E se Alice não fosse a protagonista dos filmes?

E se Alice não fosse a protagonista dos filmes?

As diferenças entre os filmes e games da série Resident Evil são, de longe, o principal motivo apontado pelos fãs para a baixa qualidade dos longas. Que a série de Paul Anderson passa bem longe da franquia da Capcom – apesar de conter suas semelhanças e diversas referências –, pelo menos, é algo que não se discute.

Para muitos, a presença de Alice é a razão de toda essa distância entre os filmes e games. Para outros, inclusive os próprios produtores, a protagonista é a razão do sucesso dos longas. A beleza e o enorme carisma de Milla Jovovich, sem dúvida nenhuma, contribuem bastante para aumentar cada vez mais o grupo que adora a atriz e sua personagem de maior sucesso.

Neste artigo, vamos pensar pelo outro lado. Como seria a franquia de filmes de Paul Anderson se Alice não fosse a protagonista?

Um exemplo concreto

Muitos podem não saber disso, mas a série Resident Evil passou bem perto de ter um roteiro mais próximo dos games originais (ou não). Como você já deve ter lido em um de nossos artigos, George Romero foi o primeiro diretor contratado pela produtora Constantin Film para comandar a adaptação do game para os cinemas.

E se Alice não fosse a protagonista dos filmes?

O cineasta George Romero.

O roteiro do papa dos filmes de zumbi foi descartado pela empresa por, de acordo com eles, não ser bom o suficiente. Se você conhece um pouco sobre essa história, com certeza está bem nervoso neste momento. Afinal de contas, o argumento de Romero trazia os S.T.A.R.S. explorando a mansão da Umbrella e investigando a infecção pelo T-Vírus. Isso, porém, não significa que o filme seria fiel à franquia.

Mesmo sem Alice e com todos os personagens originais do primeiro game, a trama elaborada por Romero poderia acabar se transformando em um distanciamento tão grande de Resident Evil quanto os filmes de Paul Anderson. O porque dessa afirmação pode ser elencado em poucos exemplos.

Temos Chris Redfield no filme e sim, ele namora Jill Valentine. O protagonista, porém, é um índio, com falcão de estimação e tudo, que viveu a vida toda nas Florestas de Arklay e conhece a mansão de Spencer como a palma de sua mão. Afinal de contas, ele brincou muito por lá durante a infância e conhece todas as passagens secretas do local, algo que acaba se provando muito útil durante a investigação dos S.T.A.R.S.

Barry Burton seria negro no filme de Romero, enquanto Ada Wong apareceria como uma cientista da Umbrella. Em um determinado momento do roteiro, Richard Aiken seria surpreendido pela Yawn como no game. O ataque, porém, foi motivado por um esbarrão do policial em uma suposta raiz da Plant 42, que no final das contas acabou sendo a cobra infectada.

Em uma das cenas mais patéticas do roteiro, ainda, Brad Vickers é infectado após cortar o pé, acidentalmente, no dente de um Neptune morto. No final das contas, Wesker mostraria sua traição e morreria pelas mãos do Tyrant, e os S.T.A.R.S. remanescentes fugiriam da mansão antes de sua detonação.

Nunca poderemos saber a verdade, mas a impressão que fica é que o roteiro de Romero, no máximo, renderia um filme de zumbis mediano, mas uma adaptação igualmente ruim de Resident Evil. O script escrito pelo renomado diretor está disponível livremente na internet, mas, estranhamente, nunca foi adaptado nem mesmo por grupos de fãs aplicados na arte do cinema. Isso é um mal sinal…

Caminho igual só que diferente

E se Alice não fosse a protagonista dos filmes?

Se formos fazer uma relação de importância entre as heroínas dos filmes de Paul Anderson, sem contar com Alice, Claire e Jill estariam empatadas na primeira colocação. As duas, ao lado apenas de Luther talvez, podem ser consideradas as personagens de maior importância na série, com histórias suficientes para carregarem a série sozinhas.

Sem Alice e utilizando apenas personagens dos games, Paul Anderson poderia ignorar o incidente na Colmeia e começar a saga cinematográfica pela investigação da mansão, que é citada brevemente em documentos de Resident Evil 2: Apocalipse. Jill então se tornaria a protagonista na luta contra a Umbrella e continuaria na linha de frente durante a destruição de Raccoon City.

O estilo megalomaníaco e sua visão de trazer elementos cada vez maiores para a saga, porém, acabariam levando Paul Anderson a destruir o mundo de uma forma ou de outra. Afinal de contas, o que é maior do que uma mera cidade senão todo o planeta? Sendo assim, as sagas de Jill e Claire poderiam se encontrar tanto na própria Raccoon City quanto no deserto de Las Vegas.

Os poderes sobrehumanos de Alice também são parte da visão do diretor de criar cada vez mais cenas “massa véio”. Sem a personagem de Milla Jovovich, tais propriedades poderiam ser transferidas para qualquer um dos personagens principais, muitas vezes com aval da própria série de games. Afinal de contas, Wesker e Jill aparecem dessa forma nos jogos, então, por que não fazer a mesma coisa nos longas?

O problema é outro

Resident Evil 5: Retribuição – imagens exibem Jill, Carlos, Rain e Ada

A verdade é que a culpa, se é que dá para usar essa palavra, dos filmes serem tão distantes dos games não é de Alice. Se podemos apontar um responsável por isso, seria o roteirista Paul Anderson. Com uma protagonista diferente ou usando os mesmos personagens dos games, o diretor, como qualquer outro cineasta, tentaria aplicar seu estilo próprio e sua visão da franquia a seus filmes.

Por outro lado, um roteirista que desejasse ser completamente fiel às origens da série de games manteria a linha mesmo usando uma protagonista diferente. Uma série tão cheia de possibilidades como Resident Evil permitiria um personagem central exclusivo dos filmes em uma trama completamente ligada à sua cronologia, mas sem interferir ou alterá-la drasticamente.

No fim das contas, Alice não passa de um mero recurso narrativo. Com uma protagonista inédita, os fãs nunca sabem o que esperar, pois não existe a necessidade de seguir uma série de convenções pré-estabelecidas. Ela é sim uma personagem forte e tem uma série de qualidades, mas, acima de tudo, ela está lá para que os responsáveis pela série de filmes possam nos surpreender a cada episódio. E está aí uma coisa que eles vem executando muito bem (ou não).

Este artigo foi baseado em uma ideia enviada pelo leitor Leandro Santana.

Fontes de imagem

Cineplayers


Tags: , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de

Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

102 Comentários em "E se Alice não fosse a protagonista dos filmes?"

  1. MathRe 04/09/2012 at 23:25 -

    Gosto do Romero mas ele ia acabar com Resident Evil não ia ser 1/3 dos filmes de P.A. um exemplo disso o último filme dele A Ilha dos Mortos um dos piores filmes de zumbi que já vi em toda minha vida não ia dar certo de jeito nenhum.Tenho certeza que a Capcom acabou não escolhendo ele pq sabiam q ele ia deixar as coisas na mesmisse, não iria evoluir igual a série de jogos.

    • Joao 05/09/2012 at 00:03 -

      Tem certeza,

      romero é o top top top dos diretores de filmes zumbi,não sei se o roteiro dele ficaria legal mas eu acho que ficaria melhor que o 3 e 4 filme

    • REORC 07/09/2012 at 16:25 -

      Por mais Ridículo que o Roteiro de Romero pudesse ser pelo menos eu achei na minha opinião MILLHOES DE VEZES melhor que o de Paul Anderson que não fez merda nenhuma sinceramente Chris Redfield indio?? sério parece até ser mau mais concerteza é Mil vezes melhor que Alice Fazendo Atividade Paranormal em Resident Evil

  2. Rafael Medeiros 04/09/2012 at 23:26 -

    Parabéns, Felipe!
    Um dos melhores artigos aqui publicado.
    Espero que o povo entenda que a Alice/Milla não tem “culpa” de nada.

    • 2pac 05/09/2012 at 08:55 -

      Vc tem razão cara, Alice não tem culpa, os culpados são os fãs q gastam dinheiro

      • Rafael Medeiros 05/09/2012 at 11:53 -

        gastamos com orgulho, retribução chegue logo que quero lhe usar.

  3. Rafael Medeiros 04/09/2012 at 23:34 -

    Apesar de seguir rumos totalmente opostos, ou não, partindo da idéia de que em RE6 o mundo está sob ataque do bioterrorismo, a franquia criada/adaptada de Paul Anderson tem o total apoio da CAPCOM, muitas franquias são canceladas ou refeitas (esqueci o termo usado) pois não apresentaram os resultados esperados, não há como discutir o grande sucesso que a saga de Alice é.

  4. max 04/09/2012 at 23:35 -

    adorei a matéria sr shady ,eu sou daquele tipo que é fan tanto dos games tanto dos filmes.eu tambem me surpreendi com os poderes de alice , porem encaro os filmes como uma história paralela na saga.obrigado pela matéria,ótima realmente.

  5. sonny 04/09/2012 at 23:58 -

    Quer dizer então que o famoso “pisque e exploda meio mundo” também poderia ser aplicado em Jill já que ela e Wesker possuem certas “habilidades” nos games? Desculpe, mas não concordo. Nenhuma habilidade de NENHUM personagem dos games ao menos equilibra com o “destruir tudo à sua volta, dar giros sem tocar o chão, pular de prédios, olhar através de câmeras e causar hemorragias, dominar o fogo e crar um céu em chamas”. Não tem lógica aplicar isso em qualquer personagem que seja, nem mesmo WESKER e ALEXIA fazem as coisas que Alice já fez em todos os filmes. Não concordo com você Felipe.

    • Joao 05/09/2012 at 00:07 -

      Concordo,mas mesmo se a gente desconsiderar os poderes de xmen da alice o que ela faz nem o wesker consegue,

      será que o wesker conseguiria pular de um prédio com uma corda e explodindo um monte de zumbis com c4?sem contar que nessa parte a alice é ”humana”

    • Felipe Demartini 05/09/2012 at 00:32 -

      Acho que tá bem claro pra todo mundo que o PA não tem a menor intenção de seguir o canon da cronologia, usando apenas os poderes e habilidades pré-estabelecidas nos games. E tb o fato dele querer que tudo seja sempre maior, mais forte, mais perigoso e movimentado. Unindo as duas coisas, na minha opinião, nada impede que ele coloque Jill, Wesker ou outros com poderes mentais ou sobrehumanos.

      • REORC 07/09/2012 at 16:27 -

        e é nesse contexto que afasta mais Bioterrorismo dessses filmes e entra Atividade Paranormal Shady

      • REORC 07/09/2012 at 16:31 -

        e isso faz com que os Filmes se distanciem do nome Resident Evil, não sendo tão focados em Bioterrorismo quanto os Games por exemplo o Final Boss do Resident Evil Revelations ele causa alucinações em você o que pode ser explicado facilmente pelo fato de o Vírus entrar em uma simbiose com Jill e Chris tnato que você vê as fumaças saindo aos poucos dele mais mesmo assim ele não podia matar eles com o Poder da mente que nem alice Fez no Segundo Filme da Saga entende

  6. georges 05/09/2012 at 00:01 -

    Nunca tive problema com a Alice. Ela sendo a personagem principal ou não, eu continuaria achando a saga de filmes de média pra ruim :/
    Não tem que mudar a personagem, nem a atriz. Tem que mudar é o roteirista.

    Ótima matéria.

  7. Joao 05/09/2012 at 00:06 -

    Os filmes do silent hill não tiveram os personagens dos games,ao menos os que eu vi,mas mesmo assim continuou fiel,e um dos motivos pra isso é que o diretor não criou nenhum super protagonista que estuprou o pyramid head como a alice fez com o nemesis e o wesker,,o filme seria melhor sem ela,os protagonistas sairiam de meros figurantes pra alice pisar em cima e quem sabe virariam protagonistas de verdade

    • post-apocalypse 05/09/2012 at 00:30 -

      vc vacila no quesito lógica,pois todo fã de silent hill sabe q o pyramid head é um pesadelo e por isso n pode ser derrotado ‘-‘

    • José Mac 05/09/2012 at 11:23 -

      Exatamente, Silent Hill se manteve bem fiel a história original, e isso sem seguir exatamente o mesmo roteiro da história do jogo.
      A única coisa que eu não gostei foi que pra adequar o filme aos padrões dos filmes de terror de hoolywood, eles substituiram o protagonista por uma mulher loira (tinha que ser pela milésima vez uma loira…) pra que fizesse caras e bocas de medo e angústia.

      • Sonny 05/09/2012 at 11:37 -

        Aí eu já não culpo os responsáveis pelo filme, e sim Hollywood e o mundo em si. Hoje em dia só tendo uma mulher é sucesso garantido, não necessariamente precisa ter algo culto no meio, um exemplo é o pânico na band, eles têm humoristas MUITO bons lá (carioca, ceará, edu e o guilherme), e poderiam muito bem fazer o programa somente com eles, mas não, eles precisam colocar mulheres (pra não dizer va**) quase nuas para fazer sucesso, algo que NÃO PRECISA, porque tem talentos nato ali naquele meio. então não necessariamente é culpa do diretor de silent hill, pois infelizmente o homem é o sexo superior no mundo de hoje, então vira quase obrigação ter uma mulher que sofra e faça caras e bocas em qualquer filme, pois é isso que excita os machistas.

  8. yuri 05/09/2012 at 00:12 -

    de qualquer modo, mesmo o romero fumando um e escrevendo o roteiro do filme, ele está no mesmo nível da ideia original do RE1, que conteria um androide, etc. aliás shandy, valeria um resuminho sobre a ideia do RE1 original, ou mesmo um link aki pra mim, hem! abraço.

  9. P.Junior 05/09/2012 at 00:22 -

    Adorei o artigo. Esse artigos “E se…” são os meus favoritos.
    Acho que o roteiro do Romero, não faria 1/4 do sucesso que o Paul faz. Provavelmente nem teria uma continuação.
    A saga do Paul tem muitas falhas e tem uma história inferior dos jogos, mas é ruim com ele e pior sem ele.
    Talvez a serie ganhei um reboot com uma historia mais próxima do games e sem focar em um único protagonista.

  10. ThayValentine 05/09/2012 at 01:41 -

    Ótimo post Felipe 😀

  11. RESurvivor1998 05/09/2012 at 04:38 -

    O roteiro de Romero não daria um bom filme, depois de ler o roteiro, não vi nada que justificasse uma sequencia, só um quase copiar/colar de RE1. Acho que com Alice ou sem Alice seria possível produzir algo melhor, com mais consistência, mesmo com reviravoltas mirabolantes e proximidade ou não com os games. Parabéns pelo SAC, excelente post como sempre.

  12. Yago 05/09/2012 at 07:47 -

    Parabéns pelo artigo Shady, ficou ótimo.. roteiro dele seria péssimo, graças a Deus que ele não foi o diretor dos filmes! dúvido que daria lucro para uma continuação, ja que a saga da Alice acaba no sexto filme e para acabar é só ela morrendo, vai que P.A continua com outra personagem, Sienna acho meio dificil pois assim como Milla o tempo passou e ela ta não ta velha, mais pra fazer outra franquia não da, mais 10 anos pra ela e ela concerteza não vai conseguir mais ter toda essa disposição k a maior burrada foi tornar o mal global tão cedo, tinha mais coisa pra aproveitar, poderia ter deixado pro quarto filme que seja ou quinto

  13. Fabricio Level3f 05/09/2012 at 08:53 -

    Talvez se fosse o Romero,fugindo praticamente de tudo da historia do game,os idiotas gostariam.chris com um falcão,barry negro,ai sim os ‘fans’ nao teria motivos pra reclamação.
    o negocio é se nao agrada Ñ VA ASSISTIR

    • RESurvivor1998 05/09/2012 at 11:02 -

      Respeite opiniões diferentes da sua. Não quer saber da opinião alheia, não leia, mas, se ler, leia direito e comente com educação. Concordo com não assistir se não gosta, pois é o que vou fazer. Sempre que o assunto aparece fica esse mimimi, se teve tanta bilheteria é porque teve algo de bom, porém é impossível agradar a todos. Será que poderíamos discutir o post e parar com essa história de fans e não fans, não existe mais fã ou menos fã, apenas gostos diferentes.

  14. José Mac 05/09/2012 at 11:10 -

    O que o artigo não revela é um dos maiores motivos pelos quais muitos adoradores dos jogos odeiam Alice: simplesmente pq ela se mostra superior a todos os personagens dos jogos que estão nos filmes, que só servem de degrau para que a PERSONAGEM (não a atriz!) possa brilhar ainda mais na história.
    Acho tb que o que se fosse Claire ou Jill como protagonistas, o filme seria até odiado, mas não com a intensidade que acontece nos dias de hoje. Haveriam as críticas a história e tal, mas os personagens dos jogos não “teriam uma personagem de fora para humilhá-los” (notem que usei aspas, pois isso é o que muitos dizem, não o que estou dizendo!), o que abrandaria e muito esse ódio por parte dos fãs dos jogos.
    ———————————————————————————-
    Quanto ao roteiro do Romero, seria um filme bem B, essa é a verdade. Não quero nem imaginar como seria a caracterização do Tyrant no filme. Com certeza, seria pior do que a do Nemesis de borracha…

    • Sonny 05/09/2012 at 11:31 -

      Por incrível que pareça, eu gosto muito da customização de NEMESIS no filme RE2 Apocalipse, achei que ficou perfeito, melhor impossível, achei até interessante e original a ideia de colocar uma arma de helicóptero (Gatling gun) no Nemesis junto com a Rocket. Também aceito o tyrant (Isaacs) com tentáculos ao invés de garras, pois pelo que percebi PA tentou misturar o tyrant com o bandersnatch, acabou virando um monstro com garras elásticas. também aceito o licker sofrer mutação quando ingere dna (algo que no RE2 praticamente sumiu… outros erros incoerentes de PA). Mas se tem coisa pior que qualquer merda criada pelo PA, foi ter a INFELIZ ideia de colocar Wesker um CANIBAL idiota, com um uroboros na BOCA levando uma facada da Deusa Alice, ou então todos os bosses ao invés de estraçalharem suas vítimas com as garras caírem no MMA com a Alice, ou então Alice gastar 20 minutos de filme para poder invadir a base da umbrella gastando tiros e mais tiros, granadas, subindo na parede, dando piruetas por cima dos soldados e toda aquela CAGADA, sendo que simplesmente ela poderia usar todos os clones e todos eles explodirem a base TODA da umbrella para matar tudo que esteja lá dentro, assim economizaria rolos e rolos de filme. Não precisa amar os jogos para perceber as COISAS MIRABOLANTES que o PA inventa, não precisa ser crítico de cinema, e nem mesmo adorar os filmes, SÓ precisa ter um pouco de bom senso.

    • José Mac 05/09/2012 at 11:51 -

      Sonny, vc me chamou atenção pra uma pergunta que eu sempre quis fazer: Alguém sabe como a Alice arrumou todos aqueles clones no início do Afterlife??? Ela se reproduziu por brotamento, ela mesmo produziu os clones ou ela passou a ter o controle sobre os clones feitos pela Umbrella???

      • Reh Strify 05/09/2012 at 13:02 -

        Em Resident Evil 3: A extinção a Umbrella produz clones de Alice pra tentar fazer com que eles tenham a mesma capacidade e habilidades de Alice pra então depois eles usarem o DNA dos clones pra criar um novo vírus. Mas tudo da errado quando Dr. Isaacs é infectado por um zumbi com DNA da Alice então Isaacs vira um Tyrant e destrói tudo, mas Alice consegue invadir essa base da Umbrella e encontra um de seus clones lá, ela pensa que o clone morreu então Alice ORIGINAL vai atrás de Dr. Isaacs e depois de ter quase morrido pelo Tyrant a clone da Alice acorda e salva Alice original que quase morreu pelo Isaacs e pelos raios lazers e então no final de tudo Alice e sua clone encontram outros milhares de clones e daí acaba o 3º filme, POR ISSO no 4º filme, RE 4: Recomeço, ela invade a Umbrella de Tóquio com vários clones.

        • Jaciaraaa 05/09/2012 at 13:17 -

          Lembrando que, no final de RE 3, Alice fala com Wesker atráves de Olograma. Wesker está em uma reunião e diz: “Espero resultados em um mês.”

          Alice aparece atraves de ologramas e diz: “Não terão que
          esperar tanto, rapazes. Porque eu estou indo até vocês. E… desta vez, vou levar o meu exército.”
          Ai ela olha para a clone que salvou ela, da uma risadinha e com um olhar ironico diz para Wesker: “Você é apenas, mais um idiota.”

          Ai acaba… 😀

          PS: mais ou menos assim. Eu decorei as falas de todos os filmes…. mas não tenho certeza se ela usa essas palavras. 😀

        • MathRe 05/09/2012 at 14:08 -

          Ela diz “vc é só mais um idiota” para o Isaacs.
          PS:só corrigindo,kk

          • Jaciaraaa 05/09/2012 at 14:14 -

            Verdade rsrs. Mas… o resto está correto? Se não eu terei que assistir esse filme novamente kkkk

          • MathRe 05/09/2012 at 15:06 -

            Bom é sempre bom ver o filme de novo para esclarecer mais as coisas,hehe mas o que vc disse tah certo o que ela fl pro Wesker ai ela olha pro clone dela e em seguida aparece vários clones no cásulo saindo e aí acaba xD

          • Jaciaraaa 05/09/2012 at 22:58 -

            Seim, ela fala que o Isaacs é um idiota pakspaks Sabe o que acontece cmg?? Muita informação armazenada kk elas saem de ordem sakpsakpsak

  15. Yago 05/09/2012 at 11:52 -

    Shady, vc não disse que apagaria os comentários de pessoas que em todo post falam a mesma coisa? tem uns ai.

    • Felipe Demartini 05/09/2012 at 12:36 -

      Só qdo a pessoa faz isso pra causar, não é o q está acontecendo aqui.

  16. Yago 05/09/2012 at 11:54 -

    Os clones não eram controlados pela Umbrella José, eles simplesmente eram criados como uma pessoa normal com as memórias da Alice, ela não lembrava de nada e seguia o mesmo rumo da original. Não tinha nada de controle! provavelmente Alice tirou os clones daquelas bolhas e eles com memória implantadas ela explicou tudo e os clones a ajudaram é claro.

    • Rafael Medeiros 05/09/2012 at 11:58 -

      eu não teria explicado melhor, rs, é isso aí

    • José Mac 05/09/2012 at 11:59 -

      Era isso que eu queria saber, rapaz! Como ela conseguiu esses clones. Valeu pelo esclarecimento!!
      Tenho umas dúvidas sobre esses filmes, que estou perguntando aos poucos, conforme a pertinência nos posts que saem. Valeu mesmo!!!

  17. 2pac 05/09/2012 at 12:08 -

    Engraçado como a opinião d muitos aq muda rápido, no outro post defendiam o roteiro do Romero, agora tão dizendo q o roteiro é pior q o do Paul Anderson. TRÁGICO

  18. Kim 05/09/2012 at 12:44 -

    Qualquer um, menos o Paul Anderson. Taquem pedras, odeio a cronologia da “poderosa” Alice.

  19. Jaciaraaa 05/09/2012 at 13:10 -

    Romer acabaria com absolutamente tudo. Prefiro P.A. que bem, ou mau, faz um grande sucesso. Ótimo artigo Felipe. Parabéns! ;).

    • wow 05/09/2012 at 13:13 -

      Concordo com você… Barry negro? Faça me rir.

      • Jaciaraaa 05/09/2012 at 13:24 -

        Barry negro e Chris um indio? Isso mesmo que eu entendi? pksapksa

        • sonny 05/09/2012 at 19:01 -

          Carlos boyzinho, jill maconheira e nemesis emo? desculpem galera, mas não há diferenças.

          • Jaciaraaa 05/09/2012 at 23:17 -

            Jill e Claire maconheira pskapksapspakspk AAh para, Barry ´[e ruivo, imagina o Barry negão… Mt escroto, prefiro o P.A.

          • georges 06/09/2012 at 15:59 -

            Eu até que não teria problemas com um Barry negro. Com um Chris índio e Ada cientista sim KKKKKKKKKKK

            Mas confesso que Claire estilo Sara Connor doeu no fundo da alma.

        • spokosgama13 14/01/2013 at 23:17 -

          jacira por que o sarro de ter um negro e um nativo no filme fazendo papel de branco, estes bosta de americano em toda adaptação de jogos e marga de japoneses eles colocam um alemão ridiculo legal o goku loiro, 1000 vezes ter um de cor fazendo um papel de braco,que aquela branquéla sem peito humilhado os herois de resident evil. prefiro o roteiro do Romero talvez não ia fazer tanto sucesso igual au de p.Anderson. mais o roteiro de Romero i a fazer melhor como respeitar os verdadeiros fans

  20. Andre Filipe 05/09/2012 at 13:31 -

    Kra muito bom esse artigo
    é outra para os filmes ficar parecido com os jogos
    tinha q ser o próprio criador do resident evil pra fazer o filme
    Romero ia acabar com os Resident Evil

  21. Renan Morbioli 05/09/2012 at 13:41 -

    Bom na minha opinião, o melhor diretor para poder fazer um filme mais leal ao jogos é o diretor da trilogia Batman.. esse é o cara, brincadeira só para descontrair rsrs..
    Mas então, tanto Romero como até mesmo Mikami, nunca saberemos da verdade como seria a vida de RE nos Games x Filmes (em si ou juntos)… no entanto como dito o filme só tem semelhanças e na minha opinião em algumas cenas, como tbm o jogo já pegou ideias dos filmes, mas os fãs q seguem a história desde sua criação em 96, não era isso q esperava dos filmes, e é por isso “ficam ou ficamos” pé da vida, em 96 eu tinha 10 anos, então eu “vi” a serie desde o começo, acredito q Shady tbm deve ser dessa safra, então eu posso dizer q vi a série crescer como eu cresci junto, diferentes de mtos q conheceram os jogos por causa dos filmes ou q começaram a jogar RE a partir do RE 4 ou até mesmo Code Vernonica, ai depois jogou os primeiros, sendo o Remake ou o original para PSone, mas sei q não sou crítico ou q posso julgar A ou B. Então são safras de fãs de diferentes idades e diferente épocas, q consigo há diferença de opinião.. resumindo, qndo vc cresce ou acompanha algo desde o início e qndo lança a noticia q haverá um filme sobre, vc espera q seja com o q vc é acostumado e não algo q “usa” a patente. só para finalizar qm daqui curte o Dragon Ball, assistiu todos os episódio ou leu todos os mangás, acompanhou? pq acredito q mtos daqui é fã e curte o desenho, então pergunto o filme foi fiel ao desenho???
    OBS: não estou aqui causando tumulto com meu comentário ou atacando alguém, é a minha opinião… blz??? qlqr coisa desde já peço desculpas.

  22. Andre Filipe 05/09/2012 at 14:03 -

    Renan Morbioli tbm concordo kra
    e outra o filme do DBZ foi podre

  23. Hunk 05/09/2012 at 14:20 -

    a coisa que não entendo é que na serie no começo do 3 conta oq houve com o mundo,o virus sobrevive a explosão ou sei la oq provoco a infeção e domino o mundo,não fala que houve qualque resistencia e nem explica direito,não caracteriza muito como o mundo muito bem,se os estados unidos tem o maior exercito do mundo,armas,misseis,pq não mandaram nos zumbi?não aparece tbm nenhuma unidade de resistencia militar além da umbrella que mata os proprios sobreviventes,e outra coisa que não intendi na serie é para quem que o spencer tava roubando o t-virus no primeiro filme e pq a umbrella sabendo oq havia na colmeia foi tão despreparada abir a colmeia no 2 e deixar o virus escapar tão facil,e como eu disse atras a serie do pa mostra como se o mundo nem tivesse resistido a infeção e so a allice tivesse feito algo,nos cg os exercito manda oq eles tem em cima dos infectado como em prototype(muito bom e devia ter filme dele tbm),pq o mais logico é que ninguem vai fica olhando os bicho mata as pessoa,vai tenta conte,nem se fo preciso tenha que explodi meio mundo,é como se a raça humana não tivesse reagido,mas apesar dessas coisas,resident aiinda é o melhor filme de zumbi por enquanto.

  24. Leonardo 05/09/2012 at 14:24 -

    Digo e mantenho minha posição, acho que Quentin Tarantino ou Francis Ford Copolla seria um grande diretor para Resisent Evil… Mas é clara que isso é guase impossivel de aconteçer. Mas, quem duvida que quando terminar os filmes de Anderson relacionado a Resident Evil, não vai aver um reboot ?

    • Jaciaraaa 05/09/2012 at 14:29 -

      Um reboot seria bastante interessante..

  25. Andre Filipe 05/09/2012 at 14:30 -

    nusssa Resident Evil com Quentin Tarantino isso ia ser loko d++++++++++
    quem viu planeta terror sabe disso kkk

    • Leonardo 05/09/2012 at 14:54 -

      Planeta terror foi uma homenagem ao trash, e quem dirigiu foi Robert Rodrigues, apesar dele ter feito uma participação como ator. Pô, se ele fosse fazer um filme estilo Bastardos Inglórios para Resident Evil, acho que seria muito bom 🙂

      • georges 05/09/2012 at 15:25 -

        Eu não sei se faria muito o estilo do Tarantino não, mas quem sabe…
        Eu gostaria que fosse Guilhermo Del Toro. Acho que ele entende bastante quando o assunto é monstros.

        • Leonardo 05/09/2012 at 15:48 -

          Outro ótimo diretor, ia ficar muito feliz se fosse ele…

        • sonny 05/09/2012 at 19:04 -

          se formos olhar direção seria o quentin ou o spielberg, porém se fosse pra criar os melhores monstros já feitos, seria sem dúvidas cameron

  26. Fábio 05/09/2012 at 17:26 -

    Parabéns pela matéria. Ja tinha uma idéia parecida com essa. Nunca tive problema com a Alice, apesar de não gostar das super habilidades desse personagem. Tanto é que gostei do segundo filme, pois, apesar de algumas inconsistências, no geral ele tem o clima dos jogos antigos, e poucas acrobacias. Tambem sempre achei que seria chato um filme que contasse a história igual a do jogo. O problema realmente é o roteiro. Pra mim, o pior mesmo foi a tranzição do 3 para o 4: o mundo tinha virado um deserto e depois tava normal novamente, e pouca gente se tocou disso.
    No geral, a história é muito fraca, mas se tá dando dinheiro, pra que mudar. Se eu fossa a Capcon e Sony, tambem não mudaria. Por mais que as pessoas critiquem, cada filme supera o anterior em bilheteria.

  27. Vitor 05/09/2012 at 17:30 -

    Só faltou dizer se ela não fosse protagonista, mas ainda fosse uma personagem do filme. Como a Rain, por exemplo.

  28. Lara 05/09/2012 at 17:54 -

    Não tenho grandes problemas em ver a Alice no filme,o problema é o fato de q eles deram muita atenção a ela sendo q ela nem existe nos jogos,pra min ela poderia aparecer nos filmes,porém mais como coadjuvante do q como protagonista como ela é.uma adaptação não é para ser igual ao jogo mas é para pelo menos respeitar a atmosfera do jogo,por exemplo,na minha opinião a pior parte de toda a franquia dos filmes,foi quando em RE apocalipse a Alice venceu o Nêmesis na porrada,diferente de Silent Hill onde o Pyramid Head continuou sendo o pyramid head e não apanhou da protagonista por exemplo.São pequenos detalhes q poderiam amenizar toda essa “guerra” entre os fans.
    Sobre o roteiro do Romero, é um bom roteiro,mais o filme não faria tanto sucesso como o de Paul Anderson.

    • Fábio 05/09/2012 at 20:44 -

      kkkkkkkk
      Realmente, o “UFC” entre Alice e Nemesis foi horrível. Um monstro que matava usando tentáculos e ácido foi reduzido a uma espécie de robô.

  29. Felipe Brunhara 05/09/2012 at 18:45 -

    Se existe um culpado ( no caso para os fãs dos games) é a própria Capicon que não fez um filme somente para vocês (fans dos games) ta na cara que ela queria lucrar coma série RE mais do que já lucrava coma venda dos games então encomendou um filme que fosse abrangente de um publico mais misto, já que nem todo mundo joga vídeo-game, assim contratou um diretor/produtor/roteirista de mentalidade fértil que soubesse como juntar um pouco do jogo e o que dava dinheiro e continua dando dinheiro no mundo cinematográfico, e acredito eu que depois de 5 e daqui um tempo 6 filmes, ele acertou em cheio nos propósitos da empresa ?!

    • Fábio 05/09/2012 at 20:47 -

      Concordo plenamente. E como disse antes, apesar de não gostas deles,não mudaria nada nos filmes, pois estão lucrando. O fato de desagradarem os fans não influi em nada para a franquia: nunca vi uma pessoa que gosta de resident evil dizer que não comprará o próximo jogo da saga só por que não gosta dos filmes. Essa revolta do pessoal é a maior bobabem, pra não dizer ciancisse !

  30. Alucard 05/09/2012 at 21:24 -

    Na boa os filmes Re são ótimos ” passatempo”, qual é galera ? cinema é Arte, mas tbm diversão.

    E como entretenimento, funciona muito bem.

    Adoro os games, principalmente aqueles da era de ouro do Psone, mas não vejo problemas na sada cinematografica, ok tem seus furos, mas prefiro ver os filmes como um universo a parte daquele dos games.

  31. LJ 05/09/2012 at 21:26 -

    Se não tivesse Alice, o mundo seria melhor!
    😀

    • Felipo A. 06/09/2012 at 17:49 -

      Eu acho que se n]ao existisse a Alice, RE não seria um filme tão interessante de ver, como o próprio Felipe disse, o filme seria previsivel se fosse exatamente o jogo…

  32. alexandre 05/09/2012 at 22:14 -

    Cara eu acho que o roteiro do george a romero nao foi escolhido simplesmente pelo fato de ele nao ser um cineasta muito comercial eu sou um grande fã da sua obra e acho que se ele fosse o roteirista de re a serie seria amada por uns e odiada por outros.
    Quanto ao fato de barry ser negro e chris indigena nao vejo problemas pois existem muitas diferencas em adaptacoes como a criatura do dr victor von frankenstein que na obra de marry scheley tinha sua pele em um tom amarelado e nos filmes ele é sempre um verde acinzentado.
    Obs.respeito os fãs da serie de pa mas acho ele um pessimo roteirista.

  33. Karolina que ama o Leon e o Chris 06/09/2012 at 08:04 -

    Ah os filmes ate q são bons, eu gosto bastante da Milla, agora uma coisa q estraga td é a superioridade d Alice sobre os outros personagens

  34. billy coen 06/09/2012 at 10:07 -

    Realmente Romero já foi um bom diretor Ilha dos Mortos foi o pior filme de zumbi que vi na vida.

  35. jarbe 06/09/2012 at 11:40 -

    Amooo a Aliceee , merece uma chance nos games tbn…

  36. Vih Paiva 06/09/2012 at 13:05 -

    Pois é, desde quando saiu o primeiro filme R.E. fiquei na expectativa de que seria como os games, por exemplo seguindo os jogos 1, 2, 3 e assim por diante. Apesar do 1º filme ter sido bom não foi tão fiel aos games, alguns elementos foram jogados para poder lembrar os jogos, quem nunca ouviu falar de R.E gostou porem (Eu) como um super e outros milhões de FÃs! ficaram decepcionados. Hoje podemos dizer que os filmes só fizeram sucesso por causa dos Fãs dos Jogos. (FATO).
    Trazer Alice para o filme foi bom, mas na minha opinião deveriam ter trazido também com elas os personagens principais dos jogos. Enfim Agora o novo filme terá o Leon, Ada e Barry, nem vou esperam mais nada! o que vier na minha opinião será LUCRO para os fãs…. Tchau

  37. Thalia 07/09/2012 at 00:08 -

    Eu sou somente fã dos games ! Acho que no filme humilharam muito a Jill , porque foi ela quem destruiu o Nemesis e no filme a alice saiu como ganhadora .
    Eu até assisto os filmes só que na minha opniao não chega nem aos pés do Game .
    Os protagonistas deveriam ser Leon, Chris, Ada,Claire e Jill . “Meus preferidos!”
    E a alice nao merece nenhuma chance nos Games !

  38. David Lima 07/09/2012 at 15:59 -

    Chis Índio ???
    Tá louco . Prefiro do jeito que está mesmo kkkkkkk.. que roteiro de merda o desse velho hen !

  39. jarbe weigher 08/09/2012 at 14:26 -

    tem mto gente tbn que começo a conhecer o game depois dos filmes, quem ai acha que só os fã dos games sao o suficiente pra manter um filme na sua quinta sequencia só pode ser demente e fala que os filmes sao uma porcaria sao mais ridiculos, gosto é gosto mas sinceramente que filme porcaria teria sua quinta sequencia com a sexta ja prevista e sempre grandes lançamentos mundias ainda mais no mercado americano tao concorrido cheios de herois da marvel e dc comics,

  40. @Kenyo_N 09/09/2012 at 15:03 -

    Em particular acho que se os longas fossem iguais aos games seriam bem entediantes, imagina ir ao cinema sabendo o que vai acontecer.
    Sinceramente eu não teria coragem de gastar meu dinheiro para assistir algo que já conheço bem, sou um dos que estão do lado de Paul W.S Anderson

  41. alisson 10/09/2012 at 00:33 -

    eu acho que os filmes ficariam sem graça se seguisse a linha dos jogos, pois 1º eu ia no cinema já sabendo a historia e 2º muitos reclamam que os filmes são ruins pq eles são mais ação, gente se toca, se os filmes seguissem tmb os jogos de uma maneira ou de outra ia virar ação, não tem jeito!!!

    • alisson 10/09/2012 at 00:46 -

      eu axo que seria legal a capcom criar ma série de jogos com base na alice e a sony criar uma série de filmes ou até quem sabe uma série de tv baseada no resident evil original…

  42. jarbe weigher 11/09/2012 at 10:03 -

    foda que uma serie agora seria mto dificil , ja que tem walking dead, seria mta semelhança, um anime ja seria mais facil e mais barato tbn kk

  43. nome 14/09/2012 at 19:36 -

    Sem querer criticar nada, mas este é o “e se…” do ano.

  44. Paulo Alberto 19/09/2012 at 21:28 -

    rapaz esses Residentes Evil que fizerão não tem nada á ver não gostei deles não

  45. Murilo 22/09/2012 at 03:51 -

    Como fãs dos jogos não posso pensar na idéia da Jil ser a principal protagonista dos filmes seria épico…..o roteiro do George Romero é bom em partes para os fãs dos jogos….mais ele não seria bem aplicado nas telonas não ia dar certo ele 100% la o filme, iria flopar….fã que é fã ia ver mais…o Paul Anderson conseguiu aplicar ele bem nos filmes pq ele trouce gente para ver o filme que nunca nem tinha ouvido falar da saga….e isso é bom pra fazer durar e render….ACHO QUE O TRABALHO ESTA SENDO BEM FEITO……mas é como sempre….da pra melhorar muitoooo ^^

  46. NEme 01/10/2012 at 21:27 -

    Paul Anderson não é bobo, e sabe que a massa gosta de tiros, explosões, cgi, super-poderes. booooom, tudo junto. Afinal, ação vende mais do que terror, né? Pet Cemetery vendeu bem menos do que Indiana Jones né? A turminha menor de 16 anos curte muito isso, e também joga RE5 no PS3. Fãs Old School, como eu, não contam. É por isso que ignoro esse filme totalmente.

  47. camila 13/10/2012 at 23:39 -

    se alice ñ existice os filme ia ser uma merda

  48. Denilson winchester 15/10/2012 at 15:22 -

    Paul Anderson foi experto em usar Alice como protagonisa pois se ele fizesse por exemplo com a Jill Valentine não poderia adaptar super poderes pois os fãs não gostam de mudanças nos personagens principais Jill nunca teve poderes nos games então iria ser um desastre agora com Alice não, pois ela é uma personagem desconhecida então não afeta as modificações.

  49. João paulo costa 17/10/2012 at 13:59 -

    Cara não acho a franquia d filmes ruim ,mas acho q poderiam melhorar muito ,a ideia de colocar poderes na protagonista foi ridicula!Gosto da Alice ela e muito foda ,Mas concordo com a matéria de q se colocassem uma personagem dos games como protagonista a franquia não teria tantas continuações e ficaria morta parada pq todos de uma certa forma saberia como ela iria terminra e o q ia acontecer em cada filme ! Alice arrasa e e muito boa !

  50. lila bruna 17/10/2012 at 22:36 -

    Eu também não concordo muito com o roteiro de PA , o filme simplesmente vende milhões pelo nome de uma franquia ja famosa, e não é somente o filme é ruim pois a alice é a principal, o filme é realmente ruim pelos efeitos exagerados e por não fazer o minimo de centido , como se os filmes não fossem ligados qualquer pessoa que não assistiu resident evil 1,2,3 poderia assistir o 4 e entender basicamente tudo,e a culpa não é da milla ela é uma otima atriz
    só acho que se ele fazesse os filmes pareçerem mais com os jogos, os fãns ficariam satisfeitos

  51. Sales 29/10/2012 at 10:03 -

    Para os fãs antigos da série do game o que resta mesmo é ignorar esses filmes que usa seu nome, ou então assisti-los como algo paralelo, mas o fato de ter o mesmo nome do game já dificulta o ver dessa forma, enfim, fizeram algo para atrair o público alvo de hoje, fãs de tiroteios e efeitos especiais, não para agradar os fãs da série, e não venham com essa de que se fosse igual ao game não atrairia tanto o público e não teria graça porque já se saberia o final, poderia não atrair tanto o público, mas atrairia os fãs do game que certamente daria lucro para bancar o filme tranquilamente, eu o ignoro porque ver um filme com o nome Resident Evil e ter que aturar a Jill Valentine, Cris e etc serem coadjuvantes de uma personagem inexistente no mundo dos games não dá. E sim, um dos principais furos do filme é a Alice, se fosse um(a) protagonista do jogo mesmo que com super poderes e etc o filme seria menos ruim.

  52. Raul Bolivare 30/10/2012 at 10:51 -

    Primeira coisa a culpa é da Capcom, ela deveria desde o começo, comtratado um otimo roteirista, segundo a capcom vem destruindo o jogo desde RE4 o RE5 foi um lixo,nada a ver, o genero Survivor Horror aponta algumas vez no filme, Alice não está ruim, mas sim o genero de ação é que estraga, mas como tem que vender..kkkk a empresa faz o que da mais lucro que é Ação em vez de terror.

  53. mateus 13/11/2012 at 17:52 -

    também concordo o livro não tem muito a ver com a verdadeira história do filme. Sei q a culpa não é da alice, mas, paul e romero por mais que acontecem divergencias entre as histórias, estão um pouco certo em crementar + personagens, afinal a saga resident evil, seja em livro,filme ou jogo retrata a situação de uma pessoa, os horrores vivenciados pela epidemia mortal da contaminação.Todos os personagens tem sua história que acabam se encaixando uma na outra. Eles apenas vivenciam o fato e procuram sobreviver no mundo destruido pelo vírus ou quase,né?…

  54. ada 05/12/2012 at 18:36 -

    nada contra mas a alice não tem nada a ver acho que a versão do jogo e melhor a e p.a vc e um idiotaaa por não ter seguido a serie do game

  55. alan 08/12/2012 at 15:58 -

    Primeiro os filmes ficaram uma bosta, eu sou FÂ de resident evil, pois joguei todos os games… mas man me decepcionei com os filmes de uma forma que me inoja em ver alice como foco principal. E tem mais fui assistir o ultimo filme agora mó feliz por ter o leon e me deu nausia no cinema( dinheiro mal gasto ). MANO o leon foi colocado como mercenario junto com o Barry e poxa vei o Barry morre no final. man nao precisa de um ROTEIRO vcs TAO ME ENTENDENDO, ja existem 7 vou repetir 7 livro da autora S.D.PERRY. O resident e um game de teroor nao de açao que fazer um filme baseado em GAME PORRA faz o filme do CALL OF DUTT e nao do resident seus ANIMAIS DE TETAS .

  56. É RUIM EM 05/01/2013 at 21:31 -

    Quando pensarem em filmes ou seja adaptações de games pra filmes em cinemas…esses animais pelomenos colocassem personagens iguais aos do jogo..tamanha semelhança já que muintas vezes a historia não convençe aos fãns..pelomenos arranjasse pessoas iguais aos dos jogos..mas não.resident evil filme com uma magriçela..que passa longe a fisionomia da protagonista do jogo,,,,quando ela fez aquela bosta de filme resident evil o filme achei que era a trança dos carecas…sabe como se chama isso,,,é pegar um game ou games de maiores sucessos e adaptar pra cinema com fome de ganhar o dinheiro dos trouxas que pagam pra ver essas multueiras de bostas…

    agora com o tempo so falta eles pegarem um dos que parecem ser o maior jogo de terror sobrevivencia do mundo e transformar em comedia em filme,,,,falo de outlast;….https://www.youtube.com/watch?v=EeEisjWz9ck

  57. spokosgama13 15/01/2013 at 00:16 -

    to com nojo desses filmes e a Alice tem culpa sim.MILLA falo em uma entrevista que ela nunca jogou nem um R.E dai da para ver que eles só pensão mesmo é no capital. 1000 vezes os personagens do geme

  58. Thais Mirelle 15/01/2013 at 01:14 -

    alguem sabe o nome daquela arma que Alice usa em Resident evil um, uma grande que ela esta usando na capa do filme, e esta com outra arma na mao uma istola, mais eu quero saber qual a outra arma?

  59. Anderson 15/02/2013 at 15:33 -

    PRA MIM RE:FILME É LIXO E APENAS ISSO ! NÃO TEM NADA A VER COM O GAME QUE E O VERDADEIRO RESIDENT EVIL

  60. Fabio Vnicius 20/02/2013 at 20:39 -

    Acho que se o Resident Evil usasse os Superstars seria muito melhor, os personagens do Superstars tornam a franquia mais interessante, eles são a cara do Resident Evil, seria bobeira não usa-los e ainda mais que os fieis fans do RE esperam isso à muito tempo

  61. Paulo 24/05/2013 at 23:11 -

    Pra mim só existe o Resident Evil, que é o Original dos Games de Suspense (Terror), as tentativas medíucres de adaptação para os filmes ficou um verdadeiro LIXO.
    Acho ainda que ele ouviu os Gamers e fez uma merda maior ainda, juntou todos os personagens da saga em um filme só…..kkkkkkkkk ficou uma bosta.

    uma dúvida que só a cabeça do P.W.A pode me dizer, se o mundo tava acabando andando em caravana, e dificilmente era encontrado alguém pela estrada, como encontraram tanta gente de uma vez só.

  62. João 27/06/2013 at 19:49 -

    A capcom tem uma grande cartada ainda nas mãos e não sabe, ou ja deve saber.
    Todos os fans de revil sabe que os jogos são cheios de historias paralelas, e se vocês prestarem atenção Cris sai de residente evil 5 ( pelo meu pontos de vista ele esta em residente evil 5 jogo )
    A capcom teria que perde se inventassem uma historia paralela de Alice ? a resposta é não !
    Daria muito bem colocar Alice nos jogos e relatar os acontecimentos dos filmes quem sabe em um residente evil 8 ou 9.

  63. Lucas 26/07/2013 at 22:03 -

    Na minha opinião a história do filme e boa mas como sou fã da serie quando estava na época de lançar o primeiro filme estava imaginando a história do jogo mas gente so por não seguir a história do jogo não quer dizer que o filme seja ruim ate que e bom

  64. eloysa 02/11/2013 at 10:32 -

    sim alice sair de resident e Jill entra no lugar dela acabou o sucesso resident evil so mas alice sim Jill entra n assisto mas resident evil nada ver alice faz todos no final da saga botar a idiota da Jill viva alice ti adoro lutor por vc dale alice