As influências de O Massacre da Serra Elétrica em Resident Evil

As influências de O Massacre da Serra Elétrica em Resident Evil

Normalmente, obras cinematográficas inspiram aspectos bem específicos da série ou estão claramente localizadas. “O Massacre da Serra Elétrica”, como um dos filmes favoritos do criador Shinji Mikami, tem uma influência muito maior e quase constante na saga, permanecendo assim mesmo após a saída dele da empresa.

Estamos falando de não apenas um, mas quatro personagens diferentes inspirados no slasher de 1974, escrito e dirigido por Tobe Hooper. O longa trash é considerado até hoje um dos melhores filmes de terror já produzidos na história. O vilão, Leatherface, é parte integrante da cultura pop e já protagonizou seis outros filmes, incluindo remakes e reboots, além de quadrinhos e crossovers com outros personagens do cinema de horror.

Na verdade, uma motosserra

As influências de O Massacre da Serra Elétrica em Resident Evil

Uma das grandes influências é bastante óbvia e não requer nem mesmo que o filme seja visto. Como o título dos longas já afirma, a arma preferencial de Leatherface é uma motosserra (e não uma serra elétrica, como a versão nacional indica), usada para dilacerar os corpos de inocentes transeuntes que têm o azar de aparecer em sua casa, no coração do Texas e no meio do nada.

Grande e forte, com uma aparência física que, por si só, já causaria espanto, o vilão defende seu território de estranhos que, mais tarde, se transformam em carne vendida e consumida pelo restante de sua família, que inclui dois irmãos e um avô supercentenário. Nas sequências, mais membros foram adicionados, incluindo uma filha para Leatherface.

Com sérias deficiências mentais, ele aparece nos momentos finais de “O Massacre da Serra Elétrica” brandindo sua arma, frustrado com a fuga de uma de suas vítimas. Assista ao vídeo abaixo e pense se os movimentos não lembram exatamente um dos inimigos mais temidos de Resident Evil.

Acertou quem disse Dr. Salvador, um dos primeiros oponentes encontrados por Leon em Resident Evil 4. A cor da motosserra também é a mesma, assim como os olhos injetados de ódio e loucura, vistos no game por meio de furos em um saco de estopa – outra influência cinematográfica que será explorada mais adiante pelo site.

A força e velocidade do Chainsaw Ganado, como também é conhecido, impressiona e, assim como outros infectados pelo Las Plagas, ele é extremamente resistente. No game, é capaz de matar os protagonistas com um único ataque, iniciando uma animação na qual Leon ou Ada são decapitados. A cena chegou a ser censurada no Japão devido a leis locais.

O personagem se tornou tão célebre que, em Resident Evil 5, deu origem a mais um inimigo portador de motosserra. Apesar de não ter a robustez de seu semelhante, o Chainsaw Majini não deixa a desejar quando o assunto é velocidade e poder de ataque. O saco de estopa na cabeça retorna aqui, mas desta vez deixa apenas um olho à mostra.

Outra influência de Leatherface é sentida no quinto game da série. O vilão de “O Massacre da Serra Elétrica” é mudo, sendo capaz de emitir apenas grunhidos e gritos que dão uma faceta a mais à sua loucura. Os berros indicam o prazer pela morte e faz parecer que o desespero de suas vítimas é um mero divertimento.

A exata mesma coisa pode ser dita dos gritos agressivos e das gargalhadas insanas que se ouve em todas as aparições do Chainsaw Majini. O inimigo é enfrentado mais de uma vez ao longo do game e também compartilha a antiga profissão de Leatherface: ambos trabalhavam em matadouros antes de se transformarem em assassinos.

Faces de um maníaco

Apesar da violência extrema infringida aos personagens de “O Massacre da Serra Elétrica”, é o rosto de Leatherface que causa o maior horror. A verdadeira aparência do monstro quase não aparece e é completamente cobertapor uma máscara feita com a pele de suas vítimas. O vilão também usa esse artifício para demonstrar emoções, aparecendo com diversas “caras” de acordo com seu estado de espírito.

De acordo com Gunnar Hansen, que interpretou Leatherface no longa original, essa característica se deve ao fato dele ser nada mais que um instrumento para as loucuras de seus irmãos. “A ideia da máscara é que não há personalidade. Quando [Tobe o criou], disse que ele precisava colocá-las para se expressar, pois não pode fazer isso por si mesmo. Não há nada sob a máscara e isso é o que o torna tão assustador”, contou em entrevista.

Tal aspecto carrega ainda uma arrepiante referência a Ed Gein, um assassino serial de verdade que utilizava máscaras com o rosto de suas vítimas e usava restos dos corpos para decorar a casa. Preso no final dos anos 50, sua história também influenciou outros maníacos do cinema como Buffalo Bill, de “O Silêncio dos Inocentes”, e Norman Bates, de “Psicose”, personagem que é fortemente referenciado em Resident Evil CODE: Veronica.

As “máscaras humanas” foram usadas por Shinji Mikami no desenvolvimento de uma das histórias mais perturbadoras de toda a saga Resident Evil. No Remake do primeiro título da série, somos apresentados a Lisa Trevor, filha do arquiteto da Mansão de Spencer e cobaia, desde criança, dos experimentos da Umbrella com os mais variados vírus.

As influências de O Massacre da Serra Elétrica em Resident Evil

Ela nunca deixou de ser criança. Apesar de ter crescido fisicamente e se transformado em um monstro, ela manteve as faculdades mentais de quando foi capturada. Após a morte de Jessica Trevor, a mãe da garota, a Umbrella continuou suas pesquisas e, em uma tentativa de passar à criatura uma falsa sensação de segurança, disfarçou dois de seus operativos como os pais da criança.

Lisa percebeu a farsa rapidamente e assassinou os agentes, arrancando-lhes os rostos. Assim, surgiu uma contínua obsessão por se reencontrar com a verdadeira mãe e devolver sua verdadeira face, roubada pelos farsantes. Ela passou a usar a pele de uma de suas vítimas sobre a própria cabeça.

Os anos e anos de estudo também a tornaram incapaz de falar ou raciocinar com clareza. Apesar de possuir alguma capacidade intelectual, como evidenciado por arquivos escritos por ela, ela não possui nenhum tipo de pensamento lógico. Tudo o que Lisa emite são gritos de dor e desespero, balbuciando poucas palavras.

Tantas pesquisas e vírus injetados a tornaram praticamente imortal. Incapaz de matá-la, a Umbrella Corporation acabou prendendo-a em uma cabana anexa à mansão principal. Em algum momento, ela consegue se soltar e passa a vagar a propriedade, tornando-se mais um dos horrores daquele local.

Perseguidor deformado

Confira 22 novas imagens de Resident Evil 6

Mesmo com a saída de Shinji Mikami do comando, as influências de “O Massacre da Serra Elétrica” continuaram permeando a mente dos responsáveis pela franquia. Leatherface voltaria a gerar um monstro em 2012, quando Resident Evil 6 chegaria às lojas trazendo Ustanak como o principal vilão da campanha de Jake e Sherry.

Apesar de não usar uma máscara de pele humana, a aparência deformada de seu rosto foi grandemente inspirada no vilão de Tobe Hooper. Extremamente inteligente e poderoso, ele é usado por Carla Radames para caçar Jake Muller implacavelmente, em busca de uma amostra sanguínea que a ajudaria nas pesquisas do C-Vírus.

Fontes


Tags: , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

28 Comentários em "As influências de O Massacre da Serra Elétrica em Resident Evil"

  1. oie 16/04/2013 at 20:26 -

    Na primeira vez jogando é impossível primeiro não lembrar do filme, segundo, não ficar aterrorizado. O som de uma serra elétrica já é perturbador, adicione um saco na cabeça do maluco e está feito.
    Pena não haver mais decapitação no RE6, será que em alguma versão há? Parece que nem na americana.

  2. JOAO 16/04/2013 at 20:32 -

    Gosto mt dos filmes do leatherface , mas o serial killer que me aterrorizou mais em pekeno nos filmes foi o michael myers .

  3. Leonardo 16/04/2013 at 20:56 -

    O primeiro filme foi bem legal… Foi o letherface que inspirou os mais diversos monstros do cinema (jason, freedy, michael myres). O filme tem um aspecto “sujo”, a imagem é velha e tal, criando uma atmosfera bem trash. Pena que não tem (eu acho) nenhuma influencia de “The Evil Dead” (a morte do dêmonio, o titulo horrivel brasileiro), quer dizer, eu nunca vi nenhum personagem de RE sendo estuprado por uma árvore rs. Estou no aguardo pelo artigo das influencias da franquia Alien.

    • José Mac 16/04/2013 at 21:18 -

      Kkkk, sabia!! Qd o assunto tb trata de cinema, é so questão de tempo até o Leonardo aparecer, rs!!

      • Leonardo 16/04/2013 at 21:30 -

        Kkkk, é que eu escolho as noticias e artigos mais interessantes pra comentar e cinema sempre me cativou rs… Eu pensei assim: “Nossa, faz tempo que eu não comento no SAC. Será que eles estão sentido falta de mim?”. Kkkkkkk, eu espero que sim né rs.

    • yuri 17/04/2013 at 04:03 -

      em todo caso, difícil não associar o começo de RE4 com a chegada à cabana em The Evil Dead. é idêntico, a ponte, a vegetação velha, a varandinha…

      • ROCKBruno6 (ps3) 17/04/2013 at 14:33 -

        Com certeza.. RE4 tem muitas referencias diferentes..
        >>Como a parte em que você fica cercado por ganados em uma cabana, como o clássico A NOITE DOS MORTOS VIVOS (o primeiro filme de mortos vivos).
        >>Algumas das criaturas em RE4 que se assemelham com criaturas de O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (the thing).. tipo os colmilos, os ganados com parasita saindo da cabeça.. em RE5 tbm, os adjules, duvalias.. etc
        >>Mas acho que o clima do jogo, me lembra mais o filme INVASORES DE CORPOS em que parasitas alienigenas começaram a “infectar” todas as pessoas e dominar seus corpos, daí eles caçavam quem não havia sido infectado para matar ou infectar.. se não me engano era por ai, faz tempo que eu vi esse filme rs

        • Leonardo 18/04/2013 at 12:36 -

          O primeiro filme sobre zumbis é o White Zombie de 1932, com o eteno Bela Lugosi.

          • Felipe Demartini 18/04/2013 at 13:30 -
          • ROCKBruno6 (ps3) 18/04/2013 at 18:32 -

            Mas eu disse “mortos-vivos”
            não “zumbis”..rs

            há um leve diferença rs..
            >mortos-vivos são zumbis (pessoas zumbificadas por algum “motivo” PORÉM, elas “voltaram dos mortos”)
            >zumbis não são necessáriamente mortos-vivos, como em white zombie como vc falou, em que as pessoas não morriam e retornavam a vida, elas estavam zumbificadas sobre influencia de magia negra…
            .
            Espero ter esclarecido 😀

          • ROCKBruno6 (ps3) 18/04/2013 at 18:40 -

            MAS me auto corrigindo :]
            A NOITE DOS MORTOS VIVOS.. é o primeiro filme de mortos-vivos como são retratados hoje em dia com frequencia (para falar a verdade com mais frequencia entre as decadas de 70-90 com o surgimento e a “fama” da criatura de Romero.)

            😀

            –CURIOSIDADE
            SE NÃO ME ENGANO.. em nenhum momento em NOITE dos (…) , os personagens mencionavam as criaturas como “zumbis”, era sempre “eles”..
            Menos o homem do jornal que dizia que as pessoas pareciam estar em “transe”.

    • ROCKBruno6 (ps3) 17/04/2013 at 14:25 -

      rs Com certeza estou no aguardo das influencias de ALIEN em RE 😀 sou um grande fã da franquia, e ja havia notado várias coisas, como:
      >o VERDUGO de RE4 que se assemelha com o alien do primeiro filme (não por completo, é claro.. mas até a cena em que ele aparece, você não o enfrenta até o utimo momento,você só sabe que está sendo seguido.. igual no filme)
      >Em RE6 a morte pelo rasklapanje, em que ele coloca um embrião na pessoa pela boca, que estoura o peito da vítima liberando a criatura (rs nada mais ALIEN do que isso xD)
      >Os corredores em RE6 quando vc vai enfrentar a CARLA no navio.. em que estão repletos por uma gosma, e as criaturas (clones de Carla) saem das paredes, como em ALIENS O RESGATE
      >As paredes repletas de ovos de REAPERS em RE5, cheios de gosma novamente rs.. mas com ovos que parecem vivos (e estão rs)
      .
      E por ai vai.. mas são muitas referencias.. é claro que a maioria delas se encontram em DEAD SPACE rs

  4. José Mac 16/04/2013 at 21:25 -

    Diante de todas essas comparações, ainda bem que uma nem foi lembrada aqui, que é aquela aberração que em RE6 tem um braço que tem uma forma de motosserra. Acho que o nome é Ubistvo, se não me engano…

    Fala sério, certas criaturas em RE’s de hj em dia não merecem nem comentários… Foi-se o tempo em que cada criatura tinha toda uma explicação pra ser como é e detalhes de como surgiu…

    • Felipe Demartini 16/04/2013 at 21:42 -

      Vejo o Ubistvo mais como uma continuidade de conceito do que como uma influência do Leatherface. Até pq de O Massacre da Serra Elétrica ali não tem nada.

  5. MathRE 16/04/2013 at 21:28 -

    Agora sim sou muito fã de filmes de terror assim ,tava vendo esses dias o filme original de 74 do leatherface realmente muito legal é importante notar que a gente nunca soube como o gordinho do caminhão escapou rs.
    Ótima matéria realmente é impossível não lembrar de leatherface quando se vê o dr.salvador,chainsaw ou Ustanak será que tem chances de ter influências de a hora do pesadelo?Freddy Krueger é um dos que mais gosto junto do leatherface,jason,ghostface e chucky rs

    • Felipe Demartini 16/04/2013 at 21:43 -

      Se não me engano tem sim coisas de A Hora do Pesadelo, eu só não me lembro agora exatamente o que. Preciso dar uma olhada nos livros.

  6. Bruno D cesar 16/04/2013 at 22:12 -

    O Ubistvo é bem legal, mas não se compara a outros como a aterrorizante Lisa Trevor, pra min ela é a criatura mais assustadora de toda a série, além de sua triste história na mansão Spencer.

  7. Leonardo 16/04/2013 at 22:19 -

    Pra quem quiser saber mais sobre o filme em si, (algumas curiosidades bem bisarras) recomendo esse artigo do medo B pro Felipe e para os outros leitores:
    http://medob.blogspot.com.br/2013/02/curiosidades-sobre-o-filme-o-massacre.html

  8. Billy Coen 17/04/2013 at 11:39 -

    Só eu que acho o Dr Salvador engraçado ao invés de assustador?

  9. evander 17/04/2013 at 12:53 -

    mas o unstanak não veio do nemesis???

  10. Leonardo 17/04/2013 at 13:16 -

    Eu tbm acho o Dr Salvador hilário, sei lá, os gritos que ele dava eram hilários.

  11. Yuri 17/04/2013 at 13:25 -

    Minhas duas franquias preferidas!

  12. Leonardo 17/04/2013 at 13:25 -

    Eu olhei o filme mt tempo antes de jogar RE 4. O filme passa uma sensação de sujeira, principalmente na cena em que a outra mocinha do filme entra num quarto com um MONTE de pena de galinha no chão, na cena em que ela morre, quando ela é fincada pelo Leatherface naqueles ganchos de colocar carne, eu gosto muito de cinema e principalmente de filmes de terror, e O Massacre da Motoserra(kkk) é o uníco filme trash que eu gosto, e é trash só porque teve um baixo orçamento, pra mim ele tá no mesmo nível de Halloween que é outro filme que eu gosto muito,ambos são slasher, mas para mim Halloween nunca será trash

  13. nome 17/04/2013 at 19:10 -

    Chainsaw Majini e o Dr. Salvador são ótimos inimigos. Ubstivo nem tanto. Quanto a massacre da serra eletrica (sempre percebi que esse nome não tinha nada a ver), é um dos melhores filmes de terror.

  14. mary 17/04/2013 at 23:28 -

    filme muito bom

  15. Leonardo 18/04/2013 at 06:44 -

    A franquia Alien é muito massa XD, um dos meus monstros preferidos ! Agr que vc falou Yuri, realmente lembra bastante Evil Dead, mais acho que não é o bastante para considerar uma influência certa. Os desenvolvedores e produtores da Capcom provaram ser grandes cinefílos rs.

  16. daniel felipe wesker 19/04/2013 at 13:49 -

    desde a primeira vez que vi esse Ustanak eu ate falei para meu amigo =olha la cara dele é igual a do Massacre da serra eletrica kkk

  17. paulo hf 22/04/2013 at 08:50 -

    Lisa trevor morreu depois da explosão da mansão? Se não morreu na explosão da mansão, concerteza morreu na explosão de raccon