O Beta de Resident Evil Zero

Os Betas de Resident Evil Zero

Atendendo aos pedidos de uma grande parcela de fãs, em 1999 a Capcom lançou Resident Evil 2 para Nintendo 64. A alta qualidade do port, com os dados de dois discos do PlayStation colocados sem cortes em um cartucho, impressionou não apenas ao público e crítica mas também à própria Capcom, que decidiu investir novamente no console da Big N.

No ano seguinte, durante a Tokyo Game Show, Resident Evil Zero foi anunciado. O título seria exclusivo do Nintendo 64 e faria uso de uma das principais (e únicas) vantagens do console: a ausência de loadings. Isso permitiria a inclusão de uma funcionalidade inédita até então: a troca rápida de personagens. Assim, pela primeira vez, uma dupla de protagonistas seria controlada pelo jogador praticamente ao mesmo tempo, com ambos participando ativamente da trama. Esse sistema recebeu o nome de Partner Zapping.

Mesmo com o próprio game já disponível em forma jogável e a divulgação de diversas imagens e vídeos oficiais, a existência de Resident Evil Zero para Nintendo 64 foi curta. Menos de um ano depois de seu anúncio original, o game foi transferido para o Dolphin, plataforma de próxima geração da casa de Mario. O console, mais tarde, receberia o nome oficial de Nintendo GameCube.

Sutis diferenças

Apesar das óbvias diferenças gráficas, o game parecia bem similar à versão que chegou às lojas em novembro de 2002. Apesar de apenas os segmentos a bordo do Ecliptic Express terem sido divulgadas, tudo parecia essencialmente igual à versão final. O encontro de Rebecca com Billy e a morte de Edward Dewey ocorriam da mesma forma e nos exatos locais da edição final.

Estranhamente, Rebecca não aparece como vista em Resident Evil. Neste Beta, o uniforme da moça lembra bastante o de Jill e, apesar de carregar muitos traços do original, traz também uma boina e ombreiras, além de um kit de primeiros socorros no cinto. As cores são as mesmas.

Billy tem duas formas diferentes. Na primeira, parece bem mais carrancudo e com os cabelos compridos. A tatuagem também é bem diferente e apresenta desenhos mais agressivos, com dragões e demônios. Mais tarde, em uma segunda arte conceitual que pode ser vista na galeria ao final do texto, ele surge mais parecido com a forma que todos conhecemos.

Apesar de apresentarem diferenças de design, zumbis e Cerberus também eram os inimigos centrais do trecho no Ecliptic Express. Aqui, porém, não existia a batalha contra o Escorpião no restaurante e, em seu lugar, um monstro parecido com o G-Imago, de Resident Evil 2, seria enfrentado. O D.A.L.I., como era chamado, foi descartado e, até onde se sabe, seus conceitos não foram utilizados novamente na série.

Parte de algo maior

A transferência de Resident Evil Zero para o GameCube também representou um aumento na importância do game. Antes servindo apenas como um mero prelúdio para o primeiro game da série, a aventura de Rebecca passou a ser parte integrante de um projeto de reconstrução do incidente que deu origem à tudo.

O título também passou a fazer parte de um acordo entre a Capcom e a Nintendo. Segundo o contrato, a Big N teria direitos de relançamento e exploração não apenas sobre Resident Evil Zero, mas também sobre o remake do primeiro título e RE4. Além disso, teria direito a ver todos os outros games da série relançados para seus consoles. A decisão, que será abordada em um artigo futuro no Resident Evil SAC, até hoje causa ira nos fãs brasileiros da série.

Mesmo com a transferência para o GameCube e a remodelação completa dos gráficos do game, a Capcom ainda insistiu em modificar o visual de Rebecca. Apesar de imagens dessa roupa alternativa da policial nunca terem sido divulgadas oficialmente, o vídeo abaixo mostra uma animação preliminar da abertura do título, com a moça vestindo boina e seu uniforme diferenciado:

A versão final de Resident Evil Zero chegou às lojas em 17 de novembro de 2002, para GameCube. O título foi relançado uma única vez, em 2008, para o Nintendo Wii.

Imagens e vídeos

O vídeo abaixo reúne praticamente todos os vídeos, imagens e artworks divulgadas sobre o game. As cenas, compiladas pelo site SurvivHor, também exibem gameplays não oficiais, filmadas das telas que exibiam o jogo na Tokyo Game Show.

Confira também a galeria abaixo, com uma série de imagens do Beta de Resident Evil Zero.

Crédito das imagens: IGN e Gamespot


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Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

7 Comentários em "O Beta de Resident Evil Zero"

  1. Darth Gama 23/07/2011 at 20:05 -

    O N64 merecia ter recebido esse game, mas a versão para GameCube ficou excelente tb.

  2. rescclp 03/09/2011 at 02:15 -

    “…a Big N teria direitos de relançamento e exploração não apenas sobre REZero, mas também sobre o remake do primeiro título e RE4. A decisão… …até hoje causa ira nos fãs brasileiros da série.”

    Causa ira o caral**! Fico put* de ouvir isso! Causou ira nos que realmente NÃO são FÃNS da série! Eu, me virei, trampei e comprei um Gamecube! Comprei os jogos ORIGINAIS! A maioria morde até hoje porque não foram lançados pro Piratation 2! Morram de inveja os que ficaram irados! E meus parabéns aos verdadeiros fãns! Estes sim, se não compraram, deram um jeito de jogar, ou emprestando o gamecube de algum amigo (eu emprestei o meu umas 5 semanas na época), ou jogaram em game-locadoras.

    • yuri 12/05/2012 at 10:12 -

      que isso cara, que fúria é essa!

      na real, eu detestei o que se sucedeu naquela época.

      foram os tempos áureos de RE e da nintendo com Gamecube. além de terem 3 títulos exclusivos e promissores, com gráficos nunca antes vistos, ainda seriam lançados todos os outros, RE2,3 e CVX com uma melhoradinha na frame rate e na imagem em geral.

      o que houve foi, tudo foi para o brejo, RE4 saiu aquela porcaria que foi, saiu tb para o ps2 com um visual vergonhoso.

      e não satisfeita a Capcom, o que ela fez? pegou alguns conceitos do RE4 beta alguns cenários e câmeras e lançou na forma de Haunting ground, exclusivo dessa vez para o que? PS2!

  3. DKblitz 14/12/2011 at 09:36 -

    Se a Rebecca voltar a aparecer e a Capcom estiver a pensar que roupa alternativa lhe dar, têm a reposta no visual da boina. Eles vão ficar todos “lol vamos fazer uma referência obscura à beta do RE0″ e nós vamos estar todos ” I see what you did there”.

  4. Tyrant 165 10/06/2012 at 21:27 -

    Acho que sou o único louco que acha esse gráficos de desenho animado bonito 🙂

  5. felipanico 23/10/2012 at 14:02 -

    Cara acompanho o site tem alguns dias, parabéns. Teria como futuramente ter um artigo desse sobre aquele RE4 focado em alucinações e o que houve com ele ? Abs!