A família Redfield e a banda Queen

A família Redfield e a banda Queen

Um dos grandes símbolos de Resident Evil 2 – além dos olhos injetados de ódio e G-Vírus da versão infectada de William Birkin – é o símbolo encontrado na parte de trás do colete da protagonista Claire Redfield. A imagem de um belo anjo carregando bombas sob a inscrição “Feita nos céus” diz muito sobre a personalidade da personagem principal.

A imagem é também um dos símbolos de Chris Redfield, aparecendo em uma jaqueta trajada por ele como sua roupa alternativa do primeiro Resident Evil. A imagem é a mesma, assim como o texto, e ecoa também ao passado dele na força aérea americana. Para os pilotos, a mistura de imagens bonitas e angelicais com bombas, explosões e aviões de guerra é uma mistura comum.

A marca, porém, é muito mais do que isso. É também uma homenagem do criador da franquia, Shinji Mikami, a uma de suas bandas favoritas. O Queen, liderado em seus tempos de glória pelo genial Freddie Mercury, dispensa apresentações e explicações sobre os porquês de ser considerado um dos maiores grupos de rock de todos os tempos.

Na lembrança

A escolha de citações do Queen presentes em Resident Evil carrega também uma forte carga emocional. Todas as referências à banda foram retiradas do álbum “Made in Heaven”, gravado em 1991, após a morte do vocalista. Vocais gravados por ele foram utilizados na criação do disco, que foi o último a contar com sua consagrada voz.

A frase presente nas costas de Chris e Claire não é apenas o nome do álbum, mas também o título da segunda faixa. A canção foi uma das duas escolhidas para serem regravadas pela banda e faz parte de um trabalho solo de Freddie Mercury, “Mr. Bad Guy”, lançado em 1985 durante um período de separação do Queen.

Para muitos fãs, a escolha de repeti-la no disco póstumo carrega forte simbolismo. Apesar de ter sido gravada muito antes da morte de Mercury, ele fala sobre aceitar o próprio destino e dar o máximo de si, mesmo durante períodos de tormenta. Acima disso, representar seu papel na história e buscar sempre o próprio objetivo. Um tema que se encaixaria muito bem na saga dos Redfields.

Sequências

Claire voltou a carregar uma referência à banda Queen no game Resident Evil CODE: Veronica. Trajando mais uma vez um colete, dessa vez ela traz a frase “Deixe-me viver” nas costas. “Let Me Live” é a terceira faixa do álbum “Made in Heaven” e traz um ar gospel para o disco, com Freddie Mercury dividindo os vocais com seus parceiros Brian May e Roger Taylor.

Uma terceira referência à banda Queen seria feita por Shinji Mikami anos mais tarde, com a chegada de Resident Evil Zero. Desta vez, porém, a homenagem não se relaciona a um dos Redfield, e sim, a Billy Coen, o protagonista que trazia uma grande tatuagem com a típica inscrição de todo prisioneiro. “Mother Love”, ou “Amor de Mãe”, está grafado em letras estilizadas no braço direito do personagem.

Seguindo a ordem de músicas do álbum “Made In Heaven”, o criador de Resident Evil faz referencia a última performance vocal de Freddie Mercury. A letra e a melodia foram criadas ao lado de Brian May, mas o vocalista do Queen foi incapaz de gravá-la até o fim, pois já sofria da pneumonia que tiraria sua vida.

Pouco após o lançamento de Resident Evil Zero, porém, Shinji Mikami deixaria a Capcom após ter suas decisões criativas contrariadas pela direção da empresa. A saída do designer deixou mais de uma pergunta. Mas a que cabe aqui é: será que teríamos mais referências a Queen e chegaríamos ao final do álbum Made in Heaven?


Tags: , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

23 Comentários em "A família Redfield e a banda Queen"

  1. MathRE 23/01/2013 at 18:19 -

    Boa matéria nunca tinha percebido essas influências =/ meus parabéns =)

  2. RafaelRedfield 23/01/2013 at 18:46 -

    Muito Bem lembrado , Apesar desses Anos todos não Tinha Chegado a Reparar muito Nisso , Otima Matéria. uma Familia perfeita que nem essa , Tinha Que ter um Bom Gosto Musical.

  3. Elisa 23/01/2013 at 18:49 -

    O álbum não é “Made in heaven”?

  4. Lara Redfield 23/01/2013 at 18:56 -

    Muito bom esse artigo eu tbem sou fan do Queen e já tinha percebido a homenagem feita através dos Redfields,mais não tinha percebido a do Billy.Se o Mikami gostava tanto assim de Queen,com certeza teríamos mais referencias a banda nos jogos,pena que o gênio saiu :/

  5. rescclp 23/01/2013 at 19:10 -

    Muito boa essa matéria. Já havia lido sobre isso antes, mas aqui está no nivel do SAC, ou seja, excelente, EXCELENTE! _\../

  6. Danilo 23/01/2013 at 19:27 -

    Já tinha visto comentários em fóruns, o engraçado é que nunca via isso em artigos sérios, mas é muito bom ver essa matéria bem escrita na forma de um artigo e não apenas comentários. \o/

  7. Tiago 23/01/2013 at 19:30 -

    Chegariamos ao final do album let me live?
    O certo não seria: Chegariamos ao final do Album Made In Heaven?
    Muito bom o texto, nunca havia percebido a referencia.

  8. Felipe Demartini 23/01/2013 at 19:46 -

    Obrigado pela correção amigos, rolou uma falta de atenção básica ali no final 😉

  9. elvispresley5 23/01/2013 at 19:59 -

    que épico, nunca tinha prestado atenção, adoro queen é uma boa noticia.:)

  10. Daniel 23/01/2013 at 20:10 -

    Muito legal saber disso, Queen é uma banda fodástica, estou conhecendo mais as músicas deles e amando ainda mais. Freddie Mercury faz muita falta nesse mundo podre tanto musicalmente quanto o resto.

  11. The_Mercenary 23/01/2013 at 20:49 -

    Legal você fazer um artigo meu,tenho um amigo que sempre comentava sobre a referência no casaco de Chris e no colete de Claire.
    Mas você,Felipe, destacou um monte de detalhes que eu nem sabia,como a tatuagem de Billy.Até porque o único RE que não joguei foi o RE0 e o RE REMAKE!

    • The_Mercenary 25/01/2013 at 13:00 -

      *Legal você fazer um artigo desses,tenho um amigo que sempre comentava sobre a referência no casaco de Chris e no colete de Claire.*

      (OBS:Estava online na PSN e escrevi errado ao falar no mesmo tempo pelo headseet)

  12. Billy Coen 23/01/2013 at 21:21 -

    Otima matéria a unica coisa estranha é a Claire estar segurando uma 12 que ela não pega em nenum jogo.

    • Sr. Redfield 23/01/2013 at 22:48 -

      É mesmo , mas a Claire aparece usando uma shotgun em um flashback no Resident Evil Degeneration ._.

    • yuri 24/01/2013 at 00:56 -

      Code Veronica ela usa a shotgun. as versões do wii não contam.

      • José Mac 24/01/2013 at 01:26 -

        Mas não tem nada de canônico em usar ou não determinada arma, é meio perda de tempo discutir isso. E se for ver bem, quem pega a shotgun em Code Veronica é o Chris, e vc só pega se deixar pra ela no baú depois que ela vai salvar o Steve.

        Resumindo: Isso de personagem posar com arma x não é relevante.

  13. José Mac 23/01/2013 at 23:10 -

    Nossa, cada coisa em RE que eu nem sabia que existia! Essa série é uma verdadeira enciclopédia de referencias a vários artistas e trabalhos.

  14. Renan Morbioli 24/01/2013 at 08:22 -

    Rock in Roll Forever… é incrível como qlqr músicas e arranjos de Rock estiveram presentes em RE, os arranjos dos créditos finais de RE1 e RE2 já mostrava esse lado Rock de Mikami… Essas influências do Queen tbm não tinha notado, mas é mto bom saber… sou mais Fã de Mikami agora!!! Vlw Shady pela matéria.

  15. Líniker 24/01/2013 at 23:47 -

    Duas coisas maravilhosas:
    Resident Evil
    E a banda Queen.

    Nada mais a comentar.

  16. levasco 25/01/2013 at 08:33 -

    Claire Redfield
    Resident Evil
    Música boa
    Quer mais o quê?

  17. TheDarkFrezze 26/01/2013 at 21:26 -

    Isso eu ja tinho reparado mas do Billy nao
    Otima Materia

  18. Renan Izidro 28/01/2013 at 15:42 -

    o meu post foi apagado e.e
    repostando :

    Já postei um artigo de Queen em RE no Orkut,acho muito interessante isso,tem alguns que dizem ser do Pink Floyd (álbum The Wall),mas eu duvido muito,e ótimo artigo 😀
    (em RE1 Chris fala a Rebecca : The Show must go on,musica do ultimo álbum gravado com Freddie)

    • Felipe Demartini 28/01/2013 at 15:54 -

      Não foi apagado, provavelmente se perdeu na migração de servidor.