As influências de Gears of War em Resident Evil

As influências de Gears of War em Resident Evil

Gears of War é um dos principais exclusivos do Xbox 360 e, sem dúvida, um dos maiores jogos de ação da atualidade. A grande guerra entre os soldados do COG e os Locust já se expande por três jogos e o quarto, um prelúdio, deve chegar às lojas no ano que vem.

Cliff Blezinski, o criador da franquia, não esconde de ninguém que Resident Evil 4 foi sua grande influência na hora de conceber Gears of War. Apesar de ter suas ressalvas em relação ao uso do terror em RE6, o designer se mostrou um fã da série da Capcom e, inclusive, deu pitacos sobre como a continuaria se estivesse no comando.

Essa via, porém, tem duas mãos. Ao mesmo tempo em que o quarto game da série foi importante para Blezinski na criação de Gears of War, o game da Epic também serviu como grande inspiração para a Capcom durante a produção de Resident Evil 5. Não apenas isso, mas o apelo do game junto ao público também foi um dos elementos fundamentais durante a produção do quinto jogo.

Sozinho nunca mais

A fórmula de Resident Evil 4 foi aproveitada por completo em sua sequência. O game, lançado originalmente em 2005 para o Nintendo GameCube, foi um sucesso absoluto de vendas e crítica devido à mudança total nos rumos da saga. O jogo também foi o responsável por dar nova vida ao gênero de ação e criar um novo estilo, que foi copiado diversas vezes.

As influências de Gears of War em Resident Evil

Como em qualquer mudança de plataformas, é preciso inovar. E as novidades de Resident Evil 5 vieram não apenas com os gráficos em alta definição. Pela primeira vez na série, tínhamos um modo cooperativo e a aventura principal podia ser compartilhada por dois jogadores simultaneamente. Esse elemento é uma constante em Gears of War, que sempre coloca os jogadores em dupla contra a horda dos Locust.

Não apenas isso, mas toda a jogabilidade de Resident Evil 5 também foi criada de forma a privilegiar a cooperação. Desde enigmas até momentos em que os parceiros precisam se ajudar à distância, o quinto game da saga foi inteiramente desenvolvido para ser jogado a dois, com o computador assumindo o papel do segundo jogador caso o usuário esteja desconectado ou sozinho.

Agilidade, pero no mucho

Com dois jogadores ativos durante toda a história, veio também uma maior quantidade de inimigos e uma inteligência artificial mais apurada, frutos das capacidades maiores dos consoles da sétima geração. E assim, a Capcom viu a necessidade de tornar os controles mais ágeis.

Citando claramente a influência de Gears of War, o produtor Jun Takeuchi revelou uma nova opção de controles que continham ações bem típicas dos jogos de tiro. Apesar de ainda não ser possível andar e atirar ao mesmo tempo, Resident Evil 5 introduziu os passos laterais e os comandos de disparo de armas utilizando os botões superiores do joystick.

As influências de Gears of War em Resident Evil

Além disso, momentos de tiroteio intenso foram adicionados quando os inimigos também ganharão armas de fogo e a capacidade de atirar contra Chris e Sheva. Com isso, a Capcom introduziu uma nova inovação por meio de um sistema de coberturas, que permitia ao jogador se esconder dos disparos inimigos ao mesmo tempo em que observava todo o cenário e planejava a melhor forma de agir.

A nova opção de controles acabaria se tornando pouco popular, com a maioria dos jogadores preferindo utilizar a jogabilidade já estabelecida em Resident Evil 4. O sistema de coberturas, porém, chegaria para ficar e acabaria se tornando um dos aspectos fundamentais também em RE6, mas de uma maneira bem mais apurada.

Disparos do céu

A participação de Gears of War no desenvolvimento fica clara em um ponto bem específico de Resident Evil 5. Para conter a transformação e acabar com o Uroboros Aheri, em que Excella Gionne foi transformada, Chris e Sheva utilizam um satélite para desferir fortes disparos de energia contra o monstro. O Shango Satellite Laser Device, como é chamado, é um velho conhecido dos fãs do game da Epic.

O Hammer of Dawn é uma poderosa arma criada pelos cientistas Mauris Ivo e Adam Fenix. Utilizada pela primeira vez durante a Batalha de Bonbourg, o dispositivo emite uma forte carga de energia de maneira extremamente precisa, capaz de obliterar completamente seu alvo.

Durante a invasão Locust, o equipamento acabou sendo usado como arma tática para conter os avanços dos alienígenas. O Hammer of Dawn foi usado contra as áreas ocupadas, dizimando completamente milhões de seres humanos e monstros que encontrava pelo caminho. As cidades foram transformadas em pilhas de cinzas e o planeta sofreu com um duro impacto ambiental.

Ao contrário de Resident Evil 5, a Hammer of Dawn também pode ser usada no modo multiplayer de Gears of War, mas sem os efeitos tão devastadores do modo campanha. Ainda assim, é mais uma alternativa interessante para aniquilar os inimigos nas arenas online de um dos principais jogos de tiro da sétima geração.

No mundo real

O “raio da morte” é uma visão constante na cultura pop, tendo a Estrela da Morte de Star Wars como principal expoente. A ideia de que um potente laser poderia ser usado como arma contra pessoas e, por que não, cidades inteiras, pode não estar tão longe da realidade quanto se imagina.

Rumores não confirmados indicam que a China possui uma arma a laser contra satélites, que seria usada em operações de contraespionagem. O conceito, no caso, seria o inverso da Hammer of Dawn. Da Terra, um poderoso raio seria disparado contra um dispositivo inimigo para cegá-lo ou destruir todos os seus componentes eletrônicos.

Enquanto isso, o governo dos Estados Unidos abertamente desenvolve uma potente arma a laser, montada em um navio da Marinha. O FEL (Laser de Elétrons Livres, na tradução da sigla em inglês), por enquanto, só é capaz de cortar pesadas barras de aço, mas, no futuro, poderia ser usada com propósitos bélicos bem mais nefastos.


Tags: , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

30 Comentários em "As influências de Gears of War em Resident Evil"

  1. MathRe 12/06/2012 at 23:37 -

    Uma ótima matéria como sempre =D

  2. Dalmácio Júnior 12/06/2012 at 23:39 -

    Ficou otimo o artigo. 😀 😀 😀
    Nunca joguei Gears of War, mais concerteza vou joga-lo para ver se ele é bom mesmo. 😀

  3. Tyrant165 12/06/2012 at 23:40 -

    Shady, já que você mencionou Star Wars nessa postagem, vai ter influências sobre SW em RE ? Tipo o filho do vilão ser o herói (Luke e Darth – Jake e Wesker), o mercenário que não tá nem ai com nada acaba deixando de ser mercenário para ser herói (Jake – Han Solo) Além de várias influências que com certeza se você já assistiu SW deve ter percebido 😀

    • Evil Shady 13/06/2012 at 00:11 -

      Acho meio cedo pra falar esse tipo de coisa… mas eu vou pesquisar e ver se encontro mais alguma coisa.

  4. rescclp 12/06/2012 at 23:44 -

    Muito bom esse post Evil Shady!
    Para quem ainda não possui Xbox 360, quando o adquirir, joguem esse game! Jogão mesmo! =)

  5. Tyrant165 12/06/2012 at 23:58 -

    Vou comprar o Gears of War assim que eu puder! Ainda mais com tantas influências, assim posso ver pessoalmente o que ele tem de parecido com RE!

  6. Paola 13/06/2012 at 00:27 -

    Ótimo artigo!
    Parabéns Shady! 🙂

  7. J@ideson 13/06/2012 at 01:00 -

    agora já sei qual jogo vou comprar pro meu xbox!!

  8. shaman 13/06/2012 at 07:57 -

    Putz! Meu interesse em adquirir um Xbox está aumentando a cada dia viu…

  9. polar 13/06/2012 at 07:57 -

    eu gosto das armas a lasers do fallout , não só laser . plasma também.

  10. marcos 13/06/2012 at 09:33 -

    Parabens Evil Shady este artigo realmente mim inprecionou (nao que os outros nao tenha mim inprecionado).

  11. georges 13/06/2012 at 09:46 -

    O Shady uniu duas das minhas franquias favoritas em um único post!!
    Acho que qualquer pessoa que gosta de jogos de tiro deveria dar uma chance a Gears of War. Com certeza é um jogão.

    PS:Evil Shady, eu acho que no final do modo Single Player de Gear of War 2 e em alguns momentos de Gears of War 3, é possível usar o hammer of Down também, além do modo multyplayer.

  12. DeadSpace 13/06/2012 at 13:47 -

    Gears of War
    Left 4 Dead
    Alan Wake
    sao jogos que me interessam no Xbox360,
    porem ainda nao trabalho e compro meus games com mesada,e os preços dos videogames sao muito caros no Brasil,com 1000 reais nos Estados Unidos voce compra 1 ps3,1 Xbox630 e 1 Nintendo Wii,aqui no Brasil com 1000 reais voce so compra 1,
    comprarei o PS Vita no proximo mes, o valor que eu irei pagar pelo PS Vita,daria para comprar junto o Xbox 360 e o Nintendo Wii nos EUA.
    Sera que com essa filial da Amazon que sera aberta aqui no Brasil,os preços dos games serao vendidos com um preço justo?tomara que sim,para acabar com essas lojas de games br e tambem com o mercado livre.

  13. Eduardo D 13/06/2012 at 13:54 -

    Boa materia.

    mesmo sendo fã da antiga serie de RE. baseada mais na economia de munição, coleta de itens e exploração de locais.

    não tenho como negar que resident evil evoluiu, se adaptou a atualidade se é bom ou não, cada um tem sua opinião.

    retirou coisas positivas de outros games, outras nem tanto. É que esse sistema de cobertura… a internet envolvida as vezes passa dos limites, e influencia diretamente na construção do jogo, se não esta online… o parceiro mais atrapalha que ajuda.

    muita chipinhação…

    Gears of War é um baita jogo.

  14. Leonardo 13/06/2012 at 14:04 -

    , Gears of War se inspirou em Resident Evil 4. Não é pra menos, pois o jogo desenvolveu um novo estilo de camera muito boa, e seria quase impossível esse tipo de visão não ser imitada. Na verdade, acho que o nome deveria ser, “As influencias de Resident Evil em Gears of War”. Mas o texto ficou super bem escrito e Informativo. Sou dono de Xbox 360, porém nunca joguei Gears Of War… Mas com certeza vou comprar o novo e Halo 4 a !

    • Evil Shady 13/06/2012 at 14:20 -

      A única influência de Resident Evil em Gears of War é o fato do Cliff Blezinski ter se inspirado em RE4 para criar Gears, que nem apresenta uma jogabilidade tão parecida assim.

      Já Gears influenciou RE5 diretamente, com a jogabilidade, o coop e a arma por satélite. Daí o título.

  15. anti-famboy 13/06/2012 at 17:40 -

    hahaha… resident evil zero não consta na sua biblioteca? gears será sempre atrás de RE/BH. RE não copiou nada de gears.
    visto que sempre é o ocidente que copia o oriente, não poderia deixar de citar vanquish com seu “slide” que foi copiado em bulletstorm e crysis 2, winback com seu “cover-system” que influenciou até mesmo metal gear solid 2, além do kill.switch(namco) o qual serviu de influência para gears of war no “cover-system”.
    gears se inspirou em RE4, Kill.Switch(e Winback indiretamente) e o próprio unreal tournament da epic games.
    star wars serviu de inspiração para várias coisas.
    melhore um pouco mais pois está bem claro seu “amor” pelo jogo da epic games.

    • Evil Shady 13/06/2012 at 17:42 -

      Uma dica pra vc: nunca joguei Gears of War na minha vida 😉

      Clique no link indicado aí no meio do texto q vc vai ver o japonês Jun Takeuchi citando Gears of War diretamente na hora de falar de Resident Evil 5. LEIA o texto antes de criticar, senão sua fala não faz sentido algum. E nesse caso, não é possível brigar com fatos.

      E Resident Evil Zero não tem modo cooperativo, afinal de contas, vc joga sozinho, só controla dois personagens ao mesmo tempo. Alguém já falou essa mesma asneira na minha análise do game aqui no SAC e eu fiquei com preguiça de discutir. Essa preguiça ainda não passou.

      • anti-famboy 13/06/2012 at 18:11 -

        RE 0 tinha 2 no mesmo lugar(um seguindo o outro), e RE Outbreak(ps2) tinha várias personagens no mesmo lugar e podia se jogar online além do offline.
        ele cita essa referencia por que é a mais pratica e mais conhecidas nos dias atuais. se ele colocasse Winback ou Kill.switch como referencia quase ninguêm conheceria, já que o winback é do N64 e Kill.Switch foi de ps2/xbox, este ultimo por sinal parece que foi deixado de lado por grande parte dos jogadores de ps2 e xbox.

        http://www.youtube.com/watch?v=dsfZO9_jJrQ

        discussão? obrigado, não quero!
        asneria? onde está?

  16. José Mac 13/06/2012 at 18:20 -

    Nossa, nem eu tinha percebido tantas semelhanças assim entre Gears e RE5!!! Deve ser pq só joguei o gears 3 até hj…

    • georges 18/06/2012 at 22:59 -

      Jogue o segundo também pois é muito bom! Em alguns momentos, chega a ser melhor que o 3 🙂

  17. felipe 13/06/2012 at 19:11 -

    Ola galera alguem sabe me dizer quando q sai a demo do resident evil 6 ? na xbox live para quem n comprou o dragons dogma

  18. Felipe 13/06/2012 at 20:00 -

    Mas evil , a noticia se refere a quem comprou o jogo dragons dogma e nao de quando sai a demo publica a todos , vc n saberia me dizer se sai a publica esse mes tambem ?

    • Evil Shady 13/06/2012 at 22:04 -

      Não tem data ainda e ouso apostar q só vai sair depois do lançamento do game mesmo

  19. leonardo A.S 13/06/2012 at 21:26 -

    mto bom artigo e vc é fa de gears of war shady? sobre o RE5 ele é um jogo mto bom mas q saiu um pouco da essencia RE e foi um pouco no mercado shooter, uma coisa comum é ouvirmos dizer q RE5 nao bom para um RE mas é excelente como game, eu discordo embora goste mais dos RE antigo eu acho q a revolução foi mto boa, nao consigo nem imaginar RE6 coma akela camera tank dos REs 0,1,2,3 e CV

    • Evil Shady 13/06/2012 at 22:07 -

      Nunca joguei Gears. Mas conheço a história e até gosto dela.

  20. @effeliciano 13/06/2012 at 23:26 -

    Otima matéria shady, é bom ver que o blog está reconhecendo grandes jogos, independente do console no qual eles foram designados.

    Amo Gears, e amo jogos em terceira pessoa.
    Adoro Dead Space tambem, tem um terror sem igual.
    Pra mim, o melhor tipo de jogo, depois dos de luta, são os de terceira pessoa.

    Ansioso demais pra RE6;

    Abraços e boas matérias. Ah, e aparece mais no twitter.. antes tu dava RT , respondia, conversava de boa.. hoje parece que tu soh responde se for pra soltar alguma ironia.

    Falow.

    • Evil Shady 13/06/2012 at 23:31 -

      Eu to sempre lá no Twitter, tanto no meu quanto no do SAC 😉

  21. gabriel 29/06/2012 at 23:32 -

    gears?? pra min a parte do satelite tinha saido de dino crises