Nemesis: construindo o terror por meio do som

Nemesis: construindo o terror por meio do som

Não existe muito espaço para discussão: Nemesis é um dos monstros mais icônicos da série. A criatura, que caça Jill Valentine do início ao fim de Resident Evil 3, já causou o pânico em muitos jogadores e foi a causa de diversos controles atirados ao chão, sustos incontroláveis e xingamentos dirigidos ao nada.

A aparência do monstro, por si só, já é de assustar. Muito maior que uma pessoa comum, Nemesis usa um longo casaco preto e carrega uma bazuca. Sua pele é podre e remendada, com os dentes expostos e um aspecto horrível, fruto das intensas pesquisas realizadas pelos cientistas da Umbrella Corporation.

Sua primeira aparição já impõe respeito e mostra ao jogador o que ele pode esperar da criatura. Jill está chegando à delegacia de polícia e está praticamente desarmada. Ela encontra Brad por um breve momento, até que a reunião é interrompida pela chegada de Nemesis, que surge do nada e empala o piloto dos S.T.A.R.S. com um de seus tentáculos, localizados no punho. A seguir, é a hora de quem está com o controle tomar uma decisão cujo primeiro instinto é o de correr o mais rápido possível.

O visual, porém, é apenas um dos diversos elementos que transformam Nemesis em uma criatura terrível. Apenas as feições grotescas não seriam nada se não fossem diversos outros artifícios, utilizados pela Capcom de forma encadeada, para transformar o principal monstro de Resident Evil 3 em um dos inimigos mais assustadores do mundo dos games.

Terror auditivo

Pare agora de ler esse artigo e, antes de continuar, escute a trilha sonora do video acima. Que tipo de sensações a música despertou em você? A não ser que você nunca tenha jogado Resident Evil 3, com certeza ficou incomodado e imaginando uma das diversas aparições de Nemesis durante o game e fazendo a rápida escolha entre correr e lutar. Um segundo de hesitação significa um golpe recebido e energia preciosa indo pelo buraco.

Mais do que o monstro em si, o tema é uma das características mais marcantes do surgimento de Nemesis. A música acima acompanha o monstro em praticamente todas as vezes ele aparece ao longo do game e, na cabeça do jogador, sempre fica associada ao pânico de não estar mais seguro e da expectativa de não saber até onde a criatura irá perseguir Jill.

Um segundo aspecto, igualmente importante, também é responsável por constituir a aura ameaçadora de Nemesis. Mas antes, é preciso uma explicação. O PlayStation, apesar de ser o console mais poderoso de sua época, carecia de poder de processamento. As animações das portas, que tantos de nós vimos inúmeras vezes, nada mais são do que loadings, tempos de carregamento da próxima sala para a qual o jogador está indo.

Isso, porém, causava uma grande quebra no ritmo da jogabilidade, pois impedia transições dinâmicas nas quais o personagem efetivamente abria a porta e avançava para o ambiente seguinte. Tal fator também impossibilitava que a perseguição de Nemesis acontecesse de forma imediata, já que os cenários não eram tridimensionais e não existia processamento sala a sala.

Em Resident Evil 3, a Capcom teve uma ideia genial para usar as deficiências do PlayStation em seu favor. Aproveitando-se da impossibilidade de uma perseguição constante, a desenvolvedora fez com que o jogador jamais visse de onde Nemesis está vindo. A entrada da criatura em um recinto se dava sempre que a porta pela qual ele entrou não estava à vista e gerava uma tensão momentânea, porém intensa, principalmente em ambientes não lineares.

Os passos de Nemesis fazem muito barulho, quase como se o ambiente tremesse com a sua passagem. Apesar de enorme, ele não é lento e sua aura pesada rapidamente se transforma em um avanço rápido para terror da pobre Jill – ou o jogador –, que se vê frente a maior ameaça que já enfrentou em sua vida. Mesmo fora da tela, o som da aproximação do monstro é ainda mais aterrorizante que sua própria chegada.

É a soma desses aspectos que gera o Nemesis que conhecemos. Assim como o terror da série Resident Evil em si, seu principal monstro também não é uma entidade isolada, que existe simplesmente por existir. A criatura é fruto de uma conjunção de elementos que o transformam não apenas no terror dos jogadores, mas também em um dos grandes ícones da franquia.

Gotham’s Nemesis

A utilização de efeitos sonoros e trilha sonora para criação de uma aura de terror ou ameaça é um artifício bem característico do cinema. É o som que torna a experiência de assistir a um filme na telona muito mais intensa e impactante e é ele um dos principais responsáveis por dar um caráter as situações que se desenrolam frente ao espectador.

Nemesis: construindo o terror por meio do som

Um desenvolvimento sonoro e visual bem semelhante ao existente em Resident Evil 3 foi visto bem recentemente com Bane, o vilão de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. O grande antagonista do Homem-Morcego impõe respeito não apenas por seu tamanho e inteligência, mas também por aspectos sonoros bem característicos. Não se preocupe caso ainda não tenha assistido o filme, pois não daremos nenhum spoiler aqui.

A máscara de Bane não serve apenas como apoio visual. É ela também a responsável pela voz extremamente imponente do personagem, que acompanhada de um sotaque capaz de causar estranheza em qualquer um, gera um dos primeiros momentos marcantes do filme. Logo na primeira vez que o vilão abre a boca, já é possível perceber que há muito mais ali do que um cara extremamente forte. E é impossível não se sentir ameaçado diante de alguém que é extremamente ameaçador.

A trilha sonora também é um elemento importante. Assim como Nemesis, Bane também tem um tema bem característico que embala praticamente todas as aparições. Ainda mais, a música que acompanha o rival do Homem-Morcego conta com gritos humanos que indicam a revolução que ele está prestes a realizar em Gotham City. Em marroquino, deshi basara significa “ele se ergue”.

O tema de Bane, composto pelo brilhante Hans Zimmer, passa ao espectador a impressão de que o inimigo não é apenas forte por si só, mas também traz consigo a força de diversas pessoas. É justamente com todo esse poder que ele consegue deixar Batman de joelhos, tornando-se o vilão mais poderoso que o herói enfrentou em toda a trilogia de filmes de Christopher Nolan.


Tags: , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

83 Comentários em "Nemesis: construindo o terror por meio do som"

  1. igorkennedyRE6 11/08/2012 at 16:02 -

    Ustanak pode ser bom… mas Nemesis é insubstituível!

    • Mateus 11/08/2012 at 21:10 -

      O Ustanak pode ser grande mais ele não é Nemesis. E o mais importante você não falou Shady:

      STAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARSSSS

  2. Sammy 11/08/2012 at 16:06 -

    Nemesis sempre õ/
    Ainda tenho medo dele o.o

  3. Lara 11/08/2012 at 16:10 -

    Saudades da época que minha única preocupação era fugir do Nêmesis:(
    Ele é um dos “garotos propagandas” de Resident Evil

  4. yuri 11/08/2012 at 16:10 -

    som é tudo. pessoal invoca com a imagem e gráficos, mas é o som que te põe dentro do game. a realidade é que nosso campo auditivo é maior que o nosso campo visual. pena que RE sempre sofreu com mídias pequenas e eles se acostumaram a mandar o som comprimido para o jogo. eu curto as OSTs, que tem muito mais qualidade, mas a venda delas não é consolidada. um dia comprarei a OST do RE2.

  5. nome 11/08/2012 at 16:11 -

    Otima matéria!
    Para falar a verdade, eu já estava com saudades das matérias do SAC. 🙂

  6. Sr. Redfield 11/08/2012 at 16:15 -

    Espero que usem uma boa trilha sonora tão assombrosa quanto a de Nemesis , pois o Ustanak em si , não me assusta ;/

  7. Paola 11/08/2012 at 16:20 -

    Ótima matéria, parabéns Shady!

  8. nome 11/08/2012 at 16:21 -

    Poxa, a matéria disse tudo. Eu também ficava com pavor quando ouvia a musica e esta parte quando Nemesis pula na janela? Morri na hora que jogava. Também tinha o medo de não saber até quando ele ia me perseguir. kkkkkkkkkkkkkkk, é até engraçado pensar.
    Bons (e apavorantes) tempos. 😀

  9. MathRe 11/08/2012 at 16:31 -

    Sem comentários.É impressionante que depois de todo esse tempo o Sac nunca perdeu o jeito de fazer essas matérias espetaculares =D

    • nome 11/08/2012 at 16:42 -

      não é que é verdade… 🙂

  10. Dalmácio Júnior 11/08/2012 at 16:36 -

    😀 😀 😀 Muito boa a téria. 😀 😀 😀

    • Dalmácio Júnior 11/08/2012 at 16:39 -

      😀 😀 😀 Muito boa a matéria. 😀 😀 😀

  11. Williams 11/08/2012 at 16:38 -

    Essa musica do Nemesis é muito assustadora !!!! Bons tempos

  12. Yago 11/08/2012 at 16:47 -

    nemesis sempre será o melhor, marcou resident evil (:

  13. jo 1245 11/08/2012 at 16:49 -

    saudades :'(

  14. billy coen 11/08/2012 at 16:49 -

    Resident evil 3 Nemesis foi o primeiro jogo da série que joguei no longinquo ano de 2004.

  15. billy coen 11/08/2012 at 16:52 -

    Shady falando em Nemesis por que no 3 jogo na sala em que o Marvim está desmaiado quando o Nemesis aprece e você volta pra sala ele sumiu?Sendo que ele ainda estava vivo só que desmaiado.Agradeceria se me tirasse essa duvida.

    • José Mac 11/08/2012 at 17:27 -

      Tb sempre me perguntei o pq disso. Na minha interpretação, ele recobrou a conciência e tava em alguma outra parte da delegacia, e depois retornou pra lá, onde ele seria encontrado por Leon/Claire.

    • jo 1245 11/08/2012 at 17:29 -

      marvim no 3? o.O

    • Felipe Demartini 11/08/2012 at 18:08 -

      Não existe uma resposta… o RE3 não faz mto sentido mesmo.

      • sonny 11/08/2012 at 19:35 -

        A Yuna no REVIL já havia explicado isso anos atrás pra outro jogador, não lembro tudo que ela falou no Cast, mas resumindo:
        Em resident evil outbreak file 2 a delegacia havia acabado de ser tomada pelo caos, estava no início da epidemia, então o policial Marvin é mordido logo quando os sobreviventes partem junto com a Rita, então quando os sobreviventes passam pela rua, eles encontram leon/claire no carro de polícia INDO para o início de RE 2, logo que marvin é mordido, ele desmaia na sala onde tinha a festa lá (a sala de re3), nesse tempo jill chega no rpd logo no início do caos, brad morre, e jill encontra marvin desmaiado, pega tudo q tem q pegar e sai da delegacia (marvin desaparece, sem explicação), quando jill sai do rpd, demora uns minutos até marvin voltar novamente pra sala(??) e trancar a porta para não ser atacado enquanto ferido, nesse tempo a delegacia é totalmente tomada pelos zumbis e todos policiais que estavam lá foram dizimados (visto em outbreak file 2 desperate escape SIDE EVENT), logo depois leeon/claire chegam na delegacia e encontram brad zumbi (visto que re3 se passa ANTES de re2), logo após matarem brad, leon/claire entram no rpd e encontram a porta trancada por MARVIN, a partir daí eles encontram um modo de entrar pelo outo lado, e acabam encontrando mrvin em seu último suspiro após a infecção tomar conta de seu corpo, então leon/claire mata marvin e ele finalmente morre, logo após isso continua o RE2 até o fim. No final de re 2, eles explodem o laboratório e vão embora das bordas de raccoon city, no final de outbreak, vários mísseis atingem a cidade, em efeito a esses mísseis, logo que jill entra na sala da hypervelocity(arma de energia, a sala que haviam corpos), há uma explosão nas costas dela que faz a porta tremer e trancar, e essa explosão foi causada por UM DOS mísseis que atingiram primeiro a cidade de longe, e acabou causando tremores na cidade, logo depois de jill também partir da cidade, ela vê apenas um míssil, pois é o míssil que atingiu a área onde ela estava, dentre os vários mísseis que atingiram raccoon. Foi o que eu aprendi sobre essas “confusões” difíceis de entender sobre RE, espero que ajude. =D

        • RafaReevil 12/08/2012 at 10:17 -

          RE:outbreak 1 e 2 e RE:ORC são spin offs né? quer dizer que tudo não existiu de verdade na série? (foi feito só para diversão?)

          • REORC 12/08/2012 at 17:38 -

            Resident Evil Outbreak File 1 e 2 Existiram sim e se encaixam na cronologia principal porem eles não fazem parte dela já o REORC Nunca existiu aquele esquadrão e tudo aquilo no REORC nunca aconteceu aquilo é um Spin Off sem ligação a Cronologia principal

          • Bruno Coelho 13/08/2012 at 01:43 -

            A história dos dois Outbreak’s se encaixariam na cronologia, assim como o primeiro Resident Evil Survivor, até dando liberdade ao jogador em considerá-los na história original da franquia. Mas ambos são spin-offs.

        • sonny 12/08/2012 at 16:12 -

          resident evil outbreak é sim spin off, porém como a própria capcom já afirmou, a série outbreak é totalmente encaixável na cronologia, pois vários dos cenários de outbreak se encaixam na cronologia do incidente em raccoon city, como o Js bar sendo tomado no início da infecção, junto com jill valentine no início de re3, monica liberando o g-mutated no subterrâneo e leon o encontrando em re2, kevin parte do rpd junto com rita e deixa marvin para trás sendo ferido e mais tarde aparecendo infectado em re3 e re2 na sua morte… e etc… outbreak é um spin off observando a infecção em outros olhares, porém tudo que conta nos jogos outbreak, servem SIM para serem encaixados na cronologia geral, porém ORC não deve ser encaixado em nada, pois nada q acontece em ORC foi de fato verdade

  16. joao 11/08/2012 at 17:00 -

    Falando em nemesis,eu comprei o operation raccoon city pro meu notebook,mas o meu mouse quebrou e eu to jogando no mousepad do notebook,vcs não tem ideia de como é difícil jogar,sem contar os bots que são muito idiotas,as vezes eu to infectado a a inútil da four eyes não me cura,e quando eu to morrendo a outra inútil de medica não me cura tb,mas eu não to conseguindo passar do nemesis ta muito fo da,vem ele zumbis e soldados do governo tudo junto,e pra terminar de piorar eu to usando o mousepad do notebook não da nem pra mirar direito kkkk

  17. The_Mercenary 11/08/2012 at 17:02 -

    RE3 foi o primeiro Resident Evil que joguei,vou te dizer.
    Eu levava muito susto com Nemesis.
    RE3 merecia um Remake.

    • José Mac 11/08/2012 at 17:37 -

      Eu tb, sempre sonhei com remakes do RE2 e 3, mas ao mesmo tempo que quero mt, tb temo que eventuais remakes possam manchar a imagem boa que esses jogos sempre tiveram para os fãs.
      Se um dia forem feitos remakes, terão que ser ao menos a altura dos jogos do saudoso ps one.

    • Paola 11/08/2012 at 17:51 -

      RE3 também foi minha primeira vez na serie. 🙂

    • RafaelRedfield 12/08/2012 at 13:57 -

      LOL , também comecei a Jogar Resident Evil pelo 3 , no PS1. mt bons tempos

    • ThayValentine 12/08/2012 at 14:28 -

      RE3 também foi o primeiro RE que joguei,pra mim é o mais difícil DD: Comecei jogando no PS1 dos meus primos HSAHUSHA

  18. weslley 11/08/2012 at 17:13 -

    Parabéns Shady! Ótimo artigo.

  19. José Mac 11/08/2012 at 17:20 -

    Um dos jogos mais difíceis da franquia, pra mim, sempre foi RE3, e sempre que eu enfrentava Nemesis, era garantia de sair sem cura nenhuma e na maioria das vezes no caution.
    E o som do jogo era o que dava o tom de angústia e medo da aparição do Nemesis.

    • weslley kelson 11/08/2012 at 17:37 -

      Era desesperador quando a camêra mudava de foco e a música começava a tocar.

      • José Mac 11/08/2012 at 17:43 -

        Lembro que Nemesis já me deixou tão tenso a ponto de depois de jogar ter que tomar água com açúcar, rs. Se tem um jogo que mexe com meu psicológico como ninguém é RE3!!

        • The_Mercenary 11/08/2012 at 17:49 -

          RE3 dava susto mais medo mesmo eu tinha de Silent Hill,o primeiro mesmo.
          Maldita escola,com aquele gato no armário e pra piorar no mundo alternativo.xD

          • nome 12/08/2012 at 14:17 -

            kkkkkkkk

    • joao 11/08/2012 at 18:17 -

      Nemesis é fo da eternamente,mas o top top dos jogos de terror é o Pyramid Head, aquele acho que assusta até o próprio nemesis kkk

      • nome 12/08/2012 at 14:18 -

        concordo com vc. O Pyramid Head é assustador, ainda mais nos cenários de SIlent Hill.

  20. Jaciaraaa 11/08/2012 at 17:44 -

    Parabens pela matéria :D:D:D Eu tenho medo do Nemesis. RE3 é meu game predileto em toda a série.
    Quase morria com aquele desgraçado kkkk
    Eu gostava tbm de RE2, pois os cenários são muuuuito parecidos. O primeiro game que eu joguei foi RE 3, eu tinha muito medo, quase infartava qd esse nojento aparecia. :D:D

    Mais uma vez, parabens 😀

  21. rescclp 11/08/2012 at 18:04 -

    Boa comparação Felipe! O pessoal hoje esta defendendo Nemesis (contra o Ustanak) por causa do seu “carisma” e dos pânicos que ele causava. Mas mesmo assim, não há como comparar Nemesis com o Ustanak, Nemesis você enfrentava sozinho, Ustanak em dupla ou 4 pessoas. Só nisso, já da para ver que a coisa é bem diferente. ^^

    • joao 11/08/2012 at 18:21 -

      Mas a diferença mesmo é pela jogabilidade e o estilo do jogo, tipo assim,o nemesis vc enfrentava ele com 20 balas de pistola no inventário kkk, mas o ustanak eu joguei num xbox do meu amigo e na demo do jake eu juntei quase 150 tiros de pistola,mas bem que a capcom falou que ia diminuir a quantidade de munição,mas mesmo se enfrentássemos o ustanak sozinho acho que ainda não seria como o nemesis kkk,

    • rescclp 11/08/2012 at 18:49 -

      Cara, só doido pra enfrentar Nemesis com 20 balas de handgun! Se bem que eu ja tentei enfrentar na facada… kkkk
      Tambem acho exagero ter que dar uns 150 disparos num inimigo, chega uma hora que passa a impressão de que ou ele é blindado ou que todas as balas atravessaram ele, pois se naum atravessasem, ele teria muito mais “matéria” no seu corpo! rsrs Mas aguardemos RE6 para comparar-mos com o Ustanak! =D

      • joao 11/08/2012 at 19:09 -

        No operation raccoon city,eles colocaram blindagem em todos os inimigos kkkk

      • joao 11/08/2012 at 19:13 -

        Quando eu joguei o re3 na primeira vez eu não guardava balas,era o tempo todo com no máximo 30 balas de pistola e umas 10 de shotgun,tanto é que quando eu fui enfrentar o nemesis eu não dei conta por isso,ai tive de começar outro jogo,e de novo eu tava sem bala,ai na 3 vez eu consegui guardar muita bala

      • yuri 12/08/2012 at 06:08 -

        ouhouhohuhuohu no operation raccoon city, é mais fácil matar o nemesis que os spec ops. no RE3, nemesis morre com 82 facadas, uma vez eu li.

        • nome 12/08/2012 at 14:21 -

          dificil é conseguir dá 82 facadas nele sem morrer. E aliás que arma é aquela que a Jill está usando no vídeo, pessoal? A Handgun fazendo efeito em Nemesis ou estou louco?

          • yuri 12/08/2012 at 14:46 -

            é a handgun sim, mas o evil shandy botou um vídeo do cara bugando o nemesis kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • nome 12/08/2012 at 15:58 -

          kkkkkkkk… Achei estranho quando vi. 🙂 😀

  22. Bernardo Nemesis BOW ou Nemesis Bow por enquanto 11/08/2012 at 18:42 -

    Nemesis,meu heroe do terror!
    Naum tem mais ninguem heroico do que o Nemesis correndo atrás da Jill!KKKKKK:):):):):):):)!
    MEU HEROI DO TERROR!
    Ele merecia um oscar por ser um ator ótimo como vilão!KKK

  23. Kath's 11/08/2012 at 19:29 -

    Acabou de passar no jornal da globo o povo de zumbi lá em Varginha! E tinha um cara com a blusa da Umbrella *O*

  24. Tyrant 165 11/08/2012 at 22:30 -

    Sabe por que a Jill tem coragem pra enfrentar o Nemesis?
    R= Por que ela é VALENTIne

    • José Mac 11/08/2012 at 22:47 -

      Essa foi demais, rs.

    • Paola 11/08/2012 at 23:56 -

      Boa KkkKkkKKkKk.

      • nome 12/08/2012 at 14:23 -

        muito boa mesmo. 😀

  25. ester demetrius 12/08/2012 at 02:00 -

    nossa morria de medo do Nemesis.

  26. pedro pereira 12/08/2012 at 09:27 -

    boa o artigo , e eu acho que a cada 10 pessoas q jogaram RE 3,umas 7 já jogaram o controle no chão

  27. ThayValentine 12/08/2012 at 14:21 -

    Ótimo artigo Shady,até hoje o Nemesis me estressa com aquele “STAAAAAAAARS” HSUAHSUAHS

  28. Frederico 12/08/2012 at 16:05 -

    Nemesis sempre vai ser melhor que o Ustanak. Pelo menos, ele vai ser o original já que o Ustanak é baseado nele, né. E Ustanak não faz tão medo quanto Nemesis, mas vamos ver o jogo, né?

  29. Eduardo 12/08/2012 at 16:25 -

    O unico problema é que esse nao é o tema do Bane…

  30. Karolina que ama o Leon e o Chris 12/08/2012 at 16:41 -

    Ele da mt medo, lembro ate hj que antes de dormir eu sonhava com ele, quando eu ia tomar banho eu achava q tava escutando ele ir ate o banheiro pra me pegar nossa da mt medo, hj não agora eu tenho medo é do tio do pão do RE4 (cara da serra, eu chamo d tio do pão kkkkk) Qualquer coisa q eu to fazendo eu escuto a serra dele, deve ser coisa psicologica.

    • nome 12/08/2012 at 17:24 -

      O cara da serra de RE4 é louco, mantenho uma distancia dele que não mantenho do cara de RE5. Mas agora “Tio do pão”? Não entendi o nome.

  31. Felipe Demartini 12/08/2012 at 17:48 -
  32. jo 1245 12/08/2012 at 18:09 -

    sonny me porfavor passa o link do marvin no RE3 please

    • sonny 12/08/2012 at 23:50 -

      Que link do Marvin?

  33. Ada wong Charmosa 12/08/2012 at 18:42 -

    Realmente Resident Evil 3 Nemesis foi o marco da série no Terror em todos aspectos tanto na tensão de ver o monstro,ou ouvir aquela musica de dar arrepios ou os gritos e passoas da criatura realmente íncrivel Nemesis é mt bom e vai deixar uma marca na história da série!Agora do Batman a trilha é ótima também e bem que dá uma sensação estranha…Sem comentários e vendo assim bem que os filmes do Paul sobre Re podima investir ao inves de trilhas sonoras de acelerar a ação deveriam botar músicas sombrias de dar susto pelo menos daria um pouco mais de terror ao nada de Resident evil nos filmes um exemplo o Batman!

  34. SkyblackX 12/08/2012 at 21:24 -

    Nemesis é singular!

  35. sonny 12/08/2012 at 23:49 -

    felipe, não entendi o link, sendo q nós afirmamos q outbreak faz sim parte da cronologia. O.o?

  36. Bruno Coelho 13/08/2012 at 01:40 -

    Na primeira vez que peguei Resident Evil 3, no embalo após terminar Resident Evil 2, confesso que nunca havia ficado com tanto medo até ali como o Nemesis me fez passar. Sensação que sentiria mais tarde com o primeiro Silent Hill, que também é assustador. Mas Nemesis fazia como poucos a sensação de ser perseguido, aliando terror e suspense. O cenário ajudava, com uma Raccoon City totalmente devastada e perante a noite. Demorei para zerar o Resident Evil 3, exatamente porque não queria ter a sensação daquele monstrengo gigante atrás de mim. Isso só prova o quanto o jogo é bom.

  37. Bruno Coelho 13/08/2012 at 01:57 -

    Apesar de gostar do Nemesis, não sou radical a ponto de dizer que o Ustanak jamais o superará. Uma das razões é a mais óbvia: Resident Evil 6 nem chegou nas nossas casas para fazermos tal parâmetro. Outra coisa: Ustanak enfrenta dois personagens (Jake Muller e Sherry Birkin) e até quatro protagonistas (mais Leon S. Kennedy e Helena Harper), enquanto somente a Jill Valentine dava conta do Nemesis com, talvez, armas menos potentes. Então temos uma grande chance desse novo monstro superar o antecessor em força. Sobretudo, estou bastante curioso para saber a origem desse ser, a qual pode dar maior peso a ele (vai saber se ele é Albert Wesker “ressuscitado”). Quanto ao suspense, creio que o sexto game da franquia vai recorrer à receita de Resident Evil 3, mas o cenário precisa ajudar. Nemesis casou perfeitamente com uma Raccoon apocalíptica. Não sei se Ustanak vai se encaixar de forma tão boa nos cenários do novo game.

    • João Campos 13/08/2012 at 10:50 -

      Verdade, Bruno Coelho. Os produtores não colocaram o Ustanak na trama para substituir Nemesis. E são tolos aqueles que fazem comparações entre os dois. Assim como Nemesis, Ustanak vai passar o jogo inteiro perseguindo e enfrentando o Jake. Pelo jeito, ele será bem mais forte, ágil e resistente, mas isso não quer dizer que ele será “melhor” que Nemesis. Enfim, é esperar que esse Ustanak faça um bom trabalho, assim como Nemesis fez em RE 3, mesmo que não tenha sustos, uma boa música de fundo, etc (claro, isso vai ajudar bastante, se a Capcom que trazer as mesmas sensações do terceiro jogo).

      • Bruno Coelho 13/08/2012 at 15:35 -

        Exato, João Campos. Ustanak não precisa ser melhor ou pior do que Nemesis. Estarei satisfeito se ele deixar seu nome na história da franquia como o antecessor deixou. Apenas isso. Não entendo essa guerra que o pessoal fez “Ustanak x Nemesis”, embora as comparações sejam naturais. Mas não precisa um ser melhor que o outro no aspecto geral. Cada um tem características peculiares e outras similares.

        • sonny 13/08/2012 at 19:06 -

          Claro, não precisa ustanak ser melhor que nemesis… porque ele NUNCA irá conseguir. hehe

          • Bruno Coelho 13/08/2012 at 23:18 -

            Não sabemos, Sonny. O que está claro é que Ustanak parece ser mais forte que o Nemesis. Contudo, teremos de esperar Resident Evil 6 para fazer esse julgamento. Apenas não coloco Nemesis como insuperável, tampouco quero que seja superado. Apenas quero que Ustanak esteja no mesmo patamar de Nemesis. Isso de fato pode ocorrer e estarei contente com isso.

  38. nelson s kennedy 13/08/2012 at 19:01 -

    eu acho que o ustanak pode ser o wesker

  39. aninha 14/08/2012 at 12:17 -

    finalizar o nemesis com a faca foi u Ó

    • Felipe Demartini 14/08/2012 at 13:19 -

      Amigo jo 1245, mudar seu nick e email aqui não vai alterar o seu status de moderado. E as mensagens que vc tem postado com seu alter ego feminino estão quase causando seu banimento definitivo, fica a dica 😉

  40. jo 1245 14/08/2012 at 13:41 -

    foi mal shady não vou trolar de novo (:

  41. Veronica 25/12/2012 at 13:59 -

    Poxa to jogando esse jogo agora estou morrendo na maldita delegaçia.