Perfil: Rebecca Chambers

Perfil: Rebecca Chambers

AFILIAÇÃO: S.T.A.R.S.

STATUS:Viva

TÍTULOS EM QUE APARECE: Resident Evil Zero, Resident Evil, Resident Evil Remake, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil 5 (Mercenaries Reunion), Resident Evil: The Mercenaries 3D

DUBLADORAS: Linda, Riva Di Paola, Hope Levy, Stephanie Sheh

Perfil: Rebecca ChambersA novata Rebecca Chambers apareceu pela primeira vez em Resident Evil, como a parceira inexperiente de Chris Redfield. Apesar de seu estilo infantil (e, para muitos, irritante), a médica do Bravo Team dos S.T.A.R.S. conquistou o coração dos fãs, lhe rendendo o papel de protagonista em Resident Evil Zero e capítulos ou aparições em diversos outros jogos da série. Ela também lidera o rol de personagens “desaparecidos” cujo retorno é mais pedido, ao lado de Barry e Billy.

Nascida em 1980, Rebecca Chambers tem formação em química e medicina. Recém-graduada, com 18 anos de idade, ela foi recrutada para fazer parte do S.T.A.R.S., esquadrão altamente especializado da polícia de Raccoon City. Como membro do Bravo Team, equipe de apoio do time, e sob as ordens do capitão Enrico Marini, ela agiria como médica e teria como principal responsabilidade cuidar dos companheiros feridos em combate.

Sua primeira missão, porém, mudaria para sempre não apenas sua história, mas a de todos os seus companheiros e de Raccoon City. Junto com o restante do Bravo Team, Rebecca embarcou em um helicóptero rumo às Montanhas Arklay para investigar uma série de assassinatos bizarros que estavam ocorrendo na região. É assim que começa a história de Resident Evil Zero.

Confiar ou não?

Assim que a aeronave começa a sobrevoar a Floresta de Raccoon City, uma pane no motor obriga os membros do Bravo Team a realizarem um pouso de emergência. Com uma busca rápida nos arredores, Enrico Marini e seus subordinados encontram um veículo militar capotado e os cadáveres de dois guardas da polícia do Exército. O jipe estava transportando o ex-tenente da Marinha Billy Coen, sentenciado à morte após ser acusado do assassinato de 23 pessoas durante uma missão na África.

O Bravo Team agora tinha uma nova missão: localizar Coen. Para isso, Enrico pede que os policiais se separem de forma a cobrir a área. Seguindo sozinha, Rebecca se depara com um trem abandonado. Ou nem tanto. Em seu interior, ela tem seu primeiro encontro com os zumbis e, logo depois, encontra-se com o próprio Billy.

Após ver seu companheiro de equipe Edward Dewey morrer pelas garras das criaturas horríveis que infestam o veículo, Rebecca e Billy decidem se unir de forma a aumentar as chances de sobrevivência. Ela, porém, tem sérios problemas em confiar no ex-tenente, mas deixa suas ideias pessoais de lado em prol da própria vida.

Nada é o que parece

Perfil: Rebecca ChambersO que Rebecca e Billy não sabiam era que o incidente a bordo daquele trem tinha raízes muito mais profundas. Os passageiros haviam sido infectados pelo T-Vírus por James Marcus,o próprio criador da arma biológica, em busca de vingança contra a Umbrella. A situação, ainda, abre as portas para a entrada de Albert Wesker, o capitão dos S.T.A.R.S., e William Birkin, um dos principais pesquisadores da empresa. Ambos também são os responsáveis pelo assassinato de Marcus.

De forma a conter o incidente e evitar que a verdade seja revelada, Wesker e Birkin enviam um time de elite ao trem para colocá-lo em movimento. Desnecessário dizer que os soldados são dizimados pelas sanguessugas controladas por Marcus, deixando Rebecca e Billy presos em um veículo em alta velocidade, rumando em direção ao nada.

A dupla consegue parar o trem, mas não são capazes de evitar que ele descarrile e capote. Isso os leva ao Centro de Treinamento da Umbrella, justamente o local no qual James Marcus conduzia seus experimentos, e palco de seu assassinato. A descoberta da conspiração estava apenas começando.

A passagem de Rebecca e Billy pelo Centro de Treinamento tem como principal função ser uma plataforma para que a Capcom conte a história de James Marcus. Ainda assim, não é possível ignorar os enormes sacrifícios realizados pelos dois. Na primeira metade de sua missão inicial, a policial novata já se mostra apta a trabalhar em situações de extremo perigo e altamente disposta a deixar de lado suas opiniões pessoais em prol da sobrevivência própria e de outros.

Jornada pessoal

Perfil: Rebecca Chambers

Lutando lado a lado contra criaturas terríveis, Rebecca descobre que Billy não é um assassino, e sim, foi acusado injustamente do crime após descumprir ordens de seus superiores. A confiança entre os dois cresce à medida que o perigo aumenta e, embrenhando-se pelo Centro de Treinamento, os dois descobrem mais sobre a morte de Marcus e sua influência em tudo que estava acontecendo.

De volta à vida pelas “mãos” das sanguessugas que representaram sua maior descoberta junto à Umbrella, o velho cientista está decidido a jogar o nome da empresa na lama. Ao infectar um trem cheio de funcionários da empresa, bem como a unidade de treinamento e a Mansão de Spencer, Marcus quer, acima de tudo, se vingar dos homens que causaram sua morte.

Mesmo separados diversas vezes pelas terríveis armas biológicas da Umbrella, Rebecca e Billy perseveram até confrontar o próprio Marcus, que se transforma na rainha de todas as sanguessugas. Ao descobrirem que a luz solar é a única fraqueza do monstro, os dois cooperam pela última vez para acabar de vez com o mal.

Após tudo que passaram juntos, Rebecca não poderia simplesmente entregar Billy à justiça. Ela faz um pacto com o ex-soldado e afirma ao mundo – por meio do Rebecca’s Report de Resident Evil 2 para Nintendo 64 – que Coen morreu durante os incidentes no Centro de Treinamento. O rapaz seguiria sua vida para nunca mais ser visto, enquanto a jovem policial continuaria a viver o pesadelo, desta vez em um local diferente: a mansão de Spencer.

Pesadelo sem fim

Perfil: Rebecca ChambersAo chegar à casa de hóspedes, ao lado da residência principal, Rebecca sucumbe ao cansaço e dorme durante todo o dia. Ao acordar, já é noite e, mais uma vez, se vê contra os monstros que rondam também a aparente segura casa. Aqui, porém, ela também contará com um parceiro: Richard Aiken, membro do Bravo Team que enxerga a jovem como sua irmã mais nova. Os eventos que se seguem são mostrados em Resident Evil: The Umbrella Chronicles.

Um perigo muito maior, porém, rondava os dois. A Yawn, uma cobra gigantesca criada a partir do T-Vírus, era apenas uma das principais ameaças presentes na mansão de Spencer. Ao salvar sua parceira da morte, Richard acaba sendo mordido pela criatura e os dois são encontrados por Chris Redfield, membro do Alpha Team dos S.T.A.R.S. O time principal havia sido enviado à floresta de Raccoon para continuar a investigação sobre os assassinatos e localizar os companheiros desaparecidos.

Apesar de não conseguirem salvar Richard da morte por envenenamento, Chris e Rebecca trabalham lado a lado, ao mesmo tempo em que descobrem mais verdades sobre os experimentos ilegais da Umbrella. Aqui, a jovem policial mostra um pouco mais de suas fraquezas, mas não deixa de auxiliar o companheiro durante sua jornada.

Em Resident Evil, após assistir à morte de Enrico Marini, os dois chegam a Albert Wesker, o capitão dos S.T.A.R.S. e principal arquiteto dos eventos terríveis que se desenrolaram nas duas últimas noites. O vilão dá um tiro em Rebecca, que é salva por um colete à prova de balas, e leva Chris para enfrentar Tyrant, a principal arma biológica da Umbrella Corporation.

Após o combate, Chris, Rebecca, Barry, Brad e Jill escapam juntos da mansão, não sem antes encarar o monstro mais uma vez e escapar por segundos de uma explosão que transformou a residência e o laboratório em pó.

Após o retorno, desaparecimento

De volta a Raccoon City, os sobreviventes dos S.T.A.R.S. são afastados da força policial após tentarem revelar a verdade sobre a Umbrella Corporation. Taxados como usuários de drogas, os policiais se separam. Enquanto Chris e Barry seguem para a Europa para iniciar sua batalha contra a empresa farmacêutica, o restante continua em Raccoon City.

Rebecca, porém, jamais apareceu em outro game da série como parte da história. Ela é citada duas vezes em Resident Evil 2: a primeira no relatório sobre a morte de Billy Coen e a segunda em um documento de William Birkin ao chefe de polícia Brian Irons. O último, porém, serve apenas como prova de que ela sobreviveu ao incidente na mansão de Spencer, constituindo um final não existente no próprio game.

Perfil: Rebecca Chambers

Recorte do livro Resident Evil Archives

Em Resident Evil Archives, espécie de enciclopédia da série, há a informação de que Rebecca morreu durante a infecção viral em Raccoon City. Isso, porém, é tratado como um erro de edição, uma vez que nada é comentado ao longo do livro e isso aparece apenas em uma tabela de relacionamentos do game. A Capcom não se pronunciou oficialmente sobre o falecimento da jovem na cidade, nem sobre seu paradeiro durante o incidente.

Participações especiais

O fato de Rebecca não ter sido considerada novamente para compor uma continuidade na trama de Resident Evil não significa que ela tenha desaparecido completamente da saga. A jovem policial foi uma das adições mais comemoradas de Mercenaries Reunion, modo de batalha que compõe a Gold Edition de Resident Evil 5.

Isso também garantiu a Rebecca uma aparição em Resident Evil: The Mercenaries 3D, versão individual do extra de batalha lançada para o Nintendo 3DS. Em ambos os minigames, ela ainda possui características distintas de suas aparições anteriores, como o uso de sprays fertilizantes como arma, falas clássicas e continências.

Na cronologia de livros de S.D. Perry, além de ser uma das protagonistas de “Zero Hour”, baseado em Resident Evil Zero, ela também é uma das personagens centrais de “Caliban Cove” e “Underworld”, duas aventuras originais. As publicações, porém, não são consideradas parte da cronologia da franquia.


Tags: , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

17 Comentários em "Perfil: Rebecca Chambers"

  1. Full Moon 18/07/2011 at 23:29 -

    É muito triste ver uma personagem tão maravilhosa ficar largada desse jeito….

    O que eu não entendo, é porque Rebecca não teve um epilogue no final de RE3 Nemesis?….

    Ada, Barry e até Hunk tiveram seus epilogues, não entendo porque com Rebecca foi diferente…

    Só se a Capcom planejava fazer misterio com o destino da Rebecca e revelar isso em um futuro jogo. Só que muito provavelmente a Capcom teria deixado essa ideia de lado. Assim como tantas outras ideias. E a personagem ficou apagada na história. Muito triste…

  2. Kyo_20 19/07/2011 at 09:58 -

    Rebecca Chambers, não deveria desaparecer assim do nada, ela merece ter mais um jogo como protagonista.
    Tenho certeza, que quando a CAPCOM, for encerrar o jogo definitivamente, todos os personagens que não morreram no decorrer da trama, seram mostrados de novo, pelo menos citados ou explicado o que aconteceu com eles.
    TUDO É REVELADO NO FINAL!!!!!!

  3. Darth Gama 19/07/2011 at 12:46 -

    Tb torço para um reaparecimento da Rebecca em algum futuro lançamento, de preferência num game que resgate as origens da franquia.

  4. Trickster 19/07/2011 at 15:47 -

    talvez a capcom esteja guardando ela e todos os outros personagens desaparecidos pro proximo resident evil já q ele vai voltar as origens, nada melhor que mostrar oq houve com a rebecca e com o billy

  5. Joao torres 21/07/2011 at 14:28 -

    Acho que o aparecimento da Rebecca e do Barry no
    RE Mercenaries mostra que a Capcom planeja alguma coisa com eles ainda…

  6. Raphael Fucks 26/07/2011 at 22:47 -

    Eu ODEIO quando um personagem “some” do nada da cronologia de qualquer jogo. É uma pena a Capcom não falar nada sobre o futuro de Rebecca, Barry, Billy…
    Tomara que criem algo explicando o que ocorreu com eles, um spin-off, enfim…

  7. Sancler 03/02/2012 at 13:34 -

    Olá,eu adoro todos os jogos e todos os personagens dos Resident Evil.Quero que a Capcom continue com a série do jogo para sempre,por que e um jogo muito bom e adoro os efeitos especiais.

  8. wendrew 04/04/2012 at 11:42 -

    A CAMPCOM é especialista em fazer os personagens sumirem foi assim em todas as sequencias de megaman e com o RE nao esta sendo diferente

  9. Chris Gamer 09/04/2012 at 21:00 -

    Para mim foi bom ela ”desaparecer” , apesar de gostar dela, se ela aparecer de novo ela não seria mais aquela garotinha inocente e isso ficaria muito non sense. Só gostaria que ela voltase se fosse um game de terror e tal, mas nos de ação igual o The Mercenaries que ela apareceu não, ainda bem q é spin-off 🙂

  10. _Tarcísio_ 07/05/2012 at 12:12 -

    O foda vai ser se no futuro a capcom dizer que ela morreu em raccoon city, se isso acontecer vou deixar de jogar RE :@

  11. Lucas 18/05/2012 at 19:20 -

    No ultimo jogo que ela apareceu (descartando o Mercenaries e o modo do Re5 Gold Edition) ela tinha 18 anos, agora que se passaram 15, ela deverá reaparecer com a feição toda diferente…seria interessante vê-la novamente na série..

  12. lee 04/06/2012 at 09:55 -

    Queria que no Resident Evil 6 os principais personagens (Cris, Claire, Leon,Jill,Rebeca e Barry) fossem os protagonistas do jogo e não um bando de novatos.

    • RafaelRedfield 18/09/2012 at 00:39 -

      Concordo aquele Piers tomou o lugar da jill … e o Jake da Claire.

  13. Felipe 30/08/2012 at 11:02 -

    Eu não curto muito a capcom colocar esses personagens que tem participações especiais nos games, tipo a Sheeva, o Billy entre outros.

    Tipo, fica muito estranho pois o personagem apenas auxilia e não lhe revela nada da história que realmente queremos saber.

    A Sheeva por exemplo, fica fazendo perguntas para o Chris sobre isso, sobre aquilo, quando se fosse a Jill ia apavorar tudo.

    A Capcom inventa novos personagens, e esquece dos velhos, aqueles cuja história e carisma fez a série brilhar nos consoles. Achei até um milagre a Sherry estar em RE:6 …

    Mas vamos ver, oque a capcom nos reserva.

  14. Kraig 27/10/2012 at 03:12 -

    axo q no RE7 q vai ser o ultimo da franquia,a CAPCOM vai reunir td mundo pra fz tipo akele filme os mercenarios, ia ser legal tipo um final d HP o Chris casa cm a Jill e o Leon cm a Claire, tem filhos e eles fzm a nova geraçao do BRAVO.

  15. lucas 21/06/2013 at 15:09 -

    ela concerteza não morreu pq nos livros da série ela sobrevive antes e apos o incidente em raccoon city e acho q a capcom vai fazer uma grande surpresa trazendo-a devolta e talvez até billy coen

  16. ricardo redfield 28/09/2013 at 23:07 -

    Rebeca e Claire estão bem sumidas de re no próximo deveriam voltar ao inves do chato jake