Locais: Raccoon City

Locais: Raccoon City

Raccoon City, no meio-oeste americano, foi destruída em 1998, após ser bombardeada devido ao incidente causado pela Umbrella Corporation. A cidade era rodeada pela Floresta de Raccoon e pelas Montanhas Arklay, e tinha uma população estimada em 100 mil habitantes.

História

mapa de raccoon city

Mapa de Raccon City em 1998 Fonte: Project Umbrella

Os primeiros registros da história de Raccoon City datam da década de 60, mas nunca ficou claro quando a cidade foi fundada. Por volta de 1962, enquanto a cidade era apenas uma pequena comunidade, Lord Spencer contratava George Trevor, um arquiteto, para desenhar e construir a mansão Spencer nos arredores da cidade.

Ao mesmo tempo, o futuro prefeito Michael Warren, até então apenas um engenheiro, chegava a Raccoon para montar o sistema de energia elétrica. Em 1968, ele traz os bondes, construídos na Europa, e estabelece o sistema de transporte na cidade. No mesmo ano, a Umbrella é oficialmente fundada e se estabelece em Raccoon City, com seu Centro de Treinamento nas montanhas Arklay. A empresa surge para mascarar as pesquisas biológicas que aconteciam na mansão de Spencer.

A partir desse ponto, a cidade nunca foi mais a mesma. O crescimento foi tanto que, pouco tempo depois Raccoon já contava com metrô. A população tinha aumentado e estima-se que, em seus últimos anos, pelo menos 1/3 dos habitantes de Raccoon City ou era funcionário da empresa ou tinha algum vinculo com ela.

Em 1987, Michael Warren foi eleito prefeito de Raccoon City por causa de seus envolvimentos passados com a cidade. Ele administraria a cidade por 11 anos até a destruição dela, em 1998.

Envolvimento com a Umbrella

envolvimento com a umbrella
Especula-se que o Warren e a Umbrella tinham uma relação muito próxima, o que favoreceu a companhia a controlar ainda mais a cidade. No inicio da década de 90, a empresa já começava a construir secretamente o laboratório no subterrâneo da cidade.

Warren aceitava doações da empresa para transformar sua pequena cidade em uma metrópole industrializada. O dinheiro da Umbrella permitiu que o prefeito financiasse vários serviços públicos que, mais tarde, se tornaram vitais como a reforma da prefeitura, construção do hospital, expansão das linhas de metrô e o estabelecimento da unidade do time S.T.A.R.S. Essa campanha de Warren ficou conhecida como “A Bright 21st Century for Raccoon City” (Um Século XXI Brilhante para Raccoon City, em inglês).

Por causa disso, a imagem positiva da companhia entre os habitantes só aumentava e. em 1998, a cidade já era considerada como “Lar da Umbrella”. A empresa tinha controle total sobre a cidade, mas, claro, sem o conhecimento da população.

O começo do fim


Quando tudo parecia bem para a cidade, os negócios da companhia famacêutica começaram a patinar. Devido ao vazamento do T-vírus nas propriedades da Umbrella que ficavam ao redor de Raccoon City, a cidade começou a sofrer uma onde intensa de violência até então de origem desconhecida. Os “assassinatos canibais” perduraram de maio até junho de 1998 sem explicações plausíveis dadas para a comunidade, contudo as investigações indicavam as Montanhas Arklay. Foi aí que os S.T.A.R.S. entraram em ação, e a história você já conhece.

Após a missão, dos 12 integrantes do esquadrão, apenas cinco voltaram vivos para reportar que a empresa conduzia experimentos ilegais com armas biológicas. Eles também tentaram levar as informações à imprensa mas não sabiam que o controle da cidade pela Umbrella não era feito apenas de meios legais. O próprio chefe da delegacia de polícia, Brian Irons, estava nas folhas de pagamento da empresa.

Aproveitando-se do fato de que as provas do envolvimento da Umbrella e da existência de tais experimentos tinha sido destruída junto com a mansão, Irons ignorou as acusações dos S.T.A.R.S. Além disso, o delegado dissolveu a equipe formalmente e a substituiu por um time equivalente à SWAT, que pode ser visto na abertura de Resident Evil 3.

Infecção na cidade


Dois meses depois dos S.T.A.R.S. terem voltado de suas investigações, os incidentes misteriosos na cidade continuavam a acontecer, ainda tendo as montanhas como origem. Além disso, a ação do T-Vírus, que havia vazado nos esgotos e no suprimento de água, culminou em um pânico generalizado. A falta de informações por parte dos órgãos públicos deixou poucas opções para os cidadãos, que tentavam evacuar a cidade para salvar as próprias vidas. Sem saberem o que fazer, todos se viram obrigados a contar com a própria sorte.

Os policiais restantes da força especial de Raccoon City foram designados para ajudar a evacuar os sobreviventes. A missão se tornou suicida quando eles perceberam que a cidade estava infestada de zumbis.

O governo americano sabia que não conseguiria manter o vírus contido na cidade por muito mais tempo. Em resposta, convocou emergencialmente o Congresso para discutir as medidas a serem tomadas. A situação foi declarada um dos maiores desastres da história da humanidade, e o presidente do Estados Unidos, apoiado pelo comitê, declarou um plano de erradicação da infecção.

No dia 1º de outubro de 1998, o governo americano bombardeou Raccoon City com misseis nucleares, que acabariam completamente com qualquer traço do vírus. A cidade foi completamente destruída e, de todos os seus habitantes, apenas uma dezena sobreviveu ao desastre.

Consequências

A Umbrella, apesar de seu vasto poder, não poderia controlar a todos. A empresa foi declarada responsável direta pela devastação de Raccoon City e o governo americano suspendeu qualquer tipo de relação com a empresa. Abalada pelo escândalo, a empresa acabou fechando as portas alguns anos depois. O presidente dos Estados Unidos também teve de renunciar ao cargo, devido ao seu envolvimento com a companhia.

Com o fim das atividades da Umbrella, porém, os experimentos e armas biológicas da empresa acabaram se espalhando. Enquanto outras companhias farmacêuticas, como a Tricell e WilPharma, continuaram o legado da empresa realizando experimentos com fins lícitos ou não, diversas criaturas também acabaram nas mãos de terroristas.

De maneira geral, o planeta passou a prestar mais atenção na ameaça biológica. Para combater o problema, uma série de organizações foi criada. A principal delas foi B.S.A.A., um órgão da ONU que acabou empregando dois ex-S.T.A.R.S., Chris Redfield e Jill Valentine. Há também a TerraSave, uma ONG dedicada a auxiliar vítimas do bioterrorismo, da qual Claire Redfield é uma das principais integrantes.

Locais

Raccoon City foi cenário de diversos jogos ao longo da franquia. Durante esse tempo, diversos locais serviram de arena para eventos que não só definiram o destino de toda a cidade como também dos personagens que passaram por lá.

Water Treatment Plant

Resident Evil Outbreak

Localizada no subterrâneo de uma unidade da Umbrella, foi a única rota de fuga para um grupo de sobreviventes após a liberação de um Tyrant no local.

 

Raccoon City Police Department:

Resident Evil 2, Resident Evil 3, Resident Evil Outbreak File #2, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil: Operation Raccoon City

Considerado um porto seguro por muitas vítimas da infecção, o local acabou se transformando em um dos pontos de convergência de zumbis e armas biológicas. Por lá passaram diversos sobreviventes do incidente em Raccoon City, incluindo Leon, Claire e Jill.

Raccoon General Hospital

Resident Evil 3, Resident Evil Outbreak, Resident Evil: Operation Raccoon City

Localizado ao lado da Torre do Relógio, o local escondia em seu subterrâneo uma unidade onde pequenos testes eram realizados pela Umbrella em suas armas biológicas. Também foi o local investigado por Carlos na busca de um antivírus para curar a infecção de Jill.

Raccoon University

Resident Evil Outbreak

A instituição de ensino foi o local da última batalha de um grupo de sobreviventes pouco antes da destruição completa de Raccoon City.

J’s Bar / Bar Jack

Resident Evil 3, Resident Evil Outbreak, Resident Evil Outbreak File #2

Ponto zero da infecção para um grupo de sobreviventes de Raccoon City, também é o local no qual Jill é informada pela primeira vez da presença de Nemesis, a criatura que estava na cidade para dar um fim aos membros dos S.T.A.R.S.

Raccoon Zoo


Resident Evil Outbreak File #2

Principal prova de que o T-Vírus também é capaz de infectar animais, o zoológico de Raccoon City se transformou em viveiro de criaturas alteradas pela Umbrella.

Kendo Gunshop

Resident Evil 2, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil Operation Raccoon City

Amigo de Barry Burton, Robert Kendo foi o principal fornecedor de armas para os S.T.A.R.S. Durante a infecção de Raccoon City, ele distribuiu seus equipamentos para que os sobreviventes pudessem se defender e acabou morrendo devido à seu próprio ato.

City Hall

Resident Evil 3

Local de refúgio do prefeito Michael Warren e sua filha, é visitado rapidamente por Jill enquanto tentava escapar de Raccoon City.

Dead Factory / P-12A Waste Disposal Facility

Resident Evil 3

Instalação utilizada pela Umbrella para tratamento de dejetos químicos, resultantes de seus experimentos. A fábrica, porém, não era capaz de suportar a quantidade de detritos depositados pela empresa e acabou se tornando um dos vetores da infecção de Raccoon City, levando o vírus ao sistema de água da cidade.

St. Michael Clock Tower

Resident Evil 3
Um dos pontos turísticos de Raccoon City também era o local marcado para extração dos agentes da U.B.C.S. enviados para lidar com a infecção viral.

Raccoon Park

Resident Evil 3

Localizado ao lado da Torre do Relógio, era uma das portas de entrada para a Dead Factory.

Grill 13


Resident Evil 3

Restaurante no qual Jill Valentine e Carlos Oliveira têm um de seus primeiros confrontos com Nemesis.

Gas Station STAGLA

Resident Evil 3, Resident Evil: Operation Raccoon City

Local de confronto das forças especiais da Umbrella contra um dos T-103 enviados pela empresa. Jill Valentine também passou por lá, em busca de suprimentos para religar o bonde que a levaria à Torre do Relógio.

Raccoon Press

Resident Evil 3

O jornal de Raccoon City era apenas mais um dos órgãos da cidade que recebiam fundos ilícitos da Umbrella Corporation. Alyssa Ashcroft era uma das repórteres contratadas pelo veículo.

Apple Inn

Resident Evil Outbreak, Resident Evil Outbreak File #2, Resident Evil: The Umbrella Chronicles

Consumido por um incêndio durante a infecção viral, o principal hotel de Raccoon City era também o local no qual Ada, após concluir sua missão, apresentaria a amostra do G-Vírus obtida no laboratório da Umbrella sob a delegacia.

Raccoon City Sewer System

Resident Evil 2, Resident Evil 3, Resident Evil: The Darkside Chronicles

O labirinto subterrâneo de Raccoon City, com diversas conexões e corredores, foi utilizado pela Umbrella para esconder um de seus principais laboratórios de pesquisa.

Raccoon City Underground Research Facility

Resident Evil Zero, Resident Evil 2, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil Outbreak

Laboratório de pesquisas liderado por William Birkin, foi o local da descoberta do G-Vírus. Por meio dos esgotos, era ligado diretamente ao Centro de Treinamento e à delegacia de polícia.

Raccoon Subway

Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil Outbreak File #2

Local de passagem de um grupo de sobreviventes em busca de refúgio, o metrô também foi adicionado como rota de Jill e Carlos em Resident Evil: The Umbrella Chronicles.

Raccoon Mall

Resident Evil Outbreak

Tomado por zumbis, o shopping center aparece lacrado em Resident Evil Outbreak.

Shopping District

Resident Evil 3

Conjunto de lojas visitado por Jill em Resident Evil 3. É aqui que acontece um dos confrontos da policial contra Nemesis

Boutique

Resident Evil 3

Mais um elemento de jogabilidade do que um local importante na cidade, a butique permite que Jill troque suas roupas no terceiro jogo da série.

RUAS

Ennerdale Street

Rua na qual está localizada a delegacia de polícia de Raccoon City.

Flower Street

Local no qual ocorre o acidente com Leon e Claire no início de Resident Evil 2.

Central Street

È da estação localizada aqui que Jill e Carlos partem para a Torre do Relógio.

Main Street

Rua detonada devido á grande quantidade de zumbis em Resident Evil Outbreak.

Fission Street

Rua na qual estava localizado o armazém em que Jill e Dario se refugiam.

DISTRITOS

  • Uptown: Bairro onde ficavam localizados o J’s Bar e a Butique.
  • Downtown: Local onde ocorrem grande parte dos incidentes de Resident Evil 3 e Outbreak. É aqui que ficavam a delegacia de polícia e o posto de gasolina STAGLA.
  • Cedar District: Bairro onde ficavam localizados a Clock Tower, Hospital, Raccoon Park e a Dead Factory

Tags: , , , , , , , ,

Autor: Carol Tod Ver todos os posts de
Carolina Tod é designer, apaixonada por cultura pop e Resident Evil. De 2008 a 2011, participou da equipe do site REVIL.

21 Comentários em "Locais: Raccoon City"

  1. MAX 11/09/2011 at 17:42 -

    Este é o melhor artigo que já lí no Sac. Estão de Parabéns.

  2. Carol Tod 11/09/2011 at 17:46 -

    =D valeu

  3. Gabriel U. 11/09/2011 at 18:05 -

    Carol Tod Parabéns e Valeu, aprendi muita coisa que não sabia sobre Raccoon City, otimo post.

  4. Residentfan 11/09/2011 at 19:02 -

    As ruas de raccoon são muito estranhas, me pergunto como as pessoas passam pela calçada com transito.

  5. Carlos Portela 11/09/2011 at 19:39 -

    Parabéns, ta exelente! Serio mesmo. Como o Gabriel U citou, eu também aprendi muitas coisas que não sabia sobre Raccoon!

  6. iago 11/09/2011 at 20:09 -

    Parabens tod fico mt loco

  7. Squaare 12/09/2011 at 10:46 -

    Artigo de ótima ajuda para quem quiser fazer algum trabalho envolvendo Raccoon, como Fics.

    Excelente.

  8. GameOver 12/09/2011 at 15:09 -

    Perfeito ótimo post , o melhor que já li , bom saber mais sobre Raccoo City . obrigado Carol :D

  9. GameOver 12/09/2011 at 15:10 -

    Raccoon City *

  10. Bruno Marinho 12/09/2011 at 19:42 -

    Que materia perfeita foi essa? Vou imprimir colorido e guardar pra sempre! rsrsrsr PARABÉNS!!!

  11. Douglas 13/09/2011 at 01:17 -

    Perfeito Carol, muito bom. Adoro esse Site. Lendo hoje, entendo muita coisa. Ja que quando eu joguei era muito novo e não entendia nada de ingles rs

  12. jtj005 13/09/2011 at 13:23 -

    Porra muito foda a matéria ^^

  13. Ronaldo 13/09/2011 at 19:46 -

    Muito legal
    Gostei muito da matéria, além de aprender muitas coisas que não sabia.
    Parabéns!!

  14. Barbosa 25/09/2011 at 23:25 -

    Ótima a matéria, mas tem uma coisa errada ali, Michael Warren e a filha dele não se refugiam na prefeitura. Warren consegue escapar de Raccoon, mas deixa a filha p/ trás, e a manda para a delegacia sem saber que seria caçada e morta por Brian Irons, o delegado. Ela é aquela garota loira que aparece morta na mesa do escritório dele em RE2 e RE:DC, sabe \o/

  15. Guilherme 11/10/2011 at 13:23 -

    Adorei o Post , Completo e perfeito parabéns a Autora !!

  16. gustavo 01/11/2011 at 13:22 -

    Nossa Re é o melhor jogo da historia pq não forão e fuzerão do nada tem puta historia por trás muito foda

  17. Andre Henrique 23/01/2012 at 23:18 -

    Eita, a tod eh gatinha. ótimo artigo.

  18. ChuckNorton 27/01/2012 at 20:48 -

    kkkkkk ,olha ele ae ‘-’ ..o maior viciado no RE.

  19. Renan 26/04/2012 at 09:06 -

    Muito bem montado com artigos bem atualizado
    Gostei meus parabéns… Ótimo artigo

  20. John S. Rodriguez 05/06/2012 at 21:14 -

    #*Resident Evil tem a historia de jogos melhor que ja vi, as que acontecem em Raccoon City são as melhores principalmente dos primeiros jogos; pena os filmes ofenderem tanto a serie, puta que pariu, são horriveis, nada a ver 8C…..

  21. André Cool 15/12/2012 at 15:22 -

    Estou usando Raccoon como base pra um cenário de RPG e seu artigo me ajudou muito.