Capcom quer levar Resident Evil para todas as direções possíveis

Novo trailer de Resident Evil: Operation Raccoon City

Na opinião do produtor de Resident Evil: Revelations e Operation Raccoon City, Masachika Kawata, os fãs e jogadores em geral ficariam “cansados” se a série se baseasse única e exclusivamente no survival horror. Em entrevista ao site Gamasutra, ele afirmou que a ideia da Capcom é levar a franquia para o maior número possível de direções e atender aos mais diversos tipos de usuários.

“Resident Evil é uma marca que as pessoas amam há muito tempo. É muito popular e estamos felizes com ela. [Os jogadores] querem ver todo tipo de experiências nesse universo e estamos respondendo a estes pedidos com jogos de diversas maneiras”, afirmou ele.

Para Kawata, não existe uma preocupação sobre esse tipo de diversificação, uma vez que cada título tem um foco extremamente específico e limitado exclusivamente a ele. “Temos um shooter online, coisas como Mercenaries que são mais focadas em ação e diversos outros jogos. Seguindo em diversas direções, acredito que as pessoas vão continuar gostando de Resident Evil por muito tempo.”

O produtor falou também sobre a resposta dos fãs, que se sentem desonrados pelo atual ritmo da franquia. Segundo ele, ao mesmo tempo em que existem críticas, há também muita resposta positiva em relação aos jogos mais recentes. “Ao criar todas estas experiências diferentes, com certeza violaremos as expectativas de algumas pessoas. Mas para nós, isso é uma coisa boa, que fará com que elas joguem algo que não estavam esperando.”

Masachika Kawata lembrou ainda a existência de Resident Evil: Revelations, título que é indicado aos fãs que não aprovam o tiroteio frenético de Resident Evil: Operation Raccoon City. Segundo ele, o game representa um retorno ao antigo estilo da franquia e também é o primeiro de mais uma direção que a franquia seguirá no futuro.

Se tem uma coisa que eu aprendi nesse quase um ano em que trabalho com jornalismo de jogos é que os gamers NUNCA ficarão satisfeitos, principalmente quando são fãs fervorosos de uma determinada franquia. Se o problema não for o estilo do game, serão os gráficos, senão, o console, e por aí vai. Nada jamais será perfeito e sempre existirão aquelas vozes discordantes, mesmo quando um título for unanimidade em crítica e comentários.

A verdade é que, para a Capcom, seguir esse caminho diversificado é uma boa maneira de tentar atender a todas essas vozes. Desde que as promessas sejam cumpridas – principalmente a de que Resident Evil: Revelations será bem focado no terror – muita gente ficará feliz, mas apenas em nichos específicos. Esperar que toda a comunidade fique satisfeita com um título é utopia.


Tags: , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

5 Comentários em "Capcom quer levar Resident Evil para todas as direções possíveis"

  1. siksteen 07/10/2011 at 12:51 -

    acho que nesse aspecto a Capcom acerta em cheio (raras as vezes em que digo isso hahaha)

  2. Henrique Walger 07/10/2011 at 13:20 -

    CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO ISSO. PRA MIM RESIDENT EVIL É O MELHOR JOGO/FILME DO GÊNERO E SEMPRE SERÁ!!!!!
    SEM MAIS.

  3. Henrique Walger 07/10/2011 at 13:22 -

    E QUE VENHA RESIDENT EVIL: OPERATION RACCOON CITY E MUITOS OUTROS!!!! TO ANSIOSO PELO 5º FILME TBM. \o/

  4. Atila 07/10/2011 at 13:24 -

    acho q se a capcom quiser um jogo bom ela tem q fazer independente da opinião do publico…
    o Mikami ousou com RE4 e foi simplesmente o melhor avaliado da série…por ser bom…(apesar de eu achar q peca em história e o Leon é mala de mais…) mas é assim…o problema do 5 foi querer seguir a linha do RE4 em uma geração a frente…deveria ter inovado mais pow é o primeiro RE da geração HD merecia um redesign

  5. gualberto_rock 07/10/2011 at 17:43 -

    “com jogos de diversas maneiras” MAS NÃO EM TODAS AS PLATAFORMAS! Vou ter q compra um N3DS so pra jogar REVELATIONS, eles poderiam lançar pra os consoles de mesa tmbm!(quero joga na tela grande) Mas fora isso palmas para CAPCOM PALMAS!