é mais ação, e sim, uma formula que se aproxima bastante do antigo Survival Horror definido pela própria Capcom.
          Fora isso, a campanha mais decente de RE6 pra mim foi a do Chris. Foi a que me respondeu mais dúvidas (tirando a da Ada, que, apesar de trazer muitas revelações, foi extremamente parada e monótona), teve o melhor final e foi a que a trama fluiu da maneira menos enjoativa e menos clichê. Não me importo se os próximos games trouxerem mais de uma campanha para ampliar nosso campo de visão sobre o enredo, desde que retornem ao foco de RE5, e façam um game de começo, meio e fim decentes.

          • Gabriel Onasses 19/04/2013 at 00:43 -

            Resident Evil Revelations é uma marco, uma luz no fim do túnel no coração dos fãs.Não tenho problema nenhum com múltiplas campanhas com tanto que sejam bem definidas.Esse para mim foi o pecado do RE 6, mas eu fiquei feliz de não terem transformado a campanha do Leon em um jogo de ação, essa é de todas a única inalteração da série e é por ela que ainda tenho esperança.
            O enredo do Chris é realmente o mais consistente e claro de todos.
            Estou aguardando muito o tal Downfall(ou oque seja), princialmente com essa nova estratégia da Capcom de lançar jogos com 2 anos de diferença entre os lançamentos.Não gostei dessa coisa de lançar tudo sobre a franquia em 1 ano e depois passar 2 sem nada.
            Oque fica no fim é que RE6 foi um passo pequeno para um jogo mas um importante para a série.A Capcom tem a chance de virar o jogo nas mãos resta saber se ela vai aproveitar.

          • Marcus Vinícius Roston 19/04/2013 at 01:09 -

            Enquanto a serie estiver sobre as mãos de Masachika Kawata (pra mim, a mente mais brilhante dentro de Resident Evil depois da saída de Mikami), mesmo que com um futuro incerto, ainda permanecerei confiante em relação aos seus próximos jogos. REvelations, mesmo que siga um estilo bem experimental, provou ser uma grande referência para os futuros títulos da saga e se a Capcom souber transmitir tudo o que ele nos passou para um RE de grande porte nos consoles de mesa, garanto que a franquia estará com uma vaga bem segura até chegarmos num eventual RE7, que deverá seguir a mesma linha do anterior, já que agora temos um protagonista bem Alice – Alike. Sim, estou falando do Jake. Estou muito otimista em relação aos próximos games e garanto que a Capcom aprendeu a lição, e sendo ação ou não, estou quase certo de que o próximo Resdient Evil chegará com bastante qualidade para os fãs e não nos decepcionará tão facilmente. Talvez seja apenas um fruto da minha imaginação ingênua, mas permanecerei com essa opinião até que se prove o contrário – No mais, gostei da discussão o/

  13. Leonardo 18/04/2013 at 23:32 -

    Tem que ter uma adiministração mt ruim pra achar que um jogo com 5 milhões de unidades vendidas uma decepção. A Capcom tbm tá cheio de fã recalcado que não ajuda em nada. É um saco vê os comentarios que beiram ao limítrofe no BJ, Eurogamer e etc. É dificil conquistar o público quando se tem a fama (injusta, em alguns casos) de mercenária, safada, caça-niqueis e assim por diante. É tudo uma questão de marketing, no meu ver. Por exemplo, não da pra vender a imagem de um produto que não tem nada a ver (por exemplo, RE “call of duty” ou dante emo). As franquias pesam bastante pra Capcom, que tem a “obrigação” de entregar tudo o mais fiel possível. Caso isso não aconteça, fã fecha a cara e isso repercute nas vendas. Claro que não é só isso, mais é um fator a ser levado em conta… O mercado de videogames é rápido e malvado, tem que suar a camisa para as coisas renderem.

    • Leonardo 18/04/2013 at 23:37 -

      Ps: não é comum as empresas admitirem uma “falta de qualidade ” nos jogos. A Capcom merece um doce só por ter sido realista nesse ponto.

    • José Mac 19/04/2013 at 11:58 -

      Mais pura verdade, cara! Fã mais chato do que os de RE tá pra nascer!!! E já notou como muitos deles estão se achando técnicos e especialistas, dando palpites até na programação dos jogos??

      Aposto ainda em uma coisa: vai ver como Revelations vai ser alvo de um monte de críticas quando sair tb, quer ver?! Parece que muita gente hj compra o jogo e ja liga ele no console dando uma de cão farejador em busca de falhas…

      • Felipe Demartini 19/04/2013 at 12:18 -

        Os fãs brasileiros são conhecidos como chatos e ignorantes até mesmo pelos próprios desenvolvedores e funcionários da Capcom. Fica a dica aí pra todo mundo.

        • José Mac 19/04/2013 at 15:20 -

          Caramba, Felipe, e isso é só qualidade de fã brasileiro?? Eu pensei que tinha isso em outros lugares tb, rs.

          • Felipe Demartini 19/04/2013 at 15:34 -

            Nunca vi os mesmos comentários e revoltas dos brasileiros em qquer outra comunidade internacional. A galera é bem mais pé no chão e bem menos implicante. Falam mal do que merece, elogiam o que merece e não ficam de picuinha.

  14. @effeliciano 18/04/2013 at 23:35 -

    Milagre, ngm ainda citou a Claire, nesse post.

  15. Nathan 19/04/2013 at 01:05 -

    Sou totalmente contra DLCs que influencie a campanha principal,mas DLCs de roupas,personagens,mapas para mercenaries sou a favor,por exemplo,seri d++ uma DLC pro mercenaries com outros personagens da franquia,como Albert Wesker,HUNK,Jack Krauser,Jill Valentine,Claire Redfield,Barry Burton,Rebecca Chambers,Sheva Alomar,enfim,muitos personagens que venderiam horrores e eu compraria sem pensar 2 vezes.Mas infelizmente acho muito improvável.

  16. Gabriel S. Kenedy 19/04/2013 at 02:17 -

    cara o resident evil 6 na minha opinião é um bom jogo mas n saiu espetacular pq fizeram as pressas, é nítido q os bugs e o gráfico e os furos na história q ele foi feito as pressas quando digo as pressas é q eles n queriam espera mais 2 ou 3 meses de trabalho queriam lança já pra vende bastante até o fim do ano fiscal, resident evil 6 pelo elenco de personagens estilo de 4 campanhas 25 horas de jogo leon chris ada no mesmo jogo com volta da sherry e estréia do filho do wesker tu junta td isso dava pra faze um jogo épico, mas fizeram as pressas ta mt claro q esse leque de opções q eu citei encorajo a capcom a tipo jogamo td isso ai no jogo q n tem como da errado e mais um fato pra prova q foi feito com pressa é tu bota 600 pessoas pra trabalha no jogo pra termina o mais rápido possível e como eu disse com tds esses ingredientes a expectativa foi grande por isso a decepção pq elogia o dmc é um bom jogo mas tu n espera tanto dele como RE dae é fácil faze jogo agora digo perderam a grande chance de faze o melhor da história pq se houvesse um capricho a mais mais tempo pra trabalha com tds esses ingredientes q eu falei era sucesso na certa mais o problema é q o dinheiro fal mais alto

    • Felipe Demartini 19/04/2013 at 09:02 -

      Eu até concordo na parte do capricho e tal. Mas pressa não sei. RE6 levou 3 anos pra ficar pronto, não acho que dia pouco tempo e ta de acordo com mtos outros jogos da serie. Tem game da franquia que levou menos tempo e saiu melhor, então não sei se os anos levados são realmente um fator.

  17. Gabriel S. Kenedy 19/04/2013 at 02:28 -

    o q q é falha de estratégia? é bem isso q eu to falando falha de estratégia pq lançaram em outubro pra vende até março poderiam trabalha mais em lança em janeiro por exemplo ou fevereiro mais n o planejamento era vende até março agora eles se tocaram erramos fizemos com pressa pra vende e a qualidade caiu mas temos q entender q eles são uma empresa querem lucrar acharam q lança um monte d jogos junto ira da mais lucro o q foi uma baita de uma ousadia mas o q me da esperança é q eles fazem o q for pra lucrar agora eles tiveram a resposta q pra lucrar tem q capricha no jogo

  18. Vinicius 19/04/2013 at 09:50 -

    http://www.ign.com/videos/2013/04/19/the-evil-within-debut-trailer-1080p

    Ai! Primeiro Teaser de The Evil Within (Project Zwei)

  19. Sergio 19/04/2013 at 11:14 -

    Eu acho que o problema não é ser um jogo de ação ou jogo survivor, temos exemplos de excelentes jogos como RE3 no survivor e RE5 na ação, ambos ótimos games, que deixaram sua marca, seja pelas qualidades técnicas ou pelo enredo fantástico.RE6 poderia ter sido um ótimo jogo, porém horve realmente vários descuidos na produção, principalmente com as fracas histórias nas campanhas de Jake e Leon, os gráficos também deixaram a desejar, não são tão bons quanto RE5 , mesmo RE5 sendo três anos mais velho!! O mau aproveitamento de Chris e Leon…essa idéia foi ótima , mas pelo menos um capítulo com os dois juntos deveria ter sido feito.
    A idéia inicial do jogo foi boa, a execução é que foi ruim, mas mesmo assim considero RE6 um bom jogo, porém comparo quando terminei RE5..ficou a sensação de que D+ … já RE6 ficou a sensação de “é só” .. poderia ter sido melhor!!!

  20. Bruno D cesar 19/04/2013 at 11:59 -

    O foco na ação não é algo tão ruim para a série, porém jogos de ação possuem um alto custo de produção,e isso faz com que a Capcom crie uma expectativa muito grande em cima do RE6. Cinco milhões de unidades vendidas é um numero muito grande, mas para um jogo caro isso não é o suficiente. Jogos com um menor teor de ação cinematográfica, são mais baratos para seremproduzidos, e com isso mais lucrativos, ou seja; a Capcom resgata as raízes da série e consegue um lucro maior. Eu acho possível um jogo de terror vender tanto quanto um jogo de ação.

    • Bruno D cesar 19/04/2013 at 12:03 -

      Ache bem legal a Capcom admitir seu erro, muitas empresas deveriam ser assim.

  21. Billman 19/04/2013 at 15:33 -

    Felipe voce tem razão chato existe mas voce ve que eu admito não é criticar mas com toda a expectativa que criaram em torno do re 6 e depois correções sinceramente eu esperava mais foi um tremendo fiasco

  22. Ramon Silva 21/04/2013 at 21:52 -

    Sinceramente a capcom ta pisando na bola não só ela como muitas empresas de games.antigamente as inpre se preucupavam em fazer jogos hoje elas se preucupam em fazer dinheiro.não que elas sejam mercenarias mas elas estão mudando suas franquias com medo de falir por não agradar a todos mas a capcom esta esquecendo que quem deixow eles aonde estão hoje foram os fans de RE1,2 e 3 como meu pai entre outro e ate msm eu que não sou muito do inicio.Mas eu curti muito todos os RE principalmente o 3,4 e code vero que foram os que mais joguei,ja na questão dos graficos senti uma perda no RE6 pois o grafico oscila muito principalmente nas CGs e a expresão facial esta abaixo do nivel do RE5 e o recoon city não da pra entende porque acho que ele não foi muito bem planejado e é isso ae pessoal me desculpem qualquer coisa não me levem a mal é sóminha opnião valeuuul fuuuiiiiiiiii

  23. Vinicius Faria 24/04/2013 at 12:22 -

    Se a Capcom esta mal o que dizermos da Square. Nunca vi uma queda em seus jogos principais como agora. Outro dia peguei meu velho Final Fantasy VIII e comparei com o XIII. Cara eu vibrei quando derrotei Bahamut ao vasculhar os confins da Deep see e vencer Ultimate Weapon, evolui todos os personagens ao lv 100, consegui todas as Ultimate weapons e todas as cartas e venci Omega Weapon e digo foram monentos que não vou esquecer. Coisa que nãos into mais no jogos atuias.
    Tipo não consigo sentir a aelgria e o prazer que os jogos do passado nos davam, parece tudo muito “maquinario” entende, mais informaões nesse site que é muito bom por sinal: http://aitinerante.blogspot.com.br/2012/09/we-are-fed-up-boycott-square-enix-nossa.html
    Desculpe fugir do assunto assim galera boa semana e bons jogos pra todos.

  24. Mateus 28/04/2013 at 13:53 -

    oi gente eu comprei o Resident Evil Operation Reccoon City no Steam
    mais ele não quer mostrar aquela barra HOME para entrar na Live como faço para fazer ele abrir aquela barra ?
    por favor mande me um e-mail ou skype
    skype: littlebootb
    e-mail: evelyn.salt.b@gmail.com